A automação de processos é algo que está em alta no meio varejista. Afinal, cada vez mais os empresários do setor estão percebendo como automatizar pode ser benéfico, trazendo ganhos não só para a empresa, mas também para os consumidores.

No entanto, é comum que muitos empresários varejistas ainda tenham dúvidas sobre a implantação desse recurso. Foi pensando nisso que desenvolvemos este post, que tem por objetivo apresentar respostas para as principais perguntas que os lojistas têm sobre a automação de processos no varejo.

Siga a leitura e entenda o que é a automação de processos, quais são as áreas que é possível automatizar, quais são os benefícios da automatização, como começar a adotar a automação comercial, como escolher um bom sistema de automação, entre outros esclarecimentos.

Ficou interessado em adquirir todos esses conhecimentos? Então, vamos lá!

1. O que é automação de processos?

Como o próprio nome sugere, consiste em automatizar procedimentos que são feitos nas empresas. Desse modo, são utilizadas ferramentas tecnológicas como softwares de gestão para otimizar e agilizar todas as etapas de diversos setores que precisam ser realizados na loja.

A ideia é que os procedimentos que antes eram feitos no papel, como o fluxo de caixa, o controle de estoque, entre outros, sejam feitos por meio de programas de computador, facilitando e evitando erros para os empresários do setor varejista.

2. Quais são as áreas que posso automatizar?

São diversas as áreas que podem ser automatizadas em um ponto de venda de varejo. Listamos e explicamos brevemente cada uma delas. Veja:

2.1 Controle de estoque

Qualquer empresa varejista precisa ter um controle de estoque otimizado. Afinal, deixar que faltem produtos que têm uma boa circulação de vendas e deixar os clientes na mão ou deixar que algo perca o prazo de validade antes de ser vendido são erros graves e que podem acarretar em prejuízo para as organizações.

Geralmente, esses erros ocorrem quando os varejistas fazem o controle de estoque em livros, cadernos ou planilhas em programas como o Excel. Isso se justifica pelo fato de o ser humano ter facilidade em dispersar a atenção e cometer pequenos equívocos que podem comprometer todo o trabalho.

Com um software de gestão é possível ter o registro organizado de todos os itens do estoque, verificar a curva com os produtos mais vendidos para não deixar nada faltar, controlar o giro, fazer o inventário periodicamente etc.

2.2 Controle financeiro

Ter um software de gestão também auxilia no controle financeiro da loja, que poderá ter um fluxo de caixa organizado. Sendo assim, podem ser registrados todas as receitas e despesas, controlando os valores que entram na loja diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Esse controle é importante, pois os relatórios gerados podem identificar gargalos, verificar os dias em que há menos vendas para que possam ser criadas estratégias como ações promocionais, entre outros benefícios.

2.3 Legislação fiscal

O sistema tributário do Brasil e a legislação fiscal vigente em nosso país são bastante complexos, sendo necessário que os lojistas se atualizem constantemente para cumprir com as obrigações fiscais e manter tudo em ordem em sua empresa.

Cupons fiscais eletrônicos, controle de impostos sobre as mercadorias e outros atributos fiscais precisam ser sempre monitorados e isso pode ser feito automaticamente com um sistema de automação, sem que haja a preocupação de fazer cálculos para definir o preço de venda de um produto, por exemplo.

Essas são as principais áreas que podem ser automatizadas no varejo. No entanto, as necessidades variam de empresa para empresa e podem ser adaptadas para cada caso.

3. Quais são os benefícios da automatização?

Automatizar processos em uma loja traz muitos benefícios e vantagens para lojistas e clientes. Acompanhe, a seguir, os principais:

3.1 Diminuição de erros

É fato que os computadores têm uma probabilidade de cometer erros infinitamente menor que os seres humanos. É por isso que ao adotar o uso de sistemas de gestão, você diminuirá as falhas cometidas nos processos gerais da empresa.

A diminuição dos erros evita que ocorram prejuízos e perda de tempo corrigindo possíveis erros ou com retrabalho.

3.2 Informações integradas

Ao adotar o uso de um software de gestão, você terá todas as informações de sua loja em um único local, evitando a necessidade de ter vários programas, por exemplo.

Isso não quer dizer, no entanto, que as informações estarão disponíveis para todos os funcionários. É possível criar logins e senhas de acesso, de modo que o gestor possa definir quem terá acesso a cada área do programa.

3.3 Mobilidade

A tecnologia também possibilita que a gestão de uma loja seja feita de qualquer local, sem que o proprietário ou gerente esteja presente fisicamente no local.

Os sistemas de gestão em nuvem podem ser acessados por meio de qualquer dispositivo que conte com o acesso à internet, sendo que o proprietário pode acompanhar informações da loja quando estiver em casa, em viagens ou qualquer local.

Obviamente que essas são apenas algumas das vantagens da automatização, pois indiretamente você terá o apoio à promoções, regulação fiscal, eficiência nos processos em geral e diversos outros aspectos da gestão.

4. Como começar a adotar automação comercial?

O primeiro passo para começar a adotar a automação comercial em sua loja é encontrando uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de ponto de venda e gestão para pequenas e médias empresas.

Essas empresas contam com profissionais especialistas nas necessidades dos lojistas e na criação de softwares adaptáveis que suprem tudo aquilo que é necessário ser automatizado no dia a dia do varejo.

5. Como escolher um bom sistema de automação?

Para escolher um sistema de automação de qualidade é importante que sejam analisadas todas as funções que o programa oferece como o controle de estoque, o fluxo de caixa, boa usabilidade, entre outros recursos.

Além disso, também pode ser um fator positivo conversar ou ter o acesso a depoimentos de outras pessoas que já utilizam o sistema para verificar se ele é ou não uma boa opção para o seu negócio.

E então, conseguimos responder os seus questionamentos sobre a automação de processos? Esperamos que sim e que a leitura deste artigo tenha sido útil para você.

Quer saber mais sobre o assunto e implantar esses sistemas na sua empresa? Então, entre em contato conosco! Será uma satisfação ajudar a modernizar o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.