O Balanço Financeiro é uma etapa fundamental em todos os tipos e tamanhos de empresas. Além de ser uma exigência legal, é também uma importante ferramenta de análise gerencial. Para entender a situação econômica em que a empresa se encontra.

O Balanço Financeiro divide-se em dois grandes grupos: o Ativo e o Passivo. No lado esquerdo ficam os Ativos, ou seja, estão todos os bens e direitos da empresa. É o caso, por exemplo, das contas abaixo:

  • Contas a receber;
  • Estoque;
  • Caixa;
  • Aplicações financeiras;
  • Marcas e patentes;
  • Impostos a recuperar,
  • Dentre outros.

Em contrapartida, no lado direito está o Passivo. Ou seja, é onde ficam todas as obrigações da empresa como, por exemplo:

  • Contas a pagar;
  • Salários a pagar;
  • Fornecedores a pagar;
  • Provisão de 13°;
  • Financiamentos e empréstimos,
  • E etc.

Sendo assim, para entender melhor qual é a importância do Balanço Financeiro para a sua empresa, é só continuar lendo. Pois elaboramos um post repleto de informações úteis para você!

Importância do balanço financeiro

Como já dito anteriormente, o Balanço Financeiro tem um papel muito importante, tanto na parte jurídica (pois é um dever da empresa de acordo com a Lei 6406/76), quanto para ajudar a empresa a visualizar melhor suas obrigações.

Assim como a situação financeira e patrimonial em um determinado período de tempo.

Aliás, ele é considerado uma das demonstrações mais importantes, que a contabilidade pode fornecer à administração e gestão da companhia.

Se você deseja atingir o sucesso com o seu negócio, o Balanço Financeiro é parte fundamental e absolutamente indispensável. Caso não tenha condições de elaborar sozinho, contrate um bom contador.

Porém, se engana quem pensa que a realização do Balanço Patrimonial deve ser apenas no final do ano, para verificar se está no negativo ou no positivo.

Ao contrário disso, o ideal mesmo é que seja feito mês a mês. E, no final do ano, realizar um balanço geral, para ter noção de todos os detalhes da empresa.

Além disso, você também poderá utilizá-lo para direcionar as suas ações para o ano que se inicia.

Benefícios do balanço patrimonial para a empresa

O Balanço Patrimonial possui diversas funções na empresa, e também oferece inúmeros benefícios. Por isso, listamos abaixo os principais deles. Acompanhe com atenção:

  • Fornece informações confiáveis e precisas para tomadas de decisões, que sejam baseadas na realidade financeira da companhia. Por meio dele, você pode identificar se possui ou não os recursos necessários para realizar um determinado investimento, se é necessário conter gastos, e etc.
  • Outro grande benefício que o Balanço Financeiro oferece, é a demonstração da capacidade financeira da empresa para pagar tudo o que deve atualmente. E, assim, não correr o risco de ir à falência, por exemplo;
  • Serve também para fornecer insights, ou seja, uma informação necessária para a empresa, sobre quais devem ser os próximos passos adotados. Ou seja, quais devem ser as próximas decisões sobre os rumos da empresa.
  • Baseando-se no DRE (Demonstração de Resultado de Exercício), você pode planejar ações para diminuir custos envolvidos em um determinado processo ou operação. Dessa forma, é possível aumentar o lucro da empresa, e os resultados em geral.

Como realizar o balanço financeiro?

Para quem não sabe como fazer o Balanço Patrimonial, listamos abaixo um passo a passo super simples. Assim, você mesmo poderá elaborar, caso queira aprender e entender melhor as contas da sua empresa. Confira!

  1. Em primeiro lugar, como já dito anteriormente no texto, você precisa fazer duas colunas: Ativo no lado esquerdo, e passivo na direita, para poder começar;
  2. O segundo passo é escolher um período de tempo, seja mês ou ano;
  3. Faça o levantamento de todo o Ativo da empresa, que são as Contas a Receber dos Clientes, o Estoque, os Móveis e Imóveis, como as máquinas, os terrenos, prédios, equipamentos, etc. Assim como tudo o que for intangível também, como marcas, pesquisas e patentes;
  4. Some tudo que está no lado do Ativo;
  5. Em seguida, você deve realizar o levantamento de todo o Passivo, que consiste em Contas a Pagar Para os Fornecedores, Obrigações Trabalhistas e Tributárias, Financiamentos, Empréstimos, etc.
  6. Some tudo do Passivo também, assim como no Ativo;
  7. Depois, faça o Levantamento Líquido da empresa. Ou seja, a diferença entre a soma dos Ativos e a soma dos Passivos. Dessa maneira, você saberá se sua empresa está no vermelho ou não.

É importante também que você esteja acompanhando enquanto o contador da empresa faz o Balanço Patrimonial. Dessa forma, você terá um controle melhor sobre tudo.

Tire dúvidas e questione dados. Pois assim, você conseguirá entender cada ponto e detalhe do que está sendo feito, e como estão as contas da sua empresa.

Em uma análise mais avançada, você pode identificar a evolução das finanças, e do patrimônio do seu negócio, ao longo dos anos, comparando o período atual com os anteriores.

Considerações Finais

Mesmo que sua empresa seja pequena, e esteja no começo das suas atividades, repasse os resultados para os funcionários, para que todos saibam e tenham noção de como o negócio está caminhando.

Além de todos esses benefícios, é importante que você leve outros fatores em consideração ao realizar o Balanço Financeiro final, após um ano de trabalho.

Muitas coisas mudam de um ano para outro como, por exemplo:

  • Governantes na política;
  • Sazonalidades;
  • Mudanças climáticas;
  • Possíveis crises financeiras,
  • Entre outros.

Todos esses dados podem impactar diretamente no resultado financeiro da sua empresa.

Por isso, as decisões para o próximo ano devem levar em consideração todas essas questões. Mas sempre baseando-se também no que foi apresentado no Balanço Financeiro.

Enfim, as informações vão servir para um planejamento melhor e mais eficiente. Um Balanço Financeiro sem um plano de metas para o ano, ou mês seguinte não serve para nada.

Afinal, seu objetivo é conseguir reunir os dados que possibilitem melhorias na empresa, para que ela cresça cada vez mais.

Portanto, identifique os ganhos e as perdas no período definido, verifique os pontos críticos. E analise também por qual motivo eles aconteceram.

Além disso, você pode aproveitar e comparar com outros balanços anteriores, para ter uma noção geral de como anda o seu negócio.

Dessa forma, você cria um planejamento estratégico, com a finalidade de promover melhorias para o próximo período. E trabalhar para que elas aconteçam.

Enfim, agora você já sabe o quanto o Balanço Patrimonial é importante para a saúde financeira da sua empresa, dê o primeiro passo para o controle financeiro da sua empresa.

Nos permita apresentar a RCKY e as nossas soluções a você, clique aqui, entre em contato conosco agora mesmo, fale com nossos especialistas, descubra como podemos ajudar o seu negócio e assista uma demonstração sem compromisso dos nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.