Abrir uma adega de bairro dá lucro? Essa é uma dúvida muito comum de quem pensa em abrir a sua própria distribuidora de bebidas.

A adega de bairro é em geral um estabelecimento de pequeno porte que atua na revenda de bebidas alcoólicas, sobretudo a cerveja, mas também bebidas não alcoólicas como o caso dos refrigerantes.

Não é novidade para ninguém que os produtos comercializados nas adegas contam com grande procura por parte da população, mas será que uma adega de bairro dá lucro?

Para responder a essa pergunta, detalharemos todos os custos que envolvem esse tipo de negócio e a sua margem de lucro média. Pensando em montar uma adega de bairro? Então não deixe de conferir o que a RCKY preparou para você nesse artigo!

O mercado brasileiro no segmento de bebidas

No Brasil, o ritmo de consumo das bebidas alcoólicas vem crescendo faz algum tempo, pelo menos é o que apontam as pesquisas mais recentes e os dados do setor.

Segundo dados recém divulgados pelo SINDICERV – Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil já é o terceiro maior fabricante de cerveja do mundo com 13,3 bilhões de litros produzidos, atrás, somente, da China (46 bilhões) e dos Estados Unidos (22,1 bilhões).

Como um todo, apenas a indústria cervejeira gerou R$ 77 bilhões em faturamento no ano de 2019, o equivalente a 2% do PIB e 14% da indústria de transformação nacionais.

Quando o assunto é consumo, a demanda também não deixa a desejar, e praticamente toda a produção é consumida aqui mesmo no Brasil, segundo o SINDICERV, são cerca de 13 bilhões de litros por ano em termos de consumo.

O maior sucesso de vendas fica por conta dos estabelecimentos que além das vendas presenciais atuam também por delivery, principalmente após o início do período de pandemia.

Veja o que disse Tales Lozar Ulian, sócio de uma empresa de delivery de bebidas, localizada na zona norte da cidade de São Paulo, em uma entrevista concedida recentemente à CNN Brasil.

“Desde o início da quarentena, registramos um aumento, no período da tarde, de 60% no número de pedidos de bebidas alcoólicas, enquanto que, no período da noite, o aumento foi de 40% em relação aos meses anteriores.”

Como podemos observar, Tales apontou um crescimento significativo na demanda do seu estabelecimento, principalmente por atuar com serviços de entrega a domicílio, o famoso delivery. O que demonstra que mesmo no período da quarentena, existia demanda para o segmento de bebidas.

Aproveitando este crescimento na demanda, pode ser extremamente lucrativo abrir uma adega!

A adega de bebidas e seus custos

Uma adega ou distribuidora de bebidas é um tipo de comércio que atua predominantemente na venda de bebidas do distribuidor para o consumidor ou outro negócio como Bar, por exemplo.

Esse tipo de estabelecimento disponibiliza estoque com maior volume, por isso apresenta um valor de comercialização mais barato que em bares, por exemplo.

Como desejamos descobrir se uma adega de bairro é um negócio lucrativo, nada melhor do que conhecer os seus custos e o investimento necessário para montar esse tipo de negócio, para isso realizamos o seguinte levantamento, veja:

Investimento Inicial Estimado: R$ 35.000,00

  • Máquinas e equipamentos: R$ 10.000,00
  • Equipamentos de informática: R$ 4.000,00
  • Móveis e utensílios: R$ 10.000,00
  • Estoque inicial: R$ 11.000,00

Custos Mensais Estimados do Negócio: R$ 10.200,00 – (cerca de 50% do faturamento)

  • Despesas com aluguel: R$ 1.000,00
  • Água, luz, telefone e internet: R$ 500,00
  • Material de limpeza, higiene e escritório: R$ 200,00
  • Assessoria contábil: R$ 500,00
  • Impostos: R$ 8.000,00*

* Estimativa com base em um faturamento de aproximadamente R$ 20.000,00, segundo a carga tributária do setor e dados do SEBRAE.

Como podemos observar no levantamento de custos acima, além do investimento inicial os custos mensais estimados de uma adega de bairro representam aproximadamente 50% do seu faturamento.

Quando bem administrado, excluindo-se as despesas fixas e o custo das mercadorias, é possível obter por estimativa uma margem de lucro que gira em torno de 20% do faturamento, o que pode ser considerado um excelente número quando levamos em consideração o volume mensal de vendas que uma adega de bebidas pode alcançar.

Segundo este levantamento, teoricamente, R$ 35.000,00 seria o investimento mínimo para se abrir uma adega, porém, sabemos que pequenos empreendedores, podem ser criativos e conseguir começar sim o seu negócio gastando bem menos.

Inclusive em nosso canal Foco no Crescimento, nós postamos um vídeo, mostrando como abrir uma pequena adega, na própria garagem de casa com equipamentos usados.

Então caso você tenha pouco capital e tenha interesse em conhecer estas dicas, clique aqui para assistir.

Como montar uma adega de bairro

Neste conteúdo, você já conferiu números do setor e também os custos para montar uma adega de bairro, agora é hora de colocar a mão na massa.

Na sequência, separamos algumas dicas que podem ajudar você a montar a sua adega de bairro, confira!

1. Crie um plano de negócios para sua adega de bairro.

Um plano de negócios é um documento importante para qualquer tipo de empresa, sendo um requisito importante para quem deseja abrir uma adega de bairro de sucesso.

O plano de negócios, é um documento escrito que o leva do início ao sucesso, apontando as informações mais importantes sobre o planejamento da sua empresa, dentre as quais, podemos destacar:

  • Localização;
  • Número de funcionários;
  • Informações sobre o setor e concorrentes;
  • Produtos e serviços a serem oferecidos;
  • Dentre outras informações adicionais que o apontem em direção ao crescimento e lucratividade.

No geral, este plano o ajudará a se orientar para cada uma das etapas necessárias para abrir sua empresa.

2.Encontre o local certo

Assim como acontece com qualquer empresa, escolher o local ideal é essencial para o seu sucesso a curto e longo prazo.

Nesta etapa, você precisará definir o melhor local para abertura da sua adega de bairro, como também se a melhor opção é comprar ou alugar um ponto comercial para abrir o seu negócio.

Abrir a sua adega de bairro em uma boa localização fará toda a diferença para o sucesso dos negócios.

3.Registre a sua adega de bairro

Você não pode abrir uma empresa sem o seu registro nos órgãos competentes. Os requisitos para registrar sua adega de bairro dependem da cidade e do estado onde sua empresa opera.

No entanto, antes mesmo de registrar a sua adega de bairro localmente, você precisará de um CNPJ. É recomendado que você busque o auxílio de um contador para abrir e regularizar a sua empresa junto aos órgãos competentes.

4.Escolha o nome da empresa

Escolher um nome comercial para a sua adega de bairro é uma grande parte da identidade da sua marca.

O nome da sua empresa deve ser memorável, representar sua empresa de alguma forma e, o mais importante, o nome da sua adega de bairro não pode estar sendo utilizado por um concorrente.

Se você planeja divulgar seu negócio em sites e mídia social, verifique se o nome que pretende atribuir a sua empresa está disponível em plataformas como Facebook e Instagram, para que isso não atrapalhe suas propagandas no futuro.

5.Encontre fornecedores

Bons fornecedores são fundamentais para ajudar a sua adega de bairro a crescer. Sendo assim, antes de escolher seus fornecedores, pesquise bastante e busque referências.

Elabore também uma lista de todos os produtos que você deseja e faça cotações que o ajudem a encontrar o fornecedor que oferece os melhores preços e condições de pagamento.

Aqui estão algumas questões que você deve saber sobre o fornecedor antes de fazer negócios com ele:

  • Há quanto tempo eles estão no mercado;
  • Referências;
  • Quantidade mínima de pedido;
  • Termos de pagamento;
  • Processo de garantia e qualidade.

Lembre-se de que um fornecedor deve estar disposto a trabalhar com você e entender exatamente o que sua empresa precisa. Se você tiver uma experiência ruim com um fornecedor, não tenha medo de procurar um novo.

Vai abrir uma adega e precisa de um sistema para emissão de notas fiscais, controle de estoque, controle financeiro e emissão de relatórios diversos sobre o desenvolvimento da sua empresa?

Conheça a RCKY

A RCKY, conta com um sistema completo para gestão e automação de adegas de bebidas. Confira os principais recursos disponíveis na nossa ferramenta:

Controle de Contas a Pagar e a Receber: Aqui você centraliza os títulos em aberto que sua empresa precisa quitar e se programa melhor para concluir as negociações com fornecedores nas melhores condições e prazos.

Controle de Compras e Estoque: Comprar de maneira assertiva, deixa de ser um desafio quando sua empresa tem dados precisos e em tempo real sobre produtos mais vendidos, menos vendidos ou mais lucrativos.

PDV Frente de Caixa e NF-E: Seja para vendas no atacado ou ao consumidor final o sistema RCKY está pronto para atender você!

Integração com delivery: O futuro de todos os comércios é estar presente no delivery, esteja preparado e garanta um delivery assertivo e funcional para a sua adega.

Se interessou pelo nosso sistema? Para entrar em contato conosco é muito simples! Você pode clicar aqui para ser direcionado ao nosso WhatsApp ou se preferir falar conosco através do seguinte telefone: (11) 3195-3640. 

Boas Venda$!

  1. Penso em montar uma adega de bairro. O ponte que tenho em mente fica em frente a uma praça com uma igreja. Ao lado do ponto existe uma pizzaria delivery, um bar , um ponto delivery demarmitas e carne assada e um atacadão de legumes verduras e frutas. penso ser um local bom. cidade do interior de são paulo com cerca de 120 mil habitantes. será que pode ter futuro esse negócio?

    • Olá Valdeni!

      O ponto parece muito bom! o mercado de adegas tem crescido muito! Se você estudar bastante e fazer este investimento com cautela, com certeza vai dar certo, principalmente se você vender também via delivery!

      E caso no futuro você precise de um sistema PVD para a sua Adega, é só falar com a gente! ou acessar o link rcky.com.br
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    • Olá Paulo, sim é necessário abrir CNPJ e seguir todas as regras de alvará de abertura, no site do SEBRAE você encontra mais detalhes sobre o assunto.

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