Você precisa de dicas para aumentar o lucro da sua empresa durante a Black Friday? Então leia esse artigo e conheça algumas técnicas de marketing para que você venda mais e conquiste o seu público-alvo através de boas campanhas.

A Black Friday é um dos momentos do ano mais esperados por consumidores de todo o mundo. Além disso, o comércio brasileiro costuma ficar bastante movimentado nesses dias, perdendo apenas para o Natal. Ou seja, com as vendas B2C crescendo, sem dúvida essa é a oportunidade perfeita para fechar o ano com as metas alcançadas.

Em 2020, a data escolhida para a festa do ecommerce é 27 de novembro e as vendas devem aumentar de forma significativa comparado com os outros anos. Mesmo com a crise do Coronavírus, as pessoas não deixaram de comprar online, o que aumentou a confiança no comércio eletrônico.

Por isso, se você trabalha com produtos ou serviços, esse é o momento de criar estratégias para que você venda mais. Listamos aqui um passo a passo para te ajudar a iniciar a sua campanha.

A Black Friday no Brasil

Antes de chegar à sua estratégia de marketing, é bom que você conheça um pouco sobre o histórico da Black Friday. Inicialmente, a campanha surgiu nos Estados Unidos, após o dia de ação de graças. Os descontos são tão incríveis que podem chegar a 80% nesta data.

Já no Brasil, só entre os anos de 2018 e 2019, o comércio registrou cerca de R$ 3,2 bilhões em lucro. Houveram também vendas antecipadas, sobretudo na categoria de tecnologia, sendo que os celulares, TVs e eletrodomésticos estão no topo da lista dos mais vendidos. Em relação às reclamações, foram quase 5,6 mil em todo o território nacional.

Outros países também participam da Black Friday, como Portugal, Austrália, Canadá, Reino Unido e Paraguai.

Existem uma série de estratégias que vão fazer com que você venda mais. Por isso, listamos algumas que podem ser colocadas em prática.

Coloque o seu site em HTTPS

Inicialmente, é muito importante que você priorize a segurança do seu site. Utilize o certificado SSL/TLS para validá-lo e proteger os dados que passarem por ele. Caso o seu site ainda não possua essa certificação, é bom entrar em contato com um profissional que conheça o assunto.

Analise as campanhas dos anos anteriores

Se a sua empresa já realizou descontos nos anos anteriores, é importante que você revise esses dados para otimizar a sua estratégia atual. Você terá os números relacionados à quantidade de vendas e total recebido.

Além disso, é possível saber como a sua campanha impactou os consumidores nas redes sociais. Por isso, verifique as palavras-chave que funcionaram, as estratégias de conteúdo utilizadas e os resultados positivos e negativos.

Porém, o segredo é acompanhar o histórico de compra do consumidor durante o ano inteiro. Isso porque será mais fácil prever o que ele quer quando a black friday estiver se aproximando.

Revise o estoque

Ademais, antes mesmo de se preparar para a campanha, você deve verificar os itens que existem no seu estoque. Isso evitará problemas como anunciar que existem 10 peças, quando só existem 5.

Evite ao máximo decepcionar o seu cliente nesse período para que a sua reputação não caia. Por isso, crie um planejamento logístico, estrutural e financeiro. Além disso, tire as ofertas do ar se o produto já tiver acabado.

Prepare as ofertas e divulgue com antecedência

Ter um planejamento estratégico te ajudará a escolher os melhores produtos para ter desconto. Vale salientar que aqueles que estão parados há muito tempo são os melhores para serem ofertados nesse momento.

Além disso, utilize produtos iscas, que são considerados baratos, porém vendem bem. Eles irão atrair o cliente para que ele compre não só isso, como outras mercadorias da loja.

Prepare o seu SAC

Uma dica importante para vender mais é investir num SAC para tirar as dúvidas dos seus clientes. Tenha um canal aberto, que atenda aos questionamentos dos clientes e promova sobretudo segurança ao comprar online.

Lembre-se que o bom atendimento é a porta de entrada para qualquer pessoa fechar uma compra. E se o atendimento digital for bom, melhor ainda para a empresa. Caso contrário, o cliente comprará com outro fornecedor..

Então tenha uma equipe de plantão para atender em horários inusitados e contrate pessoas com experiência para lidar com aqueles clientes mais insatisfeitos. Além disso, não esqueça de revezar os atendentes para não cansá-los, ok?

Atualize a base de leads para enviar informações sobre a sua pré-campanha

Com os e-mails atualizados, é possível enviar materiais a esse cliente e fazer um contato prévio, falando sobre as ofertas. É muito importante que você avise as pessoas com antecedência que a sua empresa participará da Black Friday.

Desenvolva uma Landing Page apenas para a Black Friday

Crie uma landing page apenas para usar nas suas campanhas de Black Friday. Essas páginas estimulam o consumidor a agir e finalizar uma ação, como uma compra. Além disso, essas páginas são perfeitas para obter os contatos dos clientes, como e-mail e telefone.

Escolha os canais de comunicação e crie um cronograma

A rede social que você irá escolher vai depender muito de onde a sua audiência está. Se o seu cliente utiliza mais o Instagram, utilize estratégias de marketing digital para alcançá-lo. Porém, se ele é um cliente mais maduro, que assiste TV, que tal investir em propagandas?

Invista em mídia paga

E por falar em redes sociais, faça anúncios patrocinados nas mídias e também no Google. Isso irá impactar o seu cliente de alguma forma, e mesmo que ele não compre com a sua empresa, certamente verá seu anúncio em algum momento.

Seja honesto em relação aos preços

Por fim, é muito importante que você seja fiel ao compromisso de promover preços em conta para o seu cliente. Em hipótese alguma aumente os valores dos produtos antes da Black Friday para baixá-lo em seguida.

Isso porque o consumidor está cada vez mais atento a esse tipo de fraude. Além disso, as empresas que fazem isso são vistas como desonestas, o que é péssimo para a sua reputação.

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Boas vendas!

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