Contar com uma equipe de alta performance se tornou um diferencial competitivo para o mundo empresarial. Afinal, o segredo para uma alta produtividade pode estar no capital humano. Por isso, é preciso definir estratégias de valorização dos profissionais, para garantir resultados superiores na sua empresa.

Principalmente quando se trata do varejo, o lucro da empresa está diretamente associado ao esforço e à dedicação da equipe de vendas.

Se você quer faturar mais, mas está com dificuldades para gerir as pessoas, este post chegou no momento certo. Vamos destacar 7 dicas sobre como aumentar a produtividade da sua equipe.

1. Defina as metas junto com a equipe

De nada adianta definir metas que não podem ser alcançadas. Isso pode trazer efeitos negativos, como frustração e desmotivação para a equipe. Convocar os funcionários para participar da definição de metas é uma alternativa que gera inúmeros benefícios.

A primeira vantagem é que, desse modo, as metas serão realistas. Como se trata de uma decisão participativa, os funcionários vão se comprometer mais para cumpri-la, já que se sentirão responsáveis por alcançar o resultado final. Além disso, com essa atitude você demonstra que adota uma gestão transparente, aumentando o nível de confiança dos funcionários na empresa.

Ao participar da definição das metas, os colaboradores também podem entender melhor os objetivos e as estratégias da empresa, estabelecendo qual o papel de cada um para o alcance desses objetivos.

2. Mantenha uma comunicação direta com a equipe

Quando são bem informadas, as pessoas se sentem uma parte da estratégia empresarial e se dedicam mais às tarefas. É nisso que entra a importância da comunicação interna. Além disso, essa estratégia permite o desenvolvimento de relações de confiança entre a empresa e os funcionários, o que é uma das lições transmitidas por empreendedores de sucesso.

Para manter uma comunicação clara, objetiva e sem ruídos, você deve utilizar todos os meios disponíveis: mural, e-mail, redes sociais corporativas e intranet. É muito relevante para a produtividade da equipe que sejam compartilhadas informações atualizadas sobre o mercado, os novos clientes, as novas demandas, a concorrência, e os indicadores de desempenho.

3. Realize reuniões produtivas

As reuniões representam um momento muito importante para alinhar metas e resultados, mas, também, para verificar os problemas que estão afligindo a equipe, além de comunicar sobre as novas demandas, a gestão de vendas e as mudanças organizacionais. Entretanto reuniões excessivas e demoradas acabam atrapalhando o fluxo de trabalho.

Por isso, é essencial fazer reuniões periódicas e produtivas, que tenham uma pauta a ser seguida e um tempo de realização definido. Além disso, nesses momentos, é essencial dar voz aos funcionários para expressarem suas sugestões e ideias.

Seguindo esses direcionamentos, os colaboradores vão se sentir importantes para a empresa, vão agregar novas ideias e o relacionamento, entre líder e equipe, será fortalecido.

4. Forneça infraestrutura e ferramentas adequadas

Não há nada mais desgastante do que não ter boas condições para a realização de um trabalho. Por isso, é importante garantir que as instalações, os equipamentos e as ferramentas estejam adequados.

É papel da empresa: observar o layout, a climatização, a iluminação e o nível de ruídos, além de garantir equipamentos modernos e ferramentas tecnológicas de ultima geração. Tudo isso pensando no melhor rendimento possível do trabalhador.

5. Monitore o clima organizacional

clima organizacional também influencia diretamente a produtividade da equipe. Para entender o que pode estar atrapalhando a execução das atividades no ambiente de trabalho, é essencial fazer a pesquisa de clima.

Isso é válido para repensar as estratégias voltadas ao capital humano, em relação ao reconhecimento, às políticas de remuneração, aos sistemas de recompensa, ao plano de carreira, ao respeito pelas diversidades, às oportunidades de desenvolvimento profissional, entre outros.

Por meio das pesquisas de clima organizacional, é possível identificar fatores que impedem um bom desempenho no trabalho. Talvez os funcionários estejam insatisfeitos com o ruído do ambiente, ou com plataformas que demoram muito para atualizar, entre outras situações.

Você pode achar que está tudo certo com as ferramentas e com o ambiente, mas se o colaborador deseja construir uma carreira e não enxerga oportunidades de crescimento dentro da empresa, ele não vai se esforçar tanto.

Nesse sentido, é de grande valia entender quais são as características e aspirações dos trabalhadores. As pessoas são bem diferentes e você pode estar perdendo tempo e dinheiro investindo em algo que elas não valorizam. Com base nessas pesquisas de clima, fica mais fácil realinhar suas estratégias e, consequentemente, aumentar a produtividade.

6. Ofereça treinamentos

Como já dissemos, é preciso que todos os funcionários estejam alinhados aos objetivos da empresa. Mas, nem sempre essa é uma tarefa fácil. As equipes estão em constantes mudanças com a entrada e saída de funcionários.

Para que as atividades sigam um fluxo contínuo e eficiente, é necessário treinar a equipe, constantemente, para padronizar as rotinas e comunicar sobre as regras de funcionamento da empresa. Se um funcionário não estiver seguindo essas normas corretamente, isso já é motivo suficiente para atrasar as atividades de toda a equipe.

Você também pode desenvolver pessoas com o intuito de potencializar talentos. Para fazer isso da forma correta, busque entender as capacidades dos integrantes da equipe e pense quais competências poderiam ser aprimoradas. Assim, você pode investir em treinamentos ou cursos pensando em melhorar a performance da equipe.

7. Crie um sistema de recompensas

Para que o esforço dos colaboradores faça sentido para eles, é essencial atrelar as metas individuais e coletivas a um sistema de recompensas.

Existem muitas formas de premiar os resultados alcançados, desde descontos em cursos de línguas, folgas extras, horários flexíveis, ingressos para shows, cinema e teatro, até viagens, aparelhos eletrônicos, entre outros benefícios.  

Se você não sabe como acompanhar e mensurar a produtividade da sua equipe, entenda que existem softwares de gestão que emitem relatórios para o acompanhamento de indicadores de desempenho.

Assim, o segredo para manter uma equipe produtiva é entender o que os colaboradores valorizam, para deixar claro que, com a empresa, eles podem alcançar seus objetivos. Quando o trabalho é valorizado e reconhecido, o sucesso do negócio é certo.

Agora que você aprendeu como aumentar a produtividade da sua equipe, não perca mais tempo. Comece já a implantar essas dicas em sua empresa e veja os resultados positivos.

Se você gostou deste post sobre como aumentar a produtividade da equipe, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.