A Black Friday é uma ótima oportunidade para vender mais. Acontece sempre na última sexta-feira de novembro, no caso deste ano, dia 26.

Apesar de já ter se tornado algo comum para o brasileiro, é preciso lembrar que o conceito de Black Friday é relativamente recente, tendo começado no Brasil apenas em 2011.

Também é importante saber aproveitar bem essa oportunidade, por isso resolvemos trazer estas 10 dicas para você elaborar ofertas atrativas e vender mais.

O que é a Black Friday?

Antes de qualquer coisa é necessário explicar o que é a Black Friday e porque ela pode ser uma data tão importante para se vender mais.

Primeiramente, ninguém sabe ao certo quando se deu a sua origem, mas existem duas teorias mais conhecidas:

  • Durante a corrida do ouro no século XIX, quando dois bancos quebraram simultaneamente em uma sexta-feira, sendo assim chamada de sexta-feira negra;
  • Nos anos 60 na Filadélfia, EUA, quando um grande engarrafamento em uma sexta-feira deu aos lojistas a oportunidade de vender a quem estivesse no trânsito.

Resumindo, essa data significa a oferta de promoções imperdíveis com descontos que podem chegar ou até mesmo ultrapassar os 80%.

Dados da Black Friday

É inegável que na Black Friday os lojistas e as grandes marcas irão vender mais. Na Black Friday de 2021, ainda é preciso considerar o efeito da reabertura do comércio.

As pessoas estão com muitas expectativas, tanto que em uma pesquisa feita pela Méliuz, mais de 71% dos entrevistados disseram que vão sim aproveitar a data esse ano.

Nessa mesma pesquisa também é possível observar alguns dados relevantes, como o fato de que mais de 80% dos entrevistados pretendem gastar entre 100 e 1000 reais.

Vale pontuar que mais de 70% das pessoas disseram que irão parcelar suas compras no cartão, sendo que quase 50% delas têm interesse em eletrodomésticos e eletroportáteis.

10 dicas para elaborar ofertas para Black Friday

Agora que você já sabe o que é a Black Friday e como ela pode afetar os hábitos do consumidor, veja as nossas dicas para tirar mais proveito da data e vender mais.

Divulgue com antecedência

Não é porque a Black Friday existe que isso significa que todos os comércios participam dela. Mas se você tem uma loja e quer participar, a dica número 1 é: divulgue com antecedência.

Você pode:

  • Anunciar no seu site;
  • Divulgar nas redes sociais da empresa;
  • Fazer uso de listas de e-mail;
  • Mudar a cara do seu comércio;
  • Avisar os seus clientes via WhatsApp;
  • Criar um evento no Facebook;
  • Criar landing pages antecipando alguns preços via e-mail.
  • Criar um pré-cadastro de clientes interessados;
  • Dentre outras inúmeras ações para chamar a atenção do público.

Analise a concorrência

Será que a sua concorrência vai participar do Black Friday? Será que as lojas ou comércios que irão concorrer com o seu, vão ofertar grandes ou pequenos descontos?

Saber como os nossos concorrentes pretendem agir em uma data como essa é muito importante, pois assim é possível estipular o quanto precisamos ou devemos investir.

Defina quais produtos vão entrar em promoção

Uma loja pode vender diversos produtos para diferentes pessoas. Alguns desses produtos podem ter um valor agregado maior, outros podem ser mais difíceis de se estocar.

Para vender mais na Black Friday o comerciante precisa definir quais produtos vão entrar em promoção. Colocar a loja toda em oferta pode causar prejuízos.

Prepare o seu estoque

Uma vez que os produtos para a Black Friday foram escolhidos, é fundamental preparar o seu estoque. A pior coisa que pode acontecer é a loja não conseguir atender seus clientes.

Leve em consideração o fluxo de clientes normal, o quanto foi investido em divulgação e faça uma estimativa. Além claro de preencher o estoque e expor os produtos corretamente.

Reforce o atendimento ou estrutura da loja

Em dias de Black Friday as lojas são atacadas por consumidores sedentos por promoções. As consequências de se querer vender mais sem um planejamento são:

  • Enormes filas;
  • Muitos atrasos;
  • Insatisfação com o atendimento.

Por isso, prepare os atendentes para vender mais. Se for o caso, contrate mais gente. Para vendas online, fale com o provedor do site para identificar as necessidades tecnológicas.

Não tente tirar vantagem dos clientes

Existem muitas lojas que se aproveitam da data para tirar vantagem dos seus clientes, aumentando o preço antes da Black Friday e depois dando um desconto ilusório.

A psicologia por trás de uma promoção pode enganar as pessoas que não acompanharam a evolução do preço do produto, mas isso é errado e causa desconfiança no consumidor.

Lembrando que a cada a ano, as fiscalizações destas promoções são maiores, e os estabelecimentos que não cumprirem as normas, podem receber altas multas.

Invista na infraestrutura de entregas

Muitas das pessoas que se aproveitam da Black Friday, já compram conscientes de que os produtos que elas adquiriram podem demorar para chegarem.

Essa pode ser uma excelente oportunidade para o lojista investir na infraestrutura das entregas, e essa boa experiência pode fazê-lo vender mais.

Tenha em mente o seu público-alvo

Você sabe qual é o público-alvo das suas promoções? Porque não basta diminuir os preços, é necessário mirar nos clientes corretos, algo que o Marketing Digital pode te ajudar.

Oferecer promoções para pessoas que não estão interessadas nos seus produtos não irá gerar bons resultados. Para vender mais é imprescindível saber para quem se vende.

Ofereça várias formas de pagamento

Apesar de as pessoas preferirem pagar as suas compras com cartão de crédito durante a Black Friday, é muito importante oferecer outras formas de pagamento.

Nem todas as pessoas têm um cartão de crédito e essas, geralmente, preferem pagar boletos. Considere as formas de pagamento que você pode oferecer.

Apure os resultados da Black Friday

Lembre-se que a Black Friday acontece todos os anos, então reúna todas as informações que você adquirir com a experiência de 2021 e se prepare para 2022.

Aproveite a Black Friday para conquistar novos clientes

Por fim, não deixe de aproveitar a Black Friday para conquistar novos clientes.

É interessante que durante esta data, você aproveite para coletar informações destes novos compradores, como telefone, e-mail, preferências, dentre outras informações ricas, que podem te ajudar, a criar promoções futuras, e continuar vendendo para estes novos clientes.

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