Como abrir uma adega de bebidas gastando pouco? Você já pensou em ser dono de uma adega e distribuidora de bebidas?

Quando falamos em uma adega, as pessoas logo imaginam uma casa de vinhos, com rótulos caríssimos e de primeira linha, mas na verdade uma adega pode vender diferentes tipos de bebidas e não necessariamente apenas vinhos sofisticados.

Está pensando em montar o seu próprio negócio sem gastar muito? Pretende montar uma adega ou distribuidora de bebidas? Acompanhe este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre como montar uma adega na sua região.

O crescimento da demanda por bebidas alcoólicas no Brasil e no mundo

No Brasil, o ritmo de consumo das bebidas alcoólicas já vem crescendo faz algum tempo. No entanto,  nos últimos meses com a pandemia e o isolamento social este crescimento vem sendo ainda mais forte, pelo menos é o que apontam as pesquisas.

Segundo estudo da consultoria GFK, o consumo e a venda de Vodka na Rússia cresceu 65% entre fevereiro e março.

Nos Estados Unidos, segundo a consultoria Nielsen, o crescimento das vendas no fim de março, quando a quarentena foi decretada no país, foi de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Aqui no Brasil, as vendas e o consumo de bebidas alcoólicas também vem crescendo, apesar dos bares e restaurantes fechados.

Segundo a rede de supermercados Guanabara, que possui 26 lojas no estado do Rio de Janeiro, somente nas últimas duas semanas de março, houve um aumento de 20% na venda das bebidas alcoólicas em suas lojas.

No Estado de Minas Gerais a venda de bebidas alcoólicas neste período de pandemia de COVID-19 aumentou 38% nas distribuidoras, 27% nas lojas de conveniência e 26% nos serviços de entrega em domicílio, segundo um levantamento do Governo local.

Aqui no Brasil ainda não temos nenhuma pesquisa recente que considere todos os estados e regiões do país, no entanto é possível observar o crescimento da demanda em outros estados além do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Aproveitando este crescimento na demanda, pode ser extremamente lucrativo abrir uma adega, principalmente aquelas que contam com serviços de entrega a domicílio.

Veja no próximo tópico algumas dicas sobre este assunto.

Montando uma adega de bebidas com pouco dinheiro

Veja neste tópico os principais pontos que você precisa considerar para montar uma adega  sem necessariamente realizar grandes investimentos.

Localização

A localização é um dos primeiros aspectos que precisa ser levado em consideração antes de abrir qualquer negócio. Afinal, para vender mais as empresas precisam estar próximas ao seu mercado consumidor.

Para você que está pensando em como montar uma adega e distribuidora de bebidas o ideal é optar pelos bairros residenciais, pois certamente é nestes locais que você encontrará maior demanda. Deixe as regiões comerciais e gastronômicas para os bares e restaurantes, mas mesmo dentro de um bairro, pense na melhor localização para o seu negócio.

Uma adega de bebidas geralmente está localizada em regiões de grande circulação de pessoas dentro dos bairros e em geral  próximo a praças, supermercados e outros locais de grande circulação de pessoas.

Avalie também se existem concorrentes próximos e dê preferência por regiões que não possuam concorrentes próximos, pois assim você não precisará dividir a demanda e nem mesmo concorrer diretamente com outro estabelecimento.

Procure um imóvel para alugar e montar o seu estabelecimento com um valor justo, a fim de não impactar negativamente a margem de lucro da sua adega.

Estrutura

Além da localização o empreendedor que deseja descobrir como montar uma adega precisa pensar na estrutura necessária para colocar o novo negócio em funcionamento.

A estrutura para montar uma adega é bem simples e não costuma exigir muito investimento, com exceção para adegas de luxo, especializadas em bebidas de alto valor econômico.

Para montar uma adega básica e iniciar o seu novo negócio, você deverá pensar nos seguinte itens relacionados a estrutura:

Área de atendimento aos clientes: Assim como qualquer outro tipo de estabelecimento a sua adega deverá possuir um espaço para o atendimento aos clientes.

Para a área de atendimento você precisará ao menos de um balcão, prateleiras para exposição dos produtos e também de alguns freezers para manter algumas bebidas sempre geladas.

Sem dúvidas, o maior investimento da área de atendimento diz respeito aos freezers. No entanto, a boa notícia é a possibilidade de fazer parcerias com fornecedores para receber estes equipamentos em comodato.

Depósito: Além da área de atendimento aos clientes, você também precisará reservar um espaço seguro para o armazenamento das bebidas.

Escritório: Por fim, é recomendado a reserva de um ambiente reservado que funciona como escritório para a realização de tarefas administrativas da empresa.

Fornecedores

Após definir a localização ideal e encontrar um imóvel com boas condições em termos de estrutura, é hora de ir em busca dos melhores fornecedores.

Ao encontrar os melhores preços do mercado, você torna a sua adega mais competitiva e pode lucrar mais. Encontre as melhores distribuidoras da sua região e negocie pelos melhores preços e condições de pagamento!

Vale destacar que para alguns tipos de bebidas você pode conseguir acesso direto aos fabricantes, obtendo assim preços mais competitivos.

Marketing

Por fim, precisamos falar das estratégias de marketing. O investimento em marketing é essencial, portanto adote boas estratégias e não economize na hora de divulgar a sua adega.

Invista principalmente em estratégias que ajudem na captação de clientes no mesmo bairro do estabelecimento e em bairros próximos, pois certamente os moradores próximos serão os seus maiores clientes.

Considerações Finais

Agora que você já sabe como montar uma adega e também que a demanda neste setor vem crescendo bastante, não perca mais tempo, invista na abertura do seu próprio negócio!

Vai abrir uma adega e precisa de um sistema para emissão de notas fiscais, controle de estoque, controle financeiro e emissão de relatórios diversos sobre o desenvolvimento da sua empresa?

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe comercial e conheça o sistema completo de automação comercial que a RCKY tem a lhe oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.