Ter um negócio no Brasil não é uma tarefa simples, por isso, os empresários que decidem seguir essa trajetória precisam se preparar se desejam ter sucesso. Nesse cenário, a análise de mercado é essencial para descobrir qual o caminho certo a se percorrer.

Uma boa avaliação poderia evitar, por exemplo, que 1 em cada 4 empresas fechasse por ano no Brasil. Afinal, quem nunca viu empreendimentos fecharem as portas de um dia para o outro? Boa parte dessa estatística conseguiria ser reduzida com a análise correta.

Para evitar que esse cenário atinja seu negócio, saiba mais sobre a análise de mercado e sobre como colocá-la em prática!

O que é análise de mercado?

Você teria coragem de entrar em uma sala completamente escura, sem saber o que o espera pelo caminho? Provavelmente, teria algumas dúvidas. É isso que empreendedores que não avaliam o mercado estão fazendo.

A análise de mercado é a reunião do máximo de informações possíveis sobre o contexto de atuação da sua empresa. Entre os dados, estão avaliação de público-alvo, de possíveis fornecedores e do posicionamento da concorrência.

Essas informações ajudam a entender se a empresa tem competitividade e, como consequência, se tem viabilidade econômica para existir.

Como funciona esse tipo de análise?

Quando uma companhia se dedica à análise de mercado, ela se debruça para conseguir o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio. Isso pode ser feito de diversas formas, mas costuma incluir as seguintes técnicas:

  • análise de dados obtidos por meio de jornais, revistas e internet;
  • pesquisa de mercado diretamente com o cliente;
  • conhecimento da concorrência;
  • benchmarking com negócios semelhantes.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil saber quais os diferenciais da sua empresa, o que pode ser feito para torná-la ainda mais atrativa para o público-alvo e também quais estratégias utilizadas pelos competidores podem ser replicadas no seu negócio.

Como aplicar a análise de mercado de maneira simples?

Por ser uma ferramenta de gerenciamento aprofundada, a análise de mercado não é tão fácil de ser colocada em prática. Porém, com algumas dicas, é possível tornar o processo mais simples. Confira!

Entreviste as pessoas da comunidade

Uma maneira simples de descobrir qual a opinião dos clientes sobre a sua empresa e seu produto é ouvindo o que eles têm a dizer. Procure manter o diálogo com a comunidade que compõe o seu público-alvo. Peça críticas e sugestões, faça perguntas objetivas e não se ofenda caso a resposta não seja o que espera. A sua empresa só tem a ganhar com opiniões construtivas.

Observe as demandas da população

Procure descobrir quais são os principais problemas das pessoas que fazem parte do seu público-alvo e empregue esforço para resolvê-los. Por exemplo, se você vende itens para um público jovem, que tal oferecer compras por aplicativo com delivery? A praticidade certamente vai agradar.

Uma forma de colocar este tópico em prática é perguntando, ao fim de cada atendimento, o que poderia ser feito na sua empresa para deixar o cliente mais satisfeito. Anote as respostas e estude aplicá-las.

Saiba quem são os concorrentes

Por mais inovadora que seja a sua empresa, ela certamente disputa a atenção dos clientes com outras. Faça um levantamento honesto de quem são as empresas que estão competindo entre si pelo público-alvo e procure descobrir o que as pessoas mais gostam em cada uma delas. Esse é o primeiro passo para superá-las.

Realize testes

Algumas empresas perdem o tempo de reação às necessidades dos clientes porque não sabem se um certo produto vai agradá-los. Faça testes em pequena escala e veja as reações dos consumidores.

É melhor ser o primeiro a trazer uma novidade e fidelizar o consumidor do que ser o último e ter que disputar a atenção dele. Se conseguir fazer a inovação de maneira escalonada, mesmo que ela dê errado, você não perde muito.

A análise de mercado é uma ferramenta poderosa de administração que ajuda a sua empresa a se destacar em relação aos concorrentes. Com ela, você vai saber o que precisa fazer para afastar o fantasma do fracasso e ter um negócio que é referência no mercado.

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