Como criar um cardápio de padaria irresistível e se destacar e diferenciar da concorrência atraindo parcela significativa do público consumidor e consequentemente aumentando o faturamento e os lucros do negócio?

No artigo de hoje, apresentaremos aos nossos leitores, algumas dicas importantes para a elaboração de um cardápio de padaria, realmente encantador. Quando falamos em cardápio, não estamos falando apenas daquele em papel que você está acostumado a ver em restaurantes e pizzarias, mas sim em uma grande variedade de produtos inigualáveis oferecidos pelo seu estabelecimento.

Ao longo dos anos, as padarias vêm se reinventando e, nessa hora, é importante saber como elaborar um bom cardápio de padaria. Ainda que a tradicional padaria seja um empreendimento importante para qualquer bairro, existem diversas outras formas que podem ajudar a otimizar as vendas.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e portanto, para sobreviver e se destacar no mercado, é preciso ter muita criatividade e diferenciais a oferecer. Então, vamos conhecer algumas dicas para montar um cardápio de padaria atrativo:

Mix de produtos diversificado

Um dos maiores segredos dos líderes de mercado, está justamente em oferecer uma grande variedade de produtos aos seus clientes. Para que uma padaria possa tornar-se um negócio altamente lucrativo, você deve fugir do óbvio. Há muito tempo a padaria deixou de ser uma revendedora exclusiva de leite e pão francês. É preciso muito mais, para atrair clientes e fidelizá-los.

Portanto, invista em um mix variado de produtos, é preciso oferecer diversos tipos de pães doces e salgados, diversos tipos de leite, iogurte, queijos, presuntos, biscoitos, achocolatados, café, bolos, tortas e salgados. Quanto maior o mix de produtos oferecidos, maior será o seu ticket médio e o número de clientes que visitam a sua padaria, que com o tempo acaba virando uma verdadeira referência na região.

Se desejar incrementar ainda mais as vendas e o cardápio de sua padaria, aposte na venda de produtos também por encomenda, atendendo pedidos de clientes que desejam fazer uma festa ou então um coffee break.

Preocupação com a qualidade

Oferecer um mix diversificado de produtos, é um dos primeiros passos para montar um cardápio de padaria que realmente, chame à atenção do público, mas somente diversificar pode não ser o suficiente, é preciso ir além!

Esteja sempre muito preocupado, com a qualidade dos seus produtos. Todos os produtos comercializados em uma padaria, precisam oferecer uma experiência inigualável em termos de sabor, além de estarem sempre fresquinhos. Portanto, invista na capacitação da sua equipe de produção e tenha cuidado para não expor à venda produtos que já passaram de sua validade ideal para o consumo.

Saiba reconhecer as necessidades momentâneas de mercado

Para incrementar as vendas e diversificar o seu cardápio de padaria, saiba reconhecer certas épocas do ano, que demandam produtos diferenciados que podem ser comercializados por uma padaria.

No período de festas juninas, por exemplo, você pode apostar em doces e bolos típicos, enquanto que na páscoa a procura será maior por canjicas e chocolates, e no natal, por pratos e doces saborosos para à mesa natalina, como por exemplo, a rabanada.

Mas, não devemos apostar somente nas datas festivas, é preciso analisar as novas tendências do mercado. Podemos perceber, por exemplo, que nos últimos anos a procura por alimentos fitness e saudáveis, vem crescendo bastante, portanto, é preciso entender a importância de investir em produtos que atendem este segmento, como os lights, diets, orgânicos, sem glúten, veganos e para intolerantes à lactose.

Montando um cardápio de padaria irresistível

Agora que você já tem algumas ideias para diversificar os produtos oferecidos por sua padaria, é hora de elaborar um cardápio irresistível, que saiba apresentar seus produtos e chamar a atenção do público consumidor.

Escolhendo o design adequado

É muito importante, montar um cardápio de padaria profissional, portanto, nada de tentar fazer isso sozinho. É preciso investir na contratação de um profissional ou agência em design que possua experiência no segmento e boas recomendações.

Este tipo de profissional poderá ajudar você dando algumas dicas relacionadas a montagem de um cardápio de padaria realmente atrativo para os clientes.

Pode parecer, estranho, mas até mesmo as cores de um cardápio podem fazer a diferença!

Invista em fotos de qualidade e alta resolução

Outro segredo para a confecção de um cardápio de padaria profissional, diz respeito as fotos de cada produto que serão apresentadas.

Para esta etapa, sugerimos que você conte com um profissional da área de fotografia, pois por mais que você tenha um bom equipamento e goste de tirar fotos, um fotógrafo conhece algumas técnicas que podem realmente fazer a diferença na apresentação dos seus produtos em um cardápio.

Em um cardápio, uma boa foto pode ser capaz de fazer o cliente decidir pela compra de um produto, que até então nem cogitava, apenas por curiosidade em experimentar, algo que parece muito atrativo e saboroso.

Selecione os produtos e crie uma classificação

Um bom cardápio de padaria, não precisa e nem pode ser um livro ou uma verdadeira enciclopédia, então por mais que o seu estabelecimento ofereça um mix completo e variado de produtos, é necessário selecionar aqueles que devem ser apresentados no cardápio.

Portanto, na hora de escolher os itens para montar um cardápio de padaria, aposte naqueles produtos que todos procuram, mas também em alguns itens que ajudem a diferenciar o seu negócio dos demais estabelecimentos da região.

É importante também, manter a organização do seu cardápio de padaria, dividindo e classificando os itens de acordo com alguns critérios. Uma boa sugestão é dividir os itens por setor, como por exemplo: Pães, bolos e doces, frios e bebidas.

Com uma boa divisão por setores, seu cardápio torna-se mais atrativo e fica muito mais fácil para o cliente localizar o produto que ele procura.

Conclusão

Agora que você já sabe a importância e de um cardápio de padaria de alta qualidade e também conheceu diversas dicas para incrementar o seu negócio, atraindo um número cada vez maior de clientes e tornando-se uma verdadeira referência, é hora de colocar literalmente a mão na massa e colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática!

Para manter-se sempre atualizado com as maiores novidades do mercado e receber outras dicas sobre o seu ramo de atividade, continue visitando o nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.