Com a Black Friday chegando cresce a necessidade de um controle eficiente de estoque, crescendo também a urgência do comércio em geral em contar com um sistema de gestão de estoque eficiente. Sem um controle adequado de estoque, a oportunidade de vendas do ano pode ser desperdiçada!

Historicamente a Black Friday é uma das melhores épocas do ano para o comércio, aqui no Brasil ela começou em 2010 e desde então vem crescendo a passos largos.

Para que possamos ter uma ideia do impacto da Black Friday sobre as vendas, em 2010, a ela movimentou cerca de R$ 3 milhões de reais apenas. No entanto, na edição mais recente que ocorreu em novembro de 2019, foram registrados R$ 3,2 Bilhões em vendas apenas pela internet, ou seja, sem considerar o volume registrado em vendas presenciais.

Os números impressionam, e apesar de não existir um número concreto relacionado às vendas totais ou presenciais, estima-se que em 2019, foram registradas algumas dezenas de bilhões em vendas.

Os números de 2019, apontam para um volume muito significativo de vendas e dinheiro em circulação, o que representa uma grande esperança por dias melhores para o comércio brasileiro, que neste ano passou por momentos difíceis em virtude da pandemia.

Bom, que a Black Friday é um excelente negócio para os comerciantes que faturam mais e para os clientes que conseguem bons descontos, todos nós sabemos, mas afinal, o que é preciso para preparar a sua loja para aproveitar esse importante movimento de vendas?

Grandes varejistas nacionais já começaram a anunciar o gigantesco volume de produtos em estoque para as vendas da Black Friday. A Magazine Luiza por exemplo, anunciou recentemente que preparou um estoque de R$ 5 Bilhões para a Black Friday.

Assim como a Magazine Luiza, outros gigantes do comércio investiram forte em estoque. Agora, imagine você o esforço dos grandes varejistas para manter controle sobre todo esse volume de produtos prontos para venda. Certamente, elas contam com um excelente sistema de gestão!

Tamanha dedicação e investimento por parte dos grandes varejistas, possui uma justificativa simples: Eles sabem aproveitar o “boom” de vendas criado pela Black Friday!

Você precisa preparar a sua empresa para a Black Friday

Citamos o exemplo de uma grande empresa do cenário nacional, mas engana-se quem pensa que a Black Friday surgiu apenas para as gigantes do comércio, muito pelo contrário, junto com o natal, essa é tradicionalmente uma das melhores épocas do ano para as vendas do comércio como um todo, basta que a sua empresa esteja preparada e saiba como aproveitar o momento.

Para ajudar você a preparar a sua empresa para as vendas da Black Friday, comentamos neste artigo sobre um dos pontos mais importantes para o sucesso das vendas e principalmente das margens de lucro do seu negócio, o controle de estoque.

Com a Black Friday chegando, esperamos que a sua empresa esteja preparada com um bom sistema de gestão de estoque, isso porque, as informações apresentadas pelo seu sistema de gestão serão de grande importância para que a sua empresa aproveite ao máximo a Black Friday.

No próximo tópico, separamos algumas dicas importantes de gestão de estoque com foco na Black Friday. Não deixe de conferir!

Gestão de estoque para Black Friday

Separamos algumas dicas valiosas para que o seu estoque não seja um empecilho, mas sim um grande catalisador de bons resultados na Black Friday, com um estoque bem organizado, os resultados podem ser melhores que o esperado!

1.Conte com um sistema de gestão de estoque completo

O primeiro ponto de observação em relação a preparação do comércio em geral para a Black Friday, passa pelo inventário de estoque. Afinal, é preciso conhecer muito bem o quantitativo de produtos disponíveis em estoque para ter certeza de que vendas não serão perdidas devido a produtos em falta.

Nesse sentido, é muito importante contar com um sistema de gestão de estoque que permita a realização de um inventário completo da loja, para que assim, os seus gestores e proprietários possam ter o pleno conhecimento do quantitativo de cada item em estoque.

Ao conhecer o quantitativo de cada item em estoque e a previsão de vendas do comércio para a Black Friday é possível adequar os níveis de estoque para aproveitar o momento.

2.Saiba exatamente onde aplicar os descontos

Não restam dúvidas, os consumidores procuram bons descontos para as compras de Black Friday. Sendo assim, costumam sair na frente nos resultados de vendas, as lojas mais criativas em suas promoções e que oferecem os melhores descontos.

No entanto, antes de sair por aí aplicando descontos nos produtos da loja, é muito importante conhecer a margem de lucro e o limite que poderá ser aplicado em descontos sobre cada produto.

Mais uma vez, surge a necessidade de contar com um bom sistema de gestão. Sistemas de gestão de ponta, como é o caso do Master Retail da RCKY, permitem que os empresários e gestores, tenham uma visão completa dos custos e margem de lucro de cada produto em estoque, os auxiliando nas tomadas de decisão quanto a aplicabilidade de descontos em cada item e no percentual máximo a ser concedido em descontos.

Conhecido o preço de custo e a margem de lucro dos produtos, fica mais fácil planejar estratégias para a concessão de descontos, sem correr o risco de gerar prejuízos. Afinal, não basta apenas vender muito na Black Friday, mas sim vender muito e também com lucro!

3.Tenha um PDV rápido

Que a Black Friday sempre vem acompanhada de um excelente movimento de vendas, temos certeza, mas com ela também costumam surgir as intermináveis filas nos caixas das lojas.

Com grandes filas, muitas lojas acabam perdendo um bom número de vendas. Para evitar esse transtorno, é importante se preparar. Conte com o apoio de um sistema de gestão de estoque e vendas  realmente ágil e elimine as filas de uma vez por todas!

Com o Master Retail da RCKY, as vendas são concretizadas com grande facilidade e velocidade, fazendo com que as filas literalmente desapareçam!

A sua empresa conta com um sistema de gestão de estoque preparado para a Black Friday? Não perca a oportunidade do ano em vendas!

Nós podemos ajudar o seu negócio a vender e lucrar mais nesta Black Friday! Entre em contato conosco agora mesmo, solicite uma demonstração sem compromisso e conheça a linha completa de sistemas que a RCKY preparou para o seu negócio!

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