Todo mundo que idealiza um estabelecimento quer ser um empreendedor de sucesso. Porém, antes de abrir uma empresa, é preciso saber minuciosamente como montar um plano de negócios. Seguindo todas as indicações, é possível criá-lo em pouco tempo e sem erros.

Um plano de negócios é um documento que traz as definições dos objetivos e metas da empresa e quais serão os caminhos para alcançá-los. Esses registros são importantes para identificar e corrigir os possíveis erros do empreendimento antes que ele passe a funcionar na prática. Assim, a empresa começa de forma certa, sabendo exatamente os obstáculos e como superá-los no futuro.

Neste artigo, ensinamos como montar um plano de negócios para padaria. Se o seu sonho é ter esse tipo de empreendimento, não deixe de acompanhar todas as dicas para começar o seu negócio da melhor forma!

Passo a passo para montar um plano de negócios para padaria

Montar um plano de negócios para padaria não é tarefa complicada, mas existem algumas regras que devem ser seguidas. Elas facilitam a idealização do empreendimento de forma geral e possibilitam enxergar o mercado e o dia a dia da empresa. A seguir, saiba o que deve ser feito.

Raio-X da empresa

É preciso decidir alguns itens importantes: você começará uma padaria do zero? Terá uma franquia? Comprará um negócio já estabelecido? O que será vendido nessa loja? Qual o tipo de produto comercializado?

Analise também o ponto onde o negócio será instalado. Além disso, estude o perfil do consumidor local. Qual o tipo de padaria (boutique, de conveniência, de serviço) se adaptará melhor no local pretendido? Anote todas essas informações.

Sumário executivo

Nessa parte, é necessário fazer a descrição da empresa, discriminando o que a diferencia dos concorrentes, suas missões e objetivos, mercado de atuação, capital inicial, enquadramento tributário e forma jurídica.

Não se estenda muito ao fazer o sumário executivo do seu plano de negócios. Seja sucinto e escreva, no máximo, duas páginas para que o leitor tenha interesse na leitura.

Análise de mercado

Analisar o mercado que se pretende atuar é imprescindível. Nessa etapa, você fará a avaliação da concorrência e colocará no papel como sua padaria poderá competir com aquelas que já estão em funcionamento.

Aproveite para ampliar a sua pesquisa sobre clientes. Avalie a condição financeira das pessoas que frequentarão o estabelecimento e quais os tipos de produtos que elas procuram.

E não se esqueça dos fornecedores. Todas as anotações sobre eles entram nessa parte: contatos, formas de pagamento e seus valores, bem como os prazos de entrega de cada um deles.

Plano de marketing

É preciso saber como explorar o marketing de sua futura padaria. Então, descreva como você pretende fazer a divulgação da sua marca, as ações promocionais e de que forma é possível ofertar os produtos e serviços.

Mostre como a sua empresa se destacará e se diferenciará dos concorrentes e divulgue para si mesmo os itens à venda. Você precisa se convencer de que o seu estabelecimento está no caminho certo.

Plano operacional

É hora de entender como o estabelecimento vai funcionar na prática. Portanto, descreva o espaço físico, qual a capacidade de atendimento e como ele será feito, além de traçar o perfil e quantidade de funcionários que precisará.

Também é interessante desenvolver um layout funcional para a padaria, estabelecendo onde os equipamentos ficarão expostos assim como os lugares dos produtos, cuidando para que eles atraiam a atenção dos consumidores.

Plano financeiro

Com o planejamento financeiro, é possível ter uma visão de quanto o empreendimento custará para o empresário e se essa idealização é viável. Avalie também os custos de manutenção e de possíveis filiais.

Para isso, é preciso ter em mãos o capital inicial e de giro, estimativa de faturamento, lucratividade, fluxo de caixa, prazo de retorno de investimento e qual será o custo total para montagem do empreendimento.

Simulação de cenário

O que fazer no caso de uma crise econômica? Ou como proceder se um concorrente forte se estabelecer próximo da padaria? E se as vendas não forem satisfatórias e não corresponderem às expectativas?

Nessa etapa, simule diversos cenários para ver como a sua empresa se sairá em cada um deles. Isso é muito importante para que se saiba como reagir se algo inesperado acontecer no meio da caminhada para o sucesso.

Análise estratégica

Você vai precisar de um sistema que faça a análise interna e externa da padaria. Ele avaliará os pontos fracos e fortes, as oportunidades e também as ameaças que rondam o seu negócio.

Tudo isso é necessário para que se tenha ideia de como o empreendimento se manterá no mercado, avaliando seu desempenho e analisando os obstáculos e chances de crescimento.

Avaliação do plano de negócios

Chegamos à etapa final da montagem do plano de negócios. Mas ainda é preciso muito trabalho. De posse de todas as informações, avalie se o empreendimento poderá se sustentar, crescer e até mesmo se expandir.

Converse com pessoas que morem, trabalhem ou frequentem as proximidades da padaria e apresente o seu projeto. Veja se ele será bem recebido e considere todas as indicações e apontamentos.

Por meio dessa análise, você terá condições de saber se a padaria dos seus sonhos está pronta para se estabelecer da forma planejada ou se é preciso fazer algumas modificações para essa idealização.

A importância da automatização da sua padaria

Se, após a avaliação do seu plano de negócios, você estiver certo do que quer, comece a pensar imediatamente na frente de caixa da sua padaria. É importante optar por um sistema de automação que satisfaça as necessidades do empreendimento e dos clientes.

Com um software de gestão, é possível aumentar as vendas, reduzir os riscos, otimizar o trabalho dos funcionários, integrar os principais setores da padaria (PDV, estoque, financeiro, contábil, entre outros), evitar situações indesejadas, além de satisfazer e fidelizar os clientes.

Depois de aprender como montar um plano de negócios, idealizar e analisar todos os processos de sua padaria e optar por um ótimo sistema de automação, seu estabelecimento estará preparado para atender os consumidores da melhor maneira possível e receber o merecido sucesso.

Caso você queira receber em primeira mão mais informações sobre o assunto, siga-nos no Facebook, Instagram e veja nossos vídeos no YouTube. Esperamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.