Vida de varejista não é fácil! É preciso sempre se adaptar e atualizar as estratégias para agradar aos consumidores e estar um passo à frente da concorrência.

Uma forma de fazer isso é utilizando as estratégias do marketing digital. O mundo on-line é um espaço incrível para faturar dinheiro e estar presente nesse ambiente se tornou uma necessidade para qualquer empreendedor de sucesso. 

Com as ferramentas digitais, a sua empresa vai vender mais. Ficou curioso para entender como? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como aumentar as vendas utilizando o marketing digital.

Entenda o que é marketing digital

O marketing digital é o conjunto de estratégias que se concretizam por meio de ferramentas on-line, com o objetivo de identificar novas oportunidades, construir e fortalecer uma identidade para a marca, atrair e fidelizar clientes.

Resumindo, toda ação que envolve mídias digitais e ferramentas da Internet para trabalhar em prol da divulgação de uma marca no ambiente virtual pode ser entendido como marketing digital.

Vários tipos de empreendedores têm recorrido a essas estratégias por custar muito menos que as mídias tradicionais e por atingir um número bem mais elevado de pessoas.

Descubra os benefícios do marketing digital para o varejo

Com as ferramentas do marketing digital, é possível aumentar a visibilidade da sua marca, direcionar a comunicação ao seu público-alvo e interagir em tempo real com os consumidores. Isso representa alcançar resultados superiores.

Além disso, é uma forma de desenvolver um relacionamento de confiança com o cliente e ter acesso rápido ao feedback dele sobre produtos e serviços.

A melhor notícia é que tudo pode se encaixar perfeitamente em seu planejamento financeiro empresarial, já que conta com um orçamento flexível. As ferramentas podem ser adaptadas à estratégia e à limitação da empresa, considerando sempre o comportamento do cliente.

Saiba como aumentar as vendas no varejo   

1. Segmente seu público

É importante saber que o comportamento dos consumidores é muito diferente, sendo que uma mesma estratégia pode ser muito atrativa para algumas pessoas e passar desapercebida por outras.

Assim, é fundamental segmentar o público para que as comunicações sejam bem direcionadas. Para isso, é preciso entender o comportamento dos consumidores dentro das redes sociais – seus hábitos, suas preferências, suas opiniões, a quais grupos pertencem.

Com essa segmentação, é possível definir grupos que possuem características semelhantes. Assim, fica mais fácil entender como essas pessoas se relacionam com certas categorias de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Uma forma de fazer isso é recorrendo à pesquisa de mercado. Desse jeito, você vai entender os motivos que levam o seu cliente à decisão de compra.

2. Crie personas

Com o público segmentado, é hora de definir as personas. A construção da persona (ou das personas, quando se trata de públicos diferentes) parte de um conjunto de características que formam o seu cliente ideal.

Para isso, são consideradas algumas características, como: faixa etária, sexo, região, renda, motivações, preferências, rotinas, preocupações, necessidades e objetivos.

As personas recebem nomes, rostos e são vistas como pessoas reais. A persona representa o seu público e, por isso, toda a sua comunicação deve ser direcionada a ela. Após criar a persona, você está apto a iniciar as campanhas.

3. Marque presença nas redes sociais

Sua marca está presente no ambiente digital? Estar off-line significa perder oportunidades, ou seja, perder dinheiro. Para a sua iniciação nesse mercado, é importante começar com a criação de páginas nas redes sociais mais conhecidas, como Facebook, Instagram e Twitter.

Para quem gosta de reduzir custos, essas ferramentas são gratuitas e oferecem a oportunidade de interações com diversos públicos. Mas, não basta apenas criar uma página e está tudo certo! É preciso alimentar o perfil com conteúdos relevantes, que vão à direção da sua persona.

3. Invista em marketing de conteúdo

Para marcar presença no mundo on-line, é preciso investir em marketing de conteúdo, o que significa criar conteúdos que sejam relevantes ao cliente.

Isso funciona da seguinte maneira: um consumidor busca um produto ou um serviço e quer entender sobre assuntos relacionados. Ele, então, procura por conteúdo, que pode ser mais direto, explicando o funcionamento de produtos e serviços, ou indireto, que são assuntos vinculados.

Esses conteúdos costumam estar em blogs. Ao chegar em um blog, esse cliente encontrará diversos conteúdos que, para ele, são importantes. Por isso, é preciso não só alimentar o blog com conteúdos relevantes, como também divulgar conteúdos atualizados e explicativos.

Isso pode ser feito por meio de posts, e-books, vídeos, infográficos, podcasts, entre outros meios. A escolha pela melhor forma de conteúdo vai depender da persona.

4. Utilize links patrocinados

Além de contar com as ferramentas gratuitas, é relevante investir também em ferramentas pagas, que trazem resultados bem direcionados. Uma maneira de fazer isso é utilizando links patrocinados.

Um exemplo bem conhecido é o Google AdWords. Ele funciona como links patrocinados que exibem anúncios relacionados apenas às palavras-chave buscadas no Google. Você pode definir outras táticas para esses anúncios aparecerem, como dia da semana, hora da busca, dispositivos, limitação de orçamento, entre outras diretrizes.

A importância dos links patrocinados é que eles direcionam o tráfego imediatamente para sua página. Você também pode recorrer a outros formatos que também contam com orçamento flexível, como os banners em sites parceiros do Google. Em uma mesma campanha, é possível utilizar diversas estratégias combinadas.

5. Teste as estratégias

As ações on-line sempre deixam rastros. É possível saber como um visitante chegou ao site, quais são os endereços mais acessados e quais são as ações do consumidor em uma página. Assim, se torna mais fácil fazer testes e ver o que agrada mais ao cliente, o que ele tem buscado mais.

Uma excelente ferramenta gratuita para obter essas métricas é o Google Analytics. Com ele, você pode acompanhar a quantidade de visitas e o tempo que o usuário ficou em seu site. 

Agora que você já entendeu como aumentar as vendas utilizando o marketing digital, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a colocar em prática as dicas deste post e veja os benefícios para o seu negócio.

Se você curtiu esse post sobre marketing digital, continue com a visita em nosso site e entenda como aumentar as vendas da sua empresa!

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