Como começar um negócio na crise? Qual o segredo dos empreendedores que fazem da crise uma oportunidade para abrir novos negócios e encontrar o caminho do sucesso?

Olhar para crise e saber extrair deste tipo de momento uma oportunidade de negócios, é uma habilidade presente em grande parte dos empreendedores. Curiosamente, é exatamente nesse tipo de cenário adverso que muitos negócios surgem.

Mas, o que exatamente leva as pessoas a montar um negócio próprio em meio à crise? A resposta para essa pergunta pode estar na necessidade urgente de mudança e no abandono da zona de conforto.

Para entendermos melhor as dimensões do estímulo à saída da zona de conforto e ao empreendedorismo gerado por uma crise de grandes dimensões, podemos avaliar os dados relativos ao número de microempreendedores formalizados no país.

Recentemente o Ministério da Economia divulgou dados que demonstram que antes da pandemia, ou seja, em fevereiro de 2020, o Brasil contava com 9,3 milhões de microempreendedores, número que saltou para 11,1 no início de 2021.

Como é possível observar, em menos de 1 ano o Brasil contabilizou 1,8 milhões de novos empreendedores formalizados.

O crescimento do empreendedorismo é uma excelente notícia, no entanto, é preciso destacar que os empreendedores precisam estar preparados para extrair o máximo das suas ideias e dos seus negócios, através de uma gestão empresarial eficiente e capaz de gerar bons resultados.

Pensando em começar um negócio? A RCKY separou 5 dicas essenciais para que o seu novo negócio alcance o sucesso. Não deixe de conferir!

1.Encontre a solução para um problema

Encontrar a solução para um problema, ou seja, oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades reais, é o primeiro passo para montar um negócio de sucesso.

Veja por exemplo, os aplicativos de transporte particular de passageiros, como a Uber e a 99 por exemplo, o que essas empresas têm em comum para justificar tamanho sucesso e crescimento?

Todas elas apresentam a solução para uma necessidade presente no dia a dia das pessoas, através de serviços de transporte que além de inovadores são rápidos, oferecem qualidade e baixo custo.

Os aplicativos de transporte de passageiros são apenas um exemplo de negócio que cresceu rapidamente nos últimos anos simplesmente por reconhecer uma necessidade e oferecer a solução que as pessoas precisavam.

Por sinal, este deve ser o espírito do empreendedor que deseja começar um negócio: Encontrar soluções para a sociedade.

Sendo assim, você que está pensando em montar um negócio de sucesso, deve buscar alternativas inovadoras e que atendam os desejos e necessidades de uma parcela da sociedade.

2.Monte um planejamento e reduza riscos

Após definir a ideia para montar um negócio, é preciso colocar tudo no papel e elaborar um planejamento completo para a empresa que está nascendo.

Ao montar um negócio, procure responder às seguintes perguntas:

  • Quais atividades pretende desenvolver?
  • Quais são os recursos necessários para montar o negócio?
  • Quem serão os meus fornecedores?
  • Como meus produtos e serviços podem agregar valor aos clientes?
  • Quais estratégias preciso adotar para conquistar clientes para o meu negócio?
  • Quais canais vou utilizar para vender meus produtos e serviços?
  • Para quem vou oferecer meus produtos e serviços?
  • Quais são os custos do meu negócio?
  • Como o meu negócio será capaz de gerar receitas?

Todas as perguntas acima fazem parte de uma metodologia muito conhecida para elaboração de um plano de negócios, o Business Canvas, criado pelo  pesquisador e empreendedor suíço Alexander Osterwalder.

O Business Canvas é uma excelente ferramenta para que empreendedores possam colocar suas ideias no papel, verificar a sua viabilidade e finalmente colocar todo o planejamento em prática.

Vale destacar, que negócios que nascem após um bom planejamento possuem chances significativas de alcançar o sucesso e os resultados esperados pelo empreendedor.

3.Cuide da gestão financeira do seu negócio

Um dos aprendizados que será deixado por esta crise para empresas e empreendedores com toda certeza está relacionado a gestão financeira dos negócios.

Com a crise aprendemos que as empresas mais resilientes a momentos de instabilidade são aquelas que contam com uma excelente gestão financeira.

Estamos falando de empresas que buscam eliminar dívidas e manter as contas equilibradas, construindo reservas para emergência e evitando passos maiores que as próprias pernas.

Ao montar um negócio ofereça atenção especial à gestão financeira da sua empresa. Confira algumas dicas importantes relacionadas a finanças empresariais:

  • Não misture as finanças pessoais com as finanças da empresa;
  • Elabore e execute um planejamento financeiro;
  • Não faça dívidas sem provisão de receitas;
  • Acompanhe diariamente a evolução do fluxo de caixa e do capital de giro da empresa;
  • Evite ao máximo empréstimos e financiamentos;
  • Reserve parte dos lucros para constituir com uma reserva de emergências;
  • Acompanhe relatórios e indicadores financeiros.

Seguindo todas as dicas listadas acima o empreendedor estará preparando a sua empresa para momentos instáveis economicamente.

4.Invista nas redes sociais

Encontrar uma necessidade e oportunidade para montar um negócio, elaborar um planejamento e cuidar da gestão financeira da empresa que está nascendo são dicas de grande importância.

No entanto, não poderíamos finalizar esse conteúdo sem mencionar as redes sociais e o potencial que elas oferecem para impulsionar novos negócios.

Vivemos na era da tecnologia, com isso, as pessoas estão cada vez mais conectadas e esperam o mesmo das empresas.

Sendo assim, é muito importante que a sua empresa, independentemente do ramo de atuação, invista e apareça nas redes sociais.

Integrar com o público através das redes sociais é uma das melhores alternativas do momento para conquistar clientes e alavancar novos negócios.

5.Prepare o seu negócio para o “Novo Normal”

Por fim, antes de montar um negócio, é importante que você saiba que as empresas precisam estar preparadas para um “Novo Normal”. No pós crise, comportamentos, objetivos e tendências prometem sofrer grandes mudanças.

Sendo assim, é de extrema importância que as empresas estejam adaptadas ao novo modo de viver e de consumir da sociedade. Para os próximos meses e anos as maiores tendências giram em torno da tecnologia e da facilidade.

Serviços ligados a internet e também aqueles que funcionam em formato delivery, devem crescer significativamente nos próximos anos, atendendo os novos anseios da sociedade.

Pensando em montar um negócio? conte com a RCKY

Pensando em montar um negócio? Conte com as soluções de gestão e automação empresarial da RCKY.

Para que uma empresa chegue ao sucesso, é imprescindível contar com uma boa gestão e com ferramentas que ajudem o empresário a visualizar de forma clara e objetiva a realidade do negócio.

Nós da RCKY somos especializados no desenvolvimento de softwares e soluções voltadas para o gerenciamento de empresas e novos negócios.

Vai montar um negócio? Precisa de um software para gestão e emissão de documentos fiscais? Entre em contato com o time RCKY e conheça as nossas soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.