Se você quer saber como aumentar vendas no supermercado de uma forma simples, saiba que a organização dos produtos nas gôndolas pode ajudar muito nessa tarefa. As grandes redes de hipermercados já utilizam essa estratégia, mas pequenos estabelecimentos precisam conhecê-la.

Por meio de produtos bem-dispostos e de um layout estrategicamente definido, é possível aumentar as vendas no supermercado, já que a forma como as gôndolas são organizadas influencia diretamente a escolha dos consumidores. Confira conosco como fazer essa adequação!

Saiba o que os consumidores desejam
É preciso entrar na mente do consumidor e saber o que ele deseja, já que a satisfação do cliente é muito importante. Isso se chama neuromarketing e com ele, é possível conhecer a fundo o comportamento de uma pessoa.

Pesquisa de satisfação é a melhor forma de conseguir esses dados. Inclusive, pode-se utilizar a tecnologia para fazê-la, como cadastro no site, apps, redes sociais, entre outros. Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil entender como aumentar vendas no supermercado por meio da organização de suas gôndolas.

Conheça os níveis da gôndola para aumentar vendas no supermercado
As prateleiras de uma gôndola são divididas em cinco níveis diferentes. Conheça quais são:

Acima da cabeça
Normalmente, encontram-se nelas os produtos de menor interesse dos consumidores. São aqueles que não são muito vendidos, mas que o estabelecimento precisa oferecer ao cliente.

Altura dos olhos
Essa é a área nobre da prateleira. Disponibilize nesse nível todos aqueles produtos de grande lucratividade, os de maior venda e aqueles que as pessoas compram por impulso.

Linha da cintura
Nessa parte da gôndola, podem ficar expostos os produtos bastante procurados pelos consumidores e que têm uma saída considerável.

Abaixo da cintura
Esse nível é reservado para aqueles produtos de cesta básica, que as pessoas sempre compram e que, normalmente, são mais baratos. Inconscientemente, os consumidores tendem a procurá-los nesse nível.

Chão
Coloque nelas os produtos mais pesados. Isso é importante para reduzir o risco de acidente com os clientes e até mesmo evitar que as prateleiras fiquem sobrecarregadas.

Entenda os diferentes modelos de organização das prateleiras
Agora que você conheceu os níveis das gôndolas, é interessante saber como os produtos podem ser organizados nas prateleiras.

Na horizontal
Não é uma boa pedida, uma vez que cada nível de uma gôndola representa um tipo de produto. Organizá-los dessa forma pode confundir o consumidor, afetando o impacto visual.

Na vertical
É uma organização bastante interessante, já que os produtos acompanham o consumidor durante a sua caminhada. É muito utilizada pelas grandes redes de supermercados e hipermercados.

Em blocos
Embora utilize todos os níveis da gôndola, é possível disponibilizar produtos semelhantes de uma mesma marca, organizando-os de acordo com a procura.

Por sazonalidade
Páscoa, festa junina, Natal… Há sempre uma data comemorativa e seus principais produtos devem ficar expostos de forma que o cliente consiga encontrá-los facilmente.

Aleatoriamente
Mais do que ser evitada, essa organização não pode acontecer no supermercado. Ela diminui as vendas, confunde muito os consumidores e faz com que o estabelecimento perca clientes.

Descubra quais são os pontos de maior circulação no supermercado
Todo estabelecimento tem um ponto de maior circulação de pessoas: uma área específica, um hall, um corredor maior ou algo assim. É preciso saber qual é o principal deles e mapeá-lo.

É possível utilizar esse espaço tanto para expor produtos com pouca saída ou em promoção quanto para colocar aqueles itens de maior lucratividade da loja.

Saiba o que expor nas pontas das gôndolas
As pontas das gôndolas são bastante disputadas, pois os clientes notam facilmente os produtos ali expostos e, muitas vezes, acabam os adquirindo. Alguns fornecedores até mesmo fazem parceria para que seus produtos sejam colocados nessa região.

Porém, para não causar um impacto visual negativo, exponha um ou dois produtos (no máximo). Mais do que isso acaba gerando confusão e os clientes desistem da compra.

Organize os produtos infantis
Itens (alimentícios ou não) infantis devem ficar na altura dos olhos das crianças, ou seja, abaixo da linha da cintura. Assim, eles podem escolher os produtos que querem adquirir.

Esses pequenos consumidores representam uma parcela grande nas compras por impulso. Adéque o posicionamento de doces, guloseimas e brinquedos em suas gôndolas.

Invista em vendas casadas
Amendoim e salgadinhos colocados estrategicamente perto da cerveja, atum e maionese dispostos próximos um do outro, temperos prontos colocados lado a lado com o pacote de arroz…

Essa estratégia de cross-merchandising realmente funciona e é bastante utilizada em grandes redes que sabem como aumentar vendas no supermercado. Vale a pena aplicá-las em seu estabelecimento.

Crie um planograma para desenvolver o layout das gôndolas e do supermercado
Um planograma nada mais é do que um documento, um desenho das gôndolas do supermercado. Ele facilita todo o processo de exposição das mercadorias e permite uma organização acertada.

Com relação ao layout do estabelecimento, o planograma é essencial para definir todas as áreas do supermercado, como entrada, corredores e suas respectivas sinalizações, áreas privadas, entre outros.

Lembre-se de manter a organização das gôndolas
Não há nada de errado em mudar o layout das gôndolas e a sua organização, mas fazer isso com frequência, bem como alterar a disposição dos produtos, acaba confundindo os consumidores, repelindo-os de seu estabelecimento e contribuindo para que eles esqueçam da sua marca.

Coloque tudo em prática
As pessoas tendem a procurar os estabelecimentos que mais agradam aos seus olhos e nos quais se sentem bem. Elas querem encontrar os produtos que compram com frequência — e também os lançamentos — de forma rápida e espontânea.

Se conseguirem se localizar dentro de sua loja e achar os itens que procuram, então voltarão e indicarão sua empresa para outras pessoas. Portanto, não há como negar que a perfeita organização das gôndolas, além de garantir maiores vendas, também ajuda a fidelizar clientes.

Agora que você já sabe como aumentar vendas no supermercado a partir da disposição das gôndolas e prateleiras, que tal aplicar tudo isso a seu favor? É muito provável que os resultados serão excelentes.

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