Sua empresa já conta com um controle de estoque automatizado ou você ainda utiliza planilhas?

Apesar de ser deixado de lado por algumas empresas, um eficiente controle de estoque é essencial para o sucesso dos negócios.

No entanto, muitas empresas ainda não contam com um estoque automatizado e portanto, acabam utilizando planilhas para este tipo de controle, enquanto outras em situação ainda pior, não possuem qualquer tipo de controle sobre seus estoques.

Nesse artigo a RCKY pretende alertar você que é empresário ou gestor de empresas sobre a importância de ter um controle de estoque automatizado e eficiente.

Aqui neste conteúdo você terá a oportunidade de entender melhor a importância da gestão de estoques e receber algumas dicas sobre o assunto. Vamos conferir?

Por que controlar o estoque da minha empresa?

O gerenciamento de estoque é parte fundamental da gestão de qualquer negócio e oferece diversos benefícios, veja alguns deles:

1.Controlar o estoque reduz perdas e evita extravios: As empresas que possuem rotinas eficientes de controle de estoque conseguem reduzir significativamente um tipo de prejuízo que muitas vezes nem mesmo chega a ser percebido, como os prejuízos com a perda e o extravio de mercadorias.

Mercadorias perdidas são aquelas que por falta de controle acabam esquecidas no estoque ou que então são adquiridas em excesso e acabam perdendo sua validade antes mesmo da sua venda, deixando a empresa no prejuízo.

Já as mercadorias extraviadas, são aquelas que são retiradas do estoque sem autorização por pessoas mal intencionadas, gerando também prejuízos para a empresa.

Ao reduzir perdas e extravios através de uma gestão de estoque otimizada, a empresa consegue reduzir os seus custos com estoque e ao mesmo tempo aumentar sua margem de lucro e também o seu capital de giro, o que sem dúvida é excelente para o desenvolvimento de qualquer negócio.

2.Melhoria da gestão de compras: As empresas que contam com controles eficientes de estoque também conseguem melhorar o seu processo de compras, uma vez que elas compram somente os itens necessários em determinado momento.

Ao saber exatamente o que precisam comprar, as empresas que controlam seus estoques conseguem evitar por exemplo o desperdício e a perda de produtos por término do período de validade. Além disso, essas empresas dificilmente perdem vendas pela falta de determinado produto e ainda conseguem negociar melhores condições de compra com os seus fornecedores.

3.Otimização de custos: Como consequência da redução de perdas e extravios, e também da melhor negociação com fornecedores, as empresas conseguem reduzir significativamente os seus custos com compras e manutenção de estoques.

Reduzindo os custos com estoque a empresa conta com mais recursos financeiros disponíveis para investir e expandir os seus negócios.

4.Auxílio na tomada de decisões: Por fim, podemos destacar que a gestão de estoque funciona como uma importante ferramenta de auxílio ao gestor na tomada de diferentes decisões sobre os negócios da empresa.

A importância do controle de estoque automatizado

No início deste artigo comentamos que muitas empresas controlam seus estoques através de planilhas, enquanto muitas outras nem mesmo controlam o seu estoque. Já no tópico anterior, falamos sobre alguns dos benefícios que o controle de estoque pode oferecer.

No entanto, é importante destacar que para que seja possível alcançar os benefícios provenientes do controle de estoque é essencial contar com ferramentas adequadas.

Sendo assim, podemos afirmar que a utilização de planilhas por exemplo, está fora de cogitação, é necessário contar com outros meios de controle, através de ferramentas que permitam um controle de estoque automatizado.

Mas, afinal o que é controle de estoque automatizado?

Podemos definir um controle de estoque automatizado como sendo aquele que ocorre de forma natural, eficiente e sem burocracias.

Um sistema para controle de estoque automatizado é aquele que aumenta automaticamente a quantidade em estoque dos produtos a cada compra e que efetua a baixa de forma automática a cada venda.

Com um controle de estoque automatizado, é necessário apenas registrar todas as compras e vendas da empresa, logo não existem controles manuais, inconsistências ou perca de tempo com tarefas repetitivas.

Se você ainda controla o estoque da sua empresa de forma manual no famoso caderninho ou então através de planilhas, não perca o próximo tópico, nele detalharemos motivos que vão convencer você a não fazer mais isso!

Por que não controlar o estoque com anotações e planilhas?

Sua empresa ainda não conta com um controle de estoque automatizado? É hora de mudar e modernizar a gestão da sua empresa! Veja alguns dos principais motivos:

Planilhas podem perder dados: O primeiro grande motivo para substituir as antigas planilhas por um estoque automatizado, diz respeito a perda de dados.

Planilhas em Excel não oferecem a segurança necessária aos dados que estão armazenados nela, afinal basta um erro no arquivo ou então no seu computador para o arquivo ser corrompido e todos os dados acumulados perdidos.

Logo, podemos concluir que as planilhas não oferecem a confiabilidade que uma empresa precisa.

Planilhas não são suficientemente seguras: Planilhas não são suficiente seguras contra o acesso de pessoas não autorizadas e a manipulação dos seus dados.

Logo, o seu uso não é recomendado para o armazenamento de informações de grande importância para a gestão dos negócios.

Processos manuais são ineficientes: Por fim, destacamos que os processos manuais que envolvem o controle de estoque em planilhas não são eficientes e acabam consumindo muito tempo dos seus responsáveis. Além disso, erros humanos são comuns, o que faz deste um meio não eficiente de controle.

Como ter um controle de estoque automatizado?

Manter um controle de estoque automatizado e eficiente não é uma tarefa de outro mundo, na verdade é algo muito mais fácil do que a maior parte das pessoas imagina.

Quando utilizamos as ferramentas corretas as tarefas que envolvem o controle de estoque tornam-se muito mais práticas e eficientes, contribuindo em diversos aspectos para a gestão dos negócios.

Elimine de uma vez por todas as suas planilhas e o excesso de trabalho, torne a gestão de estoque da sua empresa mais eficiente e segura, conheça os sistemas de automação comercial e gestão da RCKY!

Os sistemas RCKY estão prontos para atender as necessidades da sua empresa, ajudando no controle de estoque e em muitas outras áreas do seu negócio!

Conheça as principais funcionalidades do nosso sistema e descubra como podemos contribuir para a gestão da sua empresa!

Deseja saber mais sobre os nossos produtos e receber uma demonstração sem compromisso? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, ou então através do telefone: (11) 3195-3640.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.