Será mesmo que vale a pena ter um aplicativo próprio de delivery, ou a melhor opção é atuar em um dos aplicativos que atualmente dominam o mercado?

Hoje em dia existem muitas soluções para quem pretende trabalhar com delivery, seja em bares, restaurantes, pizzarias ou lanchonetes.

Diante disso, surge a dúvida: Optar por aplicativos terceirizados ou investir em um aplicativo próprio de delivery?

Para responder a essa pergunta, vamos listar os principais benefícios que um aplicativo próprio de delivery pode oferecer, confira no próximo tópico.

Os benefícios de um aplicativo próprio de delivery

Os principais benefícios de possuir um aplicativo próprio de entregas são os seguintes:

  • Mais controle sobre as funções do aplicativo;
  • Margem de lucro maior;
  • Controle sobre as promoções;
  • Maior fidelização dos clientes.

Na sequência, vamos falar um pouco mais sobre cada um destes pontos.

Mais controle sobre as funções do aplicativo

Usar um aplicativo próprio de delivery permite um maior nível de personalização, o que pode contribuir muito para a eficiência da ferramenta.

É possível, inclusive, pensar em outras funcionalidades que podem vir embutidas no aplicativo do restaurante, tais como um chat por exemplo.

Margem de lucro maior

As taxas cobradas para que o restaurante consiga permanecer cadastrado em um aplicativo como iFood, por exemplo, varia entre 12% e 30%.

Evidentemente isso torna toda a operação do serviço mais cara, pois os custos extras serão absorvidos pelo restaurante em sua integralidade ou repassados ao cliente.

Por outro lado, com um aplicativo próprio de delivery esse problema simplesmente não existe e todo o lucro da operação fica com o restaurante.

Controle sobre as promoções

Muitas vezes, nos aplicativos famosos, algumas promoções por meio de cupons podem ser impostas a restaurantes.

O problema é que isso nem sempre é subsidiado pelo aplicativo, e sim pelo próprio restaurante. Na prática, isso cria situações incrivelmente injustas, comprometendo o lucro do empreendedor.

Se por um lado as promoções são sempre muito bem-vindas, por outro lado, elas precisam ser feitas com pleno planejamento financeiro para não causarem prejuízos.

Com um aplicativo próprio de delivery esse tipo de situação não iria ocorrer pois o restaurante pode se planejar muito bem antes de decidir fazer uma promoção. Além claro, de ter toda a liberdade, para criar o tipo de promoção que quiser.

Maior fidelização dos clientes

Existem muitas formas de fidelizar os clientes de um restaurante, seja servindo uma boa comida ou mesmo oferecendo um atendimento diferenciado.

Por sua vez, a facilidade e a praticidade, com que é possível pedir comida por meio de um aplicativo, são outros fatores que também contribuem muito para a fidelização.

Nesse sentido, a vantagem de ter um aplicativo próprio de delivery é não precisar dividir espaço com outros restaurantes nos aplicativos alheios.

Aplicativo próprio de delivery ou aplicativo de marketplace?

Após conhecer todos os benefícios que um aplicativo próprio de delivery pode oferecer fica fácil concluir que essa é a melhor alternativa para o empreendedor.

Usar aplicativos de marketplace, pode até ser interessante para o início dos negócios, principalmente para que o estabelecimento consiga maior visibilidade perante o público.

Por sinal, a alta visibilidade é a principal vantagem oferecida dos aplicativos terceirizados, contudo, conforme destacamos anteriormente, os custos para manter o negócio em aplicativos como o iFood, por exemplo são elevados.

Colocando todos os pesos na balança, o empreendedor perceberá que investir em um aplicativo próprio de delivery é sim uma ótima opção.

Por que investir no delivery?

Os gerentes estão sempre procurando maneiras de manter um fluxo constante de receita, especialmente durante o ambiente econômico atual.

Incorporar um serviço de entrega de comida pode ser uma maneira fácil de vender alimentos de que você precisa para continuar administrando um restaurante de sucesso.

Ao incluir um serviço de entrega de comida em seu modelo de negócios, você será capaz de se adaptar a quaisquer mudanças repentinas no mercado e evoluir para uma posição mais forte quando a vida voltar ao normal.

Aqui estão alguns motivos pelos quais a entrega de comida é sempre uma boa para os negócios:

A entrega de comida é conveniente para os clientes

Para se manter competitivo no mundo atual, os gerentes de restaurantes devem tentar atender às expectativas dos consumidores. E quando se trata de conveniência, as vantagens da entrega de comida online atendem a todos os requisitos.

Por um lado, as pessoas podem demorar um pouco olhando para o seu menu, dando-lhes a chance de realmente conhecer o seu restaurante e a variedade de pratos diferentes.

É uma grande tendência na indústria de restaurantes

Você também deve adaptar e ajustar seu plano de negócios de restaurante com base nas tendências atuais. Nesse caso, mais pessoas estão optando pela entrega de comida do que nunca.

Muitos relatórios descobriram que as pessoas querem jantar em casa pelo fator de conveniência, o que consequentemente aumentou o percentual das vendas globais de entrega de alimentos.

Aplicativos de delivery são acessíveis

Uma vez que o seu restaurante já tem funcionários, ingredientes, embalagens para viagem e utensílios, adicionar um serviço de entrega online não tirará quaisquer custos operacionais iniciais do seu orçamento.

Muito pelo contrário, na prática, um aplicativo próprio de delivery, por exemplo, poderá contribuir para aumentar as vendas e o faturamento do seu restaurante, lanchonete ou pizzaria.

Lembrando que o custo para contratar a criação de um aplicativo próprio, pode ser alto, porém a longo prazo, todo este valor retorna para o empreendedor, pois os benefícios são muitos.

Gestão mais eficiente dos períodos de pico de entrega

Quando o empreendedor está ocupado em seu restaurante, cada minuto conta, e é por isso que suas operações precisam ser as mais suaves e contínuas possíveis.

As vantagens dos aplicativos de entrega de comida são que ajudam a agilizar os pedidos, já que tudo é feito online por meio de um processo automatizado.

Outra vantagem é que quando você usa um aplicativo de delivery para registro de pedidos, há uma chance menor de erro humano.

Isso é especialmente verdadeiro quando comparado ao método tradicional de receber pedidos por telefone e depois escrevê-los em um pedaço de papel, o que pode se perder facilmente.

Por fim, ao reduzir os erros, seu restaurante terá outra maneira de fazer mais vendas e manter os clientes satisfeitos.

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