Ter um sistema de gestão integrado é fundamental para que empresas unifiquem os seus principais setores e as demandas sejam cumpridas com mais eficiência. Se você ainda não possui esse tipo de tecnologia para o seu negócio, é hora de repensar os seus objetivos.

Não há nada mais cansativo para os funcionários que lidar com sistemas lentos ou repetição de atividades que promovem o erro humano. Todo esse processo causa um enorme desgaste, além de levar um tempo desnecessário, que poderia ser empregado em outras tarefas.

Por isso, ter um software pode ajudar não só a minimizar os erros que porventura venham a ser cometidos, como também realizar uma integração de toda a empresa. Entenda nesse artigo a importância do sistema de gestão integrado e porque ele pode melhorar o cotidiano do seu negócio.

Sistema de gestão integrado: qual a sua importância?

O sistema de gestão integrado permite organizar melhor as demandas da empresa e ajudar os colaboradores na sua rotina diária. É um tipo de tecnologia criada para facilitar os processos considerados burocráticos e que facilmente podem desviar a atenção do colaborador ou tornar o seu trabalho mais complicado.

A medida que novas tecnologias surgiram, os sistemas de informação passaram a ser importantes nos processos de organizações de pequeno, médio e grande porte. Daí surgem os softwares que unem os dados de diferentes departamentos de uma mesma empresa, possibilitando a otimização dos processos e a automação.

Em outras palavras, esse sistema é um banco de dados com informações detalhadas sobre o negócio. Ou seja, é possível saber a data de saída de determinado produto, quem foi o vendedor que realizou a transação, a quantidade de produtos existentes no estoque, o faturamento mensal, entre outros dados.

Esses sistemas trazem uma maior credibilidade e confiabilidade para a empresa, pois além de serem vistas como tecnológicas, elas também propiciam uma melhoria na qualidade do trabalho dos colaboradores. Se você ainda não possui um software assim, confira a seguir alguns erros cruciais que você pode estar cometendo no seu empreendimento.

O que acontece com quem não possui um sistema de gestão integrado?

Já sabemos que os softwares de gestão possibilitam a integração de setores e a facilidade na resolução de conflitos e demandas. Através dele é mais fácil consultar informações relevantes, status de uma compra ou ter acesso a números importantes, além de reduzir os custos e otimizar o tempo.

Grandes corporações já entenderam a importância de um sistema de gestão integrado eficiente. No entanto, boa parte das pequenas e médias empresas ainda não mudaram o seu pensamento em relação a esse investimento. Por isso, listamos alguns erros bastante comuns de quem não implantou um sistema operacional.

Tomadas de decisão são difíceis

Como decidir sobre alguma estratégia ou ação nova se não se conhecem os números de entrada e saída do caixa? A integração dos sistemas permite realizar projeções, pois serão revelados os números e indicadores de um negócio.

Os gestores e líderes podem se sentir mais confiantes em tomar uma decisão, pois não estarão atuando no escuro. O sistema oferece relatórios separados por setores, onde é possível ter uma visão mais abrangente da empresa. Ou seja, cada ação tomada terá embasamento.

Erros nos procedimentos

Sua empresa comete muitos erros relacionados à valores? Com o sistema de gestão integrado os processos serão automatizados e tornados mais simples. Não será mais necessário preencher informações manualmente, pois o sistema o fará. 

Além disso, essa tecnologia reduz a repetição de procedimentos e as falhas. Com menos erros, haverão menos preocupações.

Problemas na produtividade

Muitas vezes os colaboradores acabam perdendo muito tempo em processos mecânicos que poderiam ser feitos por uma máquina. Isso reduz a produtividade e como consequência o lucro da empresa.

Ao utilizar sistemas integrados, é possível otimizar os recursos e tornar os trabalhos mais fáceis de serem realizados. A tecnologia possibilita uma facilidade na execução de demandas, o que é ótimo para a empresa.

Possíveis vazamentos de dados

Como você lida com dados e informações importantes referentes a sua empresa? E os dados dos seus clientes estão bem protegidos? Esse é um tema que vem sendo bastante discutido nos últimos tempos, sobretudo por conta do avanço da tecnologia e dos roubos e vazamento de dados pela internet.

Embora seja um assunto importante, essa parte ainda é negligenciada por empresas que se descuidam. No entanto, os sistemas integrados podem ajudar a resolver esse impasse e ajudar a proteger os dados confidenciais. 

As informações ficam na nuvem e apenas pessoas autorizadas podem ter acesso a ele. Caso haja algum problema no computador, é possível utilizar outra base com um registro de usuário e senha. Certamente, esse é um dos maiores benefícios desse sistema.

Redução dos lucros

A redução nos lucros é um dos principais problemas de quem não possui um sistema de gestão integrado. Por isso, ao implementá-lo já é possível perceber mudanças no dia a dia e o aumento dos lucros ocasionado pela maior produtividade.

Contrate um software que realmente contribua para a sua empresa

Existem muitos erros cometidos tanto por empreendimentos que não possuem um sistema de gestão integrado, quanto por aqueles que já implementaram, mas não possuem conhecimento o suficiente.

Em relação aos que já possuem o sistema, alguns acreditam que apenas o certificado na parede fará com que as vendas aumentem. Outro erro comum é não ter um comprometimento após a auditoria de certificação, além de não possuir pessoal capacitado para gerir o software.

Por isso, é importante entender que ele não irá resolver todos os problemas da empresa. Diferente disso, a empresa poderá observar de forma mais clara os erros e acertos, rever estratégias de vendas e atrair mais clientes. 

Essa ação também irá promover a melhoria no relacionamento entre os colaboradores, fornecedores e clientes. Sem dúvida, esse tipo de integração irá alterar a segurança no trabalho, as práticas diárias e a saúde da empresa como um todo.

Agora que você já sabe a importância de implementar um sistema de gestão integrado, que tal contratar esse serviço agora mesmo? 

Entre em contato com a nossa equipe comercial e conheça o sistema completo de automação comercial que a RCKY tem a lhe oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.