Quer implementar um sistema de comanda para padaria mas não sabe por onde começar? Leia este artigo e tire suas dúvidas.

Em milhares de padarias pelo Brasil, a comanda de papel foi abolida. No lugar dela veio a comanda eletrônica, um dispositivo bastante diferente que confere maior segurança e agilidade ao atendimento.

Para fazer seus pedidos, os clientes recebem uma comanda eletrônica numerada. O garçom realiza o pedido usando um smartphone ou tablet, já atribuindo os itens à comanda do cliente.

Com alguns cliques, o pedido chega até a cozinha e o caixa. Ele pode ser lido e compreendido facilmente pelos funcionários. Depois de pronto, o cliente recebe seu pedido e, ao passar no caixa, finaliza sua experiência de maneira rápida e sem erros.

O que você precisa saber sobre a comanda para padaria?

Comanda para padaria – vantagens e funcionalidades

Agilidade no atendimento

A rapidez e praticidade no atendimento pode até mesmo surpreender os clientes, que infelizmente já conhecem a lentidão e a confusão decorrentes do uso das comandas de papel.

Organização nos pedidos

Como o preenchimento dos pedidos é facilitado, a compreensão também é. A comanda eletrônica faz com que os pedidos cheguem à cozinha e ao caixa com todas as informações necessárias, demais observações, horário e ordem corretas.

Atendimento por dispositivo eletrônico

Os pedidos são realizados pelo garçom por meio do aplicativo do sistema de comanda eletrônica, sem papel ou caneta, chegando a outros funcionários de maneira quase instantânea sem erros ou perdas.

Proteção contra fraudes

A comanda para padaria também conta com funcionalidades para evitar fraudes, visto que somente os funcionários podem usar o dispositivo e as funções só podem acessadas, alteradas e excluídas mediante senhas e confirmações.

Maior controle

O sistema de comandas oferece conhecimento e controle a respeito de dados sobre as vendas, os clientes e o atendimento em tempo real. Ter essas informações é muito importante para pensar em mudanças e fazer planejamentos para o negócio.

Comanda para padaria – equipamentos necessários

Depois de escolher o sistema de comandas ideal para seu negócio, também é preciso investir em alguns equipamentos essenciais à implantação e funcionamento da comanda para padaria.

Embora existam diferentes modelos de comanda, os equipamentos utilizados costumam ser os mesmos. É recomendado utilizar equipamentos de qualidade superior para evitar danos e prejuízos à operação, mas também para que o sistema possa exercer seu potencial máximo.

Para implementar um sistema de comanda para padaria, é necessário:

Computador para processar, armazenar e registrar informações. A máquina precisa realizar as funções de rotina, incluindo o serviço de caixa, de maneira fluida e ágil.

Impressora USB para imprimir a conta que será entregue ao cliente. Esse aspecto é essencial para prestar um atendimento transparente, dando ao cliente uma noção clara do que foi consumido.

Impressora Ethernet para imprimir os cupons de produção do negócio. São necessários para fazer o trabalho dos funcionários da cozinha fluir de modo organizado.

Impressora fiscal para emitir notas e documentos fiscais. O equipamento é integrado ao sistema de gestão do negócio e seu bom funcionamento é vital para a rotina da padaria, visto que a cada atendimento é preciso emitir notas fiscais.

Roteador WiFi para fornecer internet aos smartphones, tablets e computadores da loja. Uma conexão estável e um serviço de internet de qualidade são necessários para garantir a realização das operações, desde o envio do pedido até o fechamento da venda.

Tablets ou smartphones para anotar e enviar os pedidos dos clientes. O aplicativo que possibilita o funcionamento da comanda eletrônica deve ser instalado nesses dispositivos, portanto os funcionários precisam ter acesso a aparelhos novos, ágeis e simples de utilizar.

Comanda para padaria – proteção contra fraudes

O sistema de comanda para padaria precisa ser capaz de registrar e integrar as operações de maneira confiável e sem erros, pois dessa forma ele será um aliado caso haja necessidade de rever ou confirmar alguma informação. Caso haja algum tipo de contestação ou tentativa de fraude, a comanda eletrônica fornecerá provas concretas que mostrarão a verdade.

Utilizando a comanda de papel, é muito provável que ocorram erros, perdas e fraudes, sendo preciso contar com a memória dos funcionários e clientes para confirmar as informações. Já com a comanda eletrônica, os pedidos só são processados mediante o registro e a impressão dos cupons de produção.

Portanto, é possível enumerar diversas vantagens do uso das comandas eletrônicas incluindo redução do prejuízo, mais segurança e menos riscos tanto para o negócio quanto para os clientes.

Sistema de gestão para padaria

Seja na hora de buscar um sistema de gestão completo ou apenas um sistema de comanda eletrônica, é preciso buscar soluções adequadas às necessidades e possibilidades financeiras do negócio. O sistema precisa suprir as demandas do dia-a-dia de maneira descomplicada e eficiente.

Também é preciso buscar um serviço que inclua suporte abrangente, com a certeza de que a empresa estará disponível para resolver as dúvidas e problemas com rapidez e comprometimento. Saiba também como funcionam as atualizações do sistema, para se certificar de que seu negócio não irá sofrer os efeitos de um software obsoleto e cheio de falhas.

Nunca foi fácil administrar negócios do ramo alimentício. Hoje ainda existem vários desafios, mas os sistemas de gestão disponíveis permitem realizar as operações com fluidez e responsabilidade, sendo portanto bons investimentos que fornecem mais agilidade e segurança, além de contribuir para o sucesso do negócio.

Sistema de gestão para padaria – vantagens

Controle financeiro

Acesso a informações organizadas e detalhadas a respeito das contas, relatórios, entradas e saídas, resumos e extratos financeiros.

Relatórios para padaria

Relatórios em diferentes formatos para facilitar a assimilação dos dados referentes ao desempenho do negócio.

Atendimento

Com o sistema de gestão, o cliente também pode escolher seus produtos e comunicar ao atendente. O atendente então registra os produtos no sistema e realiza a cobrança, emitindo os documentos fiscais referentes à operação.

Certamente, mudar da comanda de papel para a comanda eletrônica é um grande salto. Mas antes de implantar essa tecnologia, é preciso tirar todas as dúvidas e se certificar de que o negócio, os funcionários e clientes conseguirão se adaptar a ela.

A demanda e as oportunidades do mercado mudam rapidamente, portanto para manter seu negócio atualizado, lucrativo e próspero, investir em um sistema de gestão é uma boa opção. O sistema cuida de várias atividades da rotina varejista, dando ao empreendedor mais tempo para buscar melhorias e resolver os problemas enfrentados por seu negócio.

Gostou do artigo? Continue navegando no blog para aprender mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Créditos da imagem:
Roman Kraft

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.