O forte impacto que as mudanças econômicas causaram ao setor de panificadoras, alterou o comportamento do cliente e promoveu o acirramento da concorrência com novos entrantes (atacarejos, lojas de vizinhança, minimercados, lojas de conveniência que passaram a comercializar pão francês, entre outros), tornando o desafio de como aumentar as vendas ainda mais adverso.

Assim sendo, o foco deve ser voltado aos clientes, seja quem passa por seu estabelecimento todos os dias ou até mesmo quem mora perto, por exemplo. Essas pessoas devem se sentir atraídas pela padaria de alguma forma, afinal de contas, o cliente é o principal ativo de qualquer negócio!

Dessa forma, pensando em ajudar você, escrevemos este post com 9 dicas incríveis sobre como aumentar suas vendas. Fique atento!

1. Promova um bom atendimento

Considerando que ir à padaria faz parte das atividades corriqueiras no dia a dia do brasileiro, sua loja pode e deve tornar a experiência mais agradável, proporcionando ao cliente um atendimento cordial, bem humorado, demonstrando boa vontade em servir e preparo técnico para falar sobre seus produtos.

Para tanto, dedique-se em motivar sua equipe constantemente, com dinâmicas, treinamentos e programas de reconhecimentos. A filosofia do bom atendimento do seu negócio deve ser prática estabelecida no comportamento e atitudes dos funcionários, aumentando a produtividade de todo time.

2. Tenha um diferencial

Ter um diferencial vai além de ofertar produtos inovadores. Quando o cliente sabe que determinado produto só encontra na sua padaria, além de consumir sempre, ele vai indicar para os conhecidos também. Amigos fazem o que amigos fazem, eis aqui o poder do boca a boca, o melhor pós-venda que existe!

Portanto, seja curioso, invista em receitas simples e saborosas, quem sabe até mesmo aquela receita de família pode ser o sucesso da sua padaria? Você vai conseguir identificar o seu “carro-chefe” deixando os clientes experimentarem os produtos exclusivos. Mas isso é assunto para outra dica!

3. Ofereça estacionamento

Oferecer estacionamento não é apenas um diferencial do estabelecimento. Os clientes querem contar com o conforto de ter um lugar para estacionarem seus carros, de preferência um local que seja seguro.

Então, ninguém quer correr o risco de tomar uma multa porque parou o carro para comprar pães, muito menos ter o contratempo de ser assaltado. Quando o cliente sabe que o local tem estacionamento privado, a tendência é que ele passe mais tempo dentro da padaria, e assim, compre mais.

 

4. Ouça a opinião dos clientes

Sabendo que a fidelidade do cliente e a possibilidade dele indicar a sua marca estão diretamente ligados à satisfação, é crucial saber sua opinião. Afinal de contas, quem leva seus produtos para casa e consome-os é quem pode avaliá-los.

Sendo assim, ouvir o cliente é uma dica preciosa de como aumentar as vendas, e isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação, por exemplo. Com elas, você tem a oportunidade de mensurar e avaliar seus erros e acertos, corrigindo tudo o que for ameaça para o crescimento da sua empresa.

5. Ofereça WiFi grátis

As padarias e confeitarias já deixaram de ser há muito tempo apenas um espaço onde o cliente chega, faz sua compra e vai embora. Dessa forma, o público que busca nas padarias um lugar para sentar, fazer um lanche, bater papo e até mesmo trabalhar, precisa de acesso grátis à internet.

Entretanto, é preciso ficar atento à qualidade do sinal que você irá disponibilizar, já que o cliente quer uma internet eficiente no mesmo instante em que vá acessá-la. Por isso é importante tomar conta para que os equipamentos e a rede sejam gerenciados por pessoas entendedoras da área, de maneira que assegure sua estabilidade e o bom funcionamento.

Tanto quanto o estacionamento, ofertar WiFi grátis é um diferencial que possibilita a permanência do cliente durante um tempo maior dentro da loja, o que aumenta sua necessidade de consumir mais.

6. Deixe os clientes experimentarem os produtos

Lembra quando falamos sobre ter um produto diferenciado em seu estabelecimento? As pessoas nem sempre voltam aos lugares pelo preço mais barato e talvez nem pelo bom atendimento prestado. O que faz o cliente retornar para comprar o seu produto é a experiência de consumo vivida por ele.

Sem dúvida, como boa prática de um empreendedor de sucesso, deixar os seus produtos diferenciados disponíveis para que o cliente experimente-os, tornará a compra mais prazerosa, e assim, ele conhecerá a qualidade e o sabor do que você está vendendo.

Por fim, a dica é deixar uma novidade ou o produto que você queira impulsionar a venda em algum lugar de boa visibilidade, em uma mesa ao lado da balança, por exemplo. Pode ser pedaços de bolo, ou amostras de algum salgado bem atrativo, cheiroso, sempre com um funcionário estimulando a experimentação.

7. Tenha opções saudáveis

A preocupação com a alimentação e a saúde está cada vez maior e, por isso, as pessoas têm buscado por locais que atendam essa demanda. Tenha em seu portfólio opções sem glúten, sem lactose, ricos em fibras, proteínas e produtos integrais.

São várias as opções possíveis, escolha uma ou mais e invista sem medo em um cardápio para esse público. Dessa maneira, sua marca será referência na busca por opções saudáveis.

8. Disponibilize produtos para eventos

Grande parte das padarias não faz ideia de como é vantajoso fazer preços especiais para eventos como festas de aniversário e coquetéis. Disponibilize também opções para empresas e escritórios, tanto petiscos quanto doces e bebidas durante eventos, celebrações e reuniões.

Para tanto, buscar ativamente clientes com preço diferenciado para produtos de qualidade é uma forma de garantir a fidelização de clientes e fazer com que os produtos alcancem um público maior.

9. Invista na decoração

Um ponto que vem chamando a atenção de clientes nas padarias bem sucedidas é o visual. O segredo é fugir do padrão, com cores neutras, balcões sem cor e uniformes diversificados. Se você é do tipo empreendedor inspirador, e tem capital extra, vale a pena mudar  a decoração e uniformização dos funcionários, deixando o lugar com aspecto de novo e bem cuidado.

Entretanto, repensar a decoração não implica necessariamente em usar cores e formas extravagantes: é fundamental fazer algo que adapte-se ao perfil da sua padaria para atrair novos clientes, sem perder os antigos. Lembre-se sempre que menos é mais!

A fim de atrair os clientes para dentro da loja, use um dos segredos dos supermercados. Espalhe o aroma de pão e de bolos para a rua por meio de aparelhos que liberam aromas. Caso sua padaria tenha produção própria de pão, melhor ainda! O cheiro natural tomará conta dos ambientes internos e externos.

Quando a experiência dos clientes é satisfatória, eles voltam com mais frequência. Por isso, dê atenção especial ao perfil de pessoa que você contratará para representar sua marca e mantenha os treinamentos da equipe sempre atualizados.

Em resumo, essas dicas são apenas algumas sugestões de melhorias que podem ser feitas para ajudar na missão de como aumentar as vendas, mas não deixe de usar sua criatividade, seguir seus instintos e dedicar-se ao crescimento do seu negócio.

E então, gostou das nossas dicas? Confira agora mesmo também algumas soluções práticas de marketing digital para aumentar suas vendas no varejo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>