Hoje em dia se fala muito em programas de cashback. Muitas empresas e marcas oferecem algo nesse sentido para os seus clientes. É um diferencial.

Por outro lado, ainda existe um certo desconhecimento a respeito do que significa “cash back”, e, portanto, ainda há muitas dúvidas a respeito de como implementar essa solução.

Pensando nessa questão, hoje a RCKY decidiu escrever este artigo explicando tudo que você precisa saber sobre cashback e como implantá-lo na sua empresa.

Definição de cashback

Antes de falarmos sobre programas de cashback, é importante entender exatamente o que significa essa palavra. Cash, traduzido como dinheiro e, back, traduzido como voltar.

Em outras palavras, cashback é o ato de fazer com que o dinheiro volte. No caso, o que as empresas oferecem normalmente é que uma parte apenas desse dinheiro retorne.

Se por exemplo, uma pessoa faz uma compra de 100 reais, mas existe um cashback de 10%, isso significa que 10 reais serão estornados para ela poder usar de outra forma em sua próxima compra.

O que são programas de cashback?

Programas de cashback são a institucionalização do benefício do cashback para todas ou para a maioria das compras que uma pessoa faz em uma loja.

No entanto, em muitos casos, esses programas não possuem uma adesão automática. Pode ser necessário cumprir alguns passos antes de ter direito ao benefício.

Por exemplo, a empresa pode oferecer o benefício do cashback se você fizer suas compras utilizando o cartão próprio da loja, ou então, o benefício é exclusivo para alguns itens.

O que também é muito comum são empresas de cartão de crédito oferecerem opções de lojas parceiras as quais se as compras forem feitas com o cartão, o cliente tem cashback.

O valor do cashback oferecido, por conseguinte, pode variar bastante. No entanto, é comum que o valor varie entre 0,5% até 30%, dependendo da loja e dos produtos.

Cashback e desconto é a mesma coisa?

Algo que muitas pessoas alegam a respeito dos programas de cashback é que eles, nada mais são, do que uma forma diferente de se falar em “desconto”.

Se analisarmos friamente, um cashback de 10% sobre uma compra de 50 reais vai resultar no mesmo gasto financeiro que um desconto de 10% sobre uma compra de 50 reais.

Em ambos, o cliente terá economizado 5 reais (50/10% = 5). O que significa que a finalidade que o cashback e o desconto atingem, é a mesma.

No entanto, enquanto o desconto faz com que o cliente deixe de gastar uma certa quantia de dinheiro, o cashback faz a restituição da quantia de dinheiro de volta à conta do cliente.

O efeito prático pode ser o mesmo, mas o efeito psicológico, não é. Isso porque o cliente vê o dinheiro retornando e isso faz com que ele pense que levou alguma vantagem maior.

A sensação de ser recompensado o faz se sentir bem, ainda mais porque ele viu o dinheiro cheio sendo pago pela compra. Isso faz com que ele, inclusive, não venha a duvidar da qualidade do produto.

Aviso: Chargeback não é Cashback

Isso mesmo que você leu no subtítulo. Muitos confundem chargeback com cashback, no entanto, tratam-se de duas coisas sem relação nenhuma e que significam coisas diferentes.

Para não sobrar dúvidas: chargeback acontece quando uma compra feita em cartão de crédito é cancelada e o seu valor estornado ao cliente.

3 benefícios dos programas de cashback

Vamos ver agora os 3 principais benefícios de usar programas de cashback.

1. Aumento na taxa de conversão de clientes

De acordo com pesquisas, em média, as conversões de compras recebem um aumento de 3 a 4 vezes quando o comprador se depara com o benefício do cashback.

Isso significa que programas de cashback conseguem aumentar o número de vendas e diminuir a quantidade de carrinhos que são deixados no momento da finalização da compra.

2. Incremento no ticket médio

Quanto maior for a compra, maior será o retorno em cashback para o cliente, e isso faz com que ele sinta que está recebendo um bônus que poderá usar mais tarde.

De acordo com as estatísticas, os programas de cashback são responsáveis por um aumento de até 46% no ticket médio dos compradores de lojas online.

3. Incentivo para fidelização dos clientes

Receber um desconto ou simplesmente ver o dinheiro de volta na sua conta, já é o suficiente para muitas pessoas quererem voltar a fazer compras.

Nesse sentido, os programas de cashback acabam se tornando um ótimo incentivo para a fidelização de clientes, pois as pessoas se sentem muito mais satisfeitos vendo dinheiro de volta em suas contas, e logo estarão de volta na loja para usufruir do benefício.

Como implementar programas de cashback e ter sucesso?

Agora que você já sabe como funcionam os programas de cashback e todos os benefícios que eles podem trazer, é importante entender como oferecer na sua empresa.

Primeiramente, entenda que não dá para fazer isso sozinho e de forma eficiente. É preciso contratar uma empresa especializada na instalação do serviço.

Geralmente o cashback é implementado considerando um método de pagamento específico. Na maioria dos casos, ele é oferecido em compras por cartão de crédito.

Existem muitas empresas no mercado que oferecem esse tipo de serviço. É preciso escolher muito bem qual oferece as melhores condições.

Na prática, o processo para aderir ao cashback na sua empresa vai funcionar da seguinte forma:

  • A empresa contrata a solução por meio de uma empresa especializada em oferecer este serviço;
  • Os clientes são cadastrados manualmente no programa, ou lhes é dado a opção de se cadastrarem;
  • A empresa parceira fica responsável por realizar o registro e a contabilização dos créditos de cashback.

Vale ressaltar que esse tipo de solução pode não ser ideal para algumas empresas, em especial aquelas do segmento de serviços. Contudo, é altamente recomendado para lojas.

Por fim, o sucesso dos programas de cashback irá depender também do investimento da empresa em marketing, na qualidade dos produtos e das condições de uso.

Aprendeu sobre cashback e como tirar proveito deles na sua empresa? Então aproveite para continuar acompanhando o blog da RCKY! Estamos sempre postando novos conteúdos para empreendedores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.