A utilização da tecnologia está cada vez mais frequente em todos os tipos de estabelecimentos comerciais. Por isso, é importante que você pense na transformação digital no varejo como uma realidade que bate à sua porta: você precisa se adaptar a ela.

A oposição a essa adaptação pode fazer com que sua empresa perca clientes em um curto espaço de tempo. Se as pessoas não perceberem uma evolução dos seus negócios, elas tendem a procurar os seus concorrentes, pois a disputa pelo consumidor final é bastante acirrada.

Sendo assim, o seu comércio precisa estar onde os seus clientes estão, e a transformação digital é o meio mais rápido e certo para conquistar os consumidores e fazer com que eles se sintam à vontade para fechar negócio com você, além de indicar o seu estabelecimento às outras pessoas. Saiba mais sobre o assunto logo a seguir.

A transformação digital no varejo ajuda a alavancar as vendas

A transformação digital no varejo é de extrema importância para que a sua empresa se comunique melhor e tenha um engajamento mais forte com os clientes, permitindo uma fidelização mais efetiva e, consequentemente, um aumento no número de negócios fechados.

O Brasil lidera o ranking dos países que mais utilizam dispositivos móveis para encontrar e comprar produtos online. Segunda a pesquisa Total Retail 2017, 53% da população brasileira faz parte dessa parcela, enquanto a média mundial é de 44%.

Então, para obter um empreendimento forte, principalmente nesses tempos de crise, é necessário investir no uso da tecnologia. Ela proporcionará rapidez nas informações, agilidade nos processos e satisfação dos consumidores finais conquistados pela sua empresa.

O impacto da transformação digital no comércio varejista

A transformação digital tem impacto direto no comércio varejista, uma vez que esse tipo de empreendimento tem uma proximidade alta com o consumidor final. Por esse motivo, para ser um empreendedor de sucesso, o comerciante precisa investir em todas as formas de tecnologia.

De acordo com o especialista em varejo e consumo, Alberto Serrentino, para que a transformação digital dê certo no estabelecimento, o empreendedor precisa ter perfil de liderança e aceitar uma cultura mais aberta. Por sua vez, isso se reflete nos funcionários, aumentando a produtividade da equipe.

Isso acontece porque existe facilidade e rapidez nos processos, permitindo que os colaboradores se dediquem às suas funções específicas e possam ajudar os clientes. Portanto, a transformação digital no varejo tem uma influência fundamental em todos os sentidos.

Os 6 motivos pelos quais a transformação digital no varejo é importante para o setor

São inúmeros os motivos pelos quais a transformação digital é importante para o setor varejista. Listaremos aqui 6 das principais razões para que você use a tecnologia a seu favor dentro do seu empreendimento.

1. Melhor relacionamento com o cliente

Todos os dados cadastrais e histórico de compras do consumidor ficarão registrados, permitindo obter informações fundamentais sobre os seus clientes. Para isso, é muito importante o investimento em um bom sistema de automação específico para a sua empresa.

O seu comércio será capaz de informar aos seus consumidores todos as ofertas e anúncios de forma mais efetiva e com um maior alcance do público-alvo. Além disso, o atendimento ao cliente se torna muito mais rápido, com respostas quase automáticas e personalizadas.

2. Facilidade na jornada do cliente

A transformação digital permite que o próprio consumidor entre na sua loja, veja os produtos ofertados, encontre o que está procurando, coloque tudo no carrinho, feche a compra e pague pelo que adquiriu, tudo isso de forma prática e rápida, sem interferências.

Quando a jornada do cliente é efetivada positivamente, existe uma grande probabilidade de que ele volte à sua loja e feche novos negócios, além de aumentar as chances de indicação para que outras pessoas possam ter a mesma experiência.

3. Redução de gastos e melhoria dos processos

Assim que a tecnologia passa a trabalhar a favor do seu negócio, é possível reduzir gastos com operações de caixa e pessoal, pois os processos se tornam mais diretos, sendo necessários bem menos procedimentos para finalizar uma compra bem sucedida.

Há uma grande melhoria também com relação à logística de entrega e à experiência do usuário no final da compra. Tudo isso passa a ser perceptível assim que a transformação digital é implementada ao seu comércio e passa a funcionar corretamente nos negócios.

4. Agilidade no monitoramento de estoque, financeiro e contábil

Facilidade e agilidade no monitoramento de estoque é imprescindível para que a transformação digital funcione de forma correta na sua empresa. Assim, ela permite que você tenha uma melhor visão dos produtos disponíveis tanto nas lojas físicas como nas virtuais.

Também é importante para o setor financeiro e contábil, proporcionando uma visão completa dos fluxos de caixa, livro de entrada e saída, colaborando com o trabalho da equipe responsável.

5. Integração entre loja física e virtual

É necessário entender que as lojas físicas e a virtual da sua empresa não são concorrentes. Uma não vai “roubar” os consumidores da outra, todos eles são seus clientes e buscam a forma mais prática de compra para o seu perfil. Portanto, elas precisam trabalhar em conjunto.

É importante que o consumidor consiga facilmente encontrar os setores e produtos que necessita, reconhecer as características da empresa (independente da forma escolhida: pessoalmente ou online) e ter sempre uma ótima experiência de compra.

6. Vantagem competitiva

Aplicativos, softwares ERP personalizados, comunicadores, entre outras tecnologias, são essenciais para se conhecer melhor o perfil do seu consumidor, além de garantir uma vantagem competitiva bastante disputada entre os comércios varejistas.

É essencial que as informações obtidas por meio desses recursos digitais sejam utilizadas de forma responsável, permitindo que o cliente confie na sua empresa e forneça dados que possam ajudar o seu estabelecimento. Assim, é mais fácil desbancar a concorrência e se sobressair.

A adaptação da sua empresa à transformação digital no varejo

A melhor forma de dar início à adaptação da sua empresa é contratando profissionais especializados para o trabalho, formando uma equipe de TI qualificada. Uma boa implementação de sistemas é essencial para o sucesso da transformação digital.

Um bom profissional é capaz de identificar os setores do seu empreendimento que precisam ser informatizados, além de saber exatamente os sistemas que precisam ser interligados para funcionarem em conjunto. A equipe também cria projetos estratégicos que apoiam os procedimentos adotados.

A transformação digital no varejo é essencial e muito importante! Dar início ao uso das tecnologias na sua empresa não é tarefa fácil, mas, no final das contas, você, empresário, perceberá que valeu muito a pena. Seus negócios agradecem.

Se você quiser saber mais sobre transformação digital e outros assuntos que ajudam a sua empresa a crescer, curta a nossa página no Facebook! Sua participação é muito importante para nós.

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