Se você é dono de uma pequena empresa, sabe que é normal passar por momentos em que os gastos são superiores ao faturamento. Em situações assim, o capital de giro é o responsável por manter suas contas equilibradas.

O capital de giro se refere aos valores que a empresa precisa para fazer seus negócios andarem. Ou seja, é uma reserva de recursos financeiros necessários para financiar a continuidade de suas operações a curto prazo.

Gerenciar bem o capital de giro é importantíssimo para uma boa gestão financeira de sua empresa. Por isso, é sempre bom ficar atento às possíveis falhas que podem prejudicar a administração dessa reserva.

Qual a importância de administrar o capital de giro?

Pelo conceito de capital de giro, já podemos ter uma noção do quão importante ele é para a saúde financeira de uma empresa. Administrá-lo de forma adequada é indispensável para superar problemas, e manter seu negócio ativo.

Dentre os objetivos da administração do capital de giro, os principais são:

  • Maximizar o retorno dos investimentos realizados em ativos atuais;
  • Minimizar o custo de capital;
  • E garantir os recursos necessários para um determinado período, sem que seja necessário recorrer a financiamentos.

Ao utilizar esta estratégia na sua empresa, você obtém diversas vantagens. Por exemplo:

  • Manter o caixa sempre no azul;
  • Potencializar a riqueza do seu negócio a longo prazo;
  • Manter equilíbrio entre as contas do ativo e passivo;
  • E conhecer, de forma mais precisa, os momentos certos para comprar, bem como os prazos que é capaz de aderir.

Portanto, ao administrar o capital de giro, a empresa tem menor chance de ficar vulnerável, e precisar recorrer a empréstimos, financiamentos ou mesmo contratos pouco vantajosos, assinados com a finalidade de manter as contas em dia.

Enfim, agora que você já sabe o que é capital de giro, e a importância de administrá-lo corretamente, é hora de conhecer os 6 erros comuns que podem ocorrer na administração deste recurso:

Não realizar um planejamento orçamentário

Muitos empresários administram seus negócios às cegas, e não realizam o devido controle das finanças. Isso torna as projeções de resultados imprecisas, além de planejamentos sem nenhuma segurança. É muito importante realizar um bom planejamento orçamentário do seu negócio, para uma administração do capital de giro eficiente.

Com esse planejamento orçamentário elaborado de forma adequada, será possível manter as contas sob controle, e garantir que os lucros sejam potencializados.

Não controlar devidamente as contas a pagar e a receber da empresa

Uma das questões mais importantes no gerenciamento financeiro de um negócio, é um bom controle das contas a pagar e a receber. Aliás, o fluxo de caixa é o responsável por essa atividade.

O conhecimento adequado das entradas e saídas impacta, de forma direta, o capital de giro da empresa, pois demonstra o valor que haverá mensalmente no caixa.

Por isso, se você não gerencia seu fluxo de caixa corretamente, deve corrigir esta situação o quanto antes. Só assim será possível potencializar os seus resultados.

Definir prazos longos demais para os recebimentos

Oferecer prazos maiores, ou um maior número de parcelas para pagamentos, pode favorecer as vendas, e aumentar a satisfação do cliente. Principalmente em um cenário econômico instável, como a pandemia por exemplo.

Diante disso, é importante avaliar e implementar estratégias para melhorar os prazos de pagamentos, com menores parcelas ou à vista. Para isso, você pode utilizar descontos e vantagens especiais, por exemplo.

Contar com recebimentos que a empresa ainda não tem disponíveis

Como vimos anteriormente, um bom controle das contas a pagar e receber é imprescindível para uma boa administração do capital de giro. Neste sentido, ao gerenciar seu fluxo de caixa, jamais considere os rendimentos que ainda não recebeu.

É importante considerar a inadimplência, e avaliar este risco nas operações do seu negócio, adotando medidas para minimizar esse problema, e evitar impactos negativos no capital de giro.

Não controlar o estoque corretamente

O estoque também impacta diretamente no capital de giro da sua empresa, já que ele é um ativo. Dessa forma, quanto maior for o estoque, menor será o capital de giro.

Assim, busque mantê-lo sempre em equilíbrio, garantindo apenas a quantidade mínima necessária para a realização das atividades do seu negócio, evitando excessos.

Além disso, estoques muito cheios podem acarretar em perdas financeiras, seja pelo fato de as mercadorias estragarem, ou por ficarem obsoletas. Então, se você está com estoque em excesso, analise e redimensione o mais rápido possível.

Pagar impostos com atrasos

Pagar os impostos em dia é primordial para que sua empresa consiga administrar o capital de giro de forma adequada.

Afinal de contas, ao atrasar tais pagamentos, seu negócio está descumprindo a lei, além de acumular multas e taxas. Isso acarretará em juros e cobranças, cuja negociação será difícil de flexibilizar, pois o governo geralmente não está aberto para esse tipo de acordo.

Desse modo, evite atrasar os pagamentos dos impostos, pois isso só irá gerar prejuízos para a empresa.

Como administrar melhor o capital de giro da sua empresa

Uma ótima opção, para ajudar você a administrar melhor o capital de giro da sua empresa, é utilizar um software de gestão. Pois ele facilitará o controle das suas finanças, e evitará que ocorram erros que comprometam seu negócio.

Você já conhece as soluções da RCKY para o seu negócio? Com o nosso software de automação e gestão comercial, você pode:

  • Manter controle sobre contas a pagar e contas a receber;
  • Controlar o fluxo de caixa;
  • Emitir notas fiscais;
  • Manter atualizado o seu estoque;
  • Registrar suas vendas através de uma interface PDV intuitiva;
  • Consultar cadastros, históricos de clientes e relatórios diversos;
  • Dentre outras funcionalidades especialmente pensadas para o seu negócio.

Deseja saber mais e conhecer as nossas soluções para o seu negócio? Clique aqui, entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.