Cardápio para hamburgueria: Como montar um?  Você sabia que para o sucesso de uma hamburgueria até mesmo o cardápio pode fazer diferença? Ás vezes deixado em segundo plano, o cardápio pode reunir design e técnicas capazes de atrair a atenção dos consumidores e os induzir a consumir mais.

Você está montando a sua hamburgueria ou deseja dar uma repaginada e montar um cardápio realmente surpreendente e que esteja de acordo com as melhores práticas do mercado? Se esse é o seu objetivo, recomendamos que não deixe de ler este artigo que está repleto de dicas para você.

Observe a concorrência

O primeiro passo a ser dado para montagem de um cardápio para hamburgueria consiste em observar os seus melhores concorrentes, qual o estilo dos cardápios montados por eles, como estão organizados os produtos, como é o design?

Ao observar outros cardápios você terá uma boa ideia em relação ao que o mercado tem oferecido e também sobre o que os clientes podem esperar de um bom cardápio. No entanto, não é para copiar, ok? A ideia aqui é que você possa buscar inspiração, adotar as melhores práticas e oferecer algo a mais no cardápio da sua hamburgueria, justamente para obter destaque frente a concorrência.

Utilize imagens de boa qualidade

Outro detalhe muito importante na elaboração de um cardápio para hamburgueria, diz respeito a imagem dos produtos. É verdade que existem algumas opções em cardápios que não utilizam imagens. No entanto, como diria o ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

É indiscutível, uma boa imagem pode sim despertar o interesse do cliente com mais facilidade para os produtos listados no cardápio. No entanto, como não é qualquer foto que irá causar resultados positivos, é muito importante poder contar com um profissional, um fotógrafo com experiência em fotografar produtos seria bem interessante. 

Fotos bem tratadas valorizam o produto e despertam maior interesse nos clientes.

Não utilize o cifrão no cardápio

Pesquisadores da Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell realizaram um pesquisa e descobriram que clientes de restaurantes com cardápios sem símbolos de cifrão gastavam e consumiam mais do que aqueles que frequentam restaurantes que tinham símbolos de cifrão no cardápio.

Curioso não é mesmo? Mas, há uma explicação!

A pesquisa atrelou essa descoberta, a negatividade do símbolo de cifrão, que mesmo que de forma inconsciente leva o nosso cérebro a considerar de forma mais veemente o custo dos pratos.

Portanto, não utilizar cifrões no cardápio pode ser um segredo importante para montar um cardápio para hamburgueria de sucesso!

Utilize a psicologia a favor da sua hamburgueria

Para montar um cardápio para hamburgueria realmente surpreendente é preciso utilizar alguns conceitos e conhecimentos da psicologia no cardápio da sua hamburgueria. 

O poder das coisas ao nosso redor pode influenciar em nossas decisões de forma surpreendente, sendo assim, pequenas mudanças no cardápio podem causar efeitos muito positivos para os negócios de uma hamburgueria. Veja algumas delas:

Opções limitadas: Existe uma teoria na psicologia conhecida como o “Paradoxo da Escolha”, que diz que quanto maior for o número de opções, maior a sensação de ansiedade e indecisão.

A teoria realmente parece fazer sentido, não é mesmo? Na prática quanto maior o número de opções, acabamos mais indecisos. No entanto, isso não quer dizer que o cardápio da sua hamburgueria não tenha que oferecer itens variados, mas sim, que deve haver um equilíbrio, sem exageros.

Para montar um cardápio para hamburgueria bem organizado e que não cause muita indecisão ou ansiedade nos clientes, o ideal é trabalhar com até 18 itens.

Evite os preços cheios: Já falamos aqui mesmo nesse conteúdo que os cifrões não devem ser utilizados no cardápio da sua hamburgueria. Mas, as nossas dicas em relação aos preços ainda não acabaram.

É preciso mostrar para os clientes que a sua hamburgueria possui bons preços, para isso, evite utilizar preços cheios como R$ 10,00, prefira sempre que possível por R$ 9,95 por exemplo. Esse pequeno truque busca fazer com que o preço seja mais atrativo, sendo muito utilizado em supermercados, por exemplo.

Utilize a teoria das cores: A psicologia também nos ensina que as cores podem ter grande influência sobre as nossas decisões. Por isso, na montagem de um cardápio é preciso saber definir as cores de acordo com os objetivos do negócio.

Estabelecimentos mais sofisticados, como as hamburguerias gourmet, por exemplo, devem preferencialmente utilizar o fundo preto com letras brancas que transmitem maior sensação de sofisticação.

Por outro lado, as hamburguerias que preferem apostar em opções mais econômicas a melhor aposta são as cores quentes como amarelo, laranja e vermelho. Afinal, comprovadamente essas cores ajudam a despertar a nossa fome, sendo por isso, muito utilizadas até mesmo por grandes redes de fast food.

Aposte na psicologia na hora de montar um bom cardápio para hamburgueria!

Ofereça opções “ogras” no cardápio da sua hamburgueria

Sabe aqueles lanches que dificilmente uma única pessoa consegue consumir sozinha e que precisa ser servido em um prato com garfo e faca? Eles costumam fazer grande sucesso entre amigos e familiares.

Apostar em um hamburger insano e realmente grande para compor o cardápio da sua hamburgueria pode ser algo muito interessante. Isso porque, muitas pessoas acabam se sentindo desafiadas a provar para amigos e familiares ou até para elas mesmas, que é possível dar conta de todo aquele hambúrguer sem a ajuda de terceiros.

Muitas hamburguerias inclusive, conseguem promover  a sua marca e atrair mais clientes oferecendo prêmios e desafiando as pessoas a consumirem o hambúrguer.

Conte com o apoio de um design profissional para montar o cardápio da sua hamburgueria

Reunir todas as melhores práticas para montagem de um cardápio, harmonizando, cores, letras e imagens realmente não é uma tarefa fácil.

Sendo assim, nada de aventuras na hora de montar o cardápio da sua hamburgueria. Se o que você deseja é realmente chamar a atenção dos clientes, destacando-se da concorrência, não exite em contratar um designer com experiência no assunto.

Estamos chegando ao final de mais um artigo por aqui, curtiu as nossas dicas para montar um cardápio para hamburgueria surpreendente? Então continue acompanhando o blog da RCKY! Por aqui, você sempre encontra novidades para guiar os seus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.