Expandir um negócio traz riscos, oportunidades e dúvidas. É preciso esclarecer alguns aspectos envolvidos antes de tomar decisões que podem realmente comprometer o futuro do negócio.

Como expandir meu negócio? A decisão de expandir pode ser motivada por diversas razões. No entanto, saber como expandir é extremamente importante para manter o sucesso e a saúde financeira do negócio. Saber como expandir, mudar e se adaptar é essencial para evitar possíveis chances de seu negócio ficar para trás diante de grandes mudanças no mercado ou da ascensão de um concorrente forte.

Expandir pode parecer muito desafiador visto que envolve aumentar a carga de trabalho, o número de funcionários e as despesas, além de ser preciso alocar um valor significativo para investimento em um espaço maior ou novas lojas. Para isso, pode ser considerada a opção de pegar empréstimos ou fazer financiamentos.

Portanto, é vital escolher o momento apropriado para expandir o negócio seguindo um planejamento específico para as circunstâncias do seu negócio e seu mercado, preparando o caixa da empresa para os desafios a curto prazo e conhecendo o tempo necessário para se estabilizar financeiramente.

Neste artigo, conheça 4 razões para expandir seu negócio e 5 dicas de como expandir da melhor forma.

4 razões para expandir meu negócio

Análise da demanda

Os clientes vêm de longe para comprar em sua loja? Você faz muitas entregas quase inviáveis em razão das longas distâncias? Precisa recusar diversos pedidos de entrega justamente pela distância? Isso pode indicar que há mercado para seus produtos em locais que até então poderiam estar fora do seu radar. Fazendo uma análise da demanda com base em dados do mercado, da região, dos clientes e prospectos, o empreendedor deve decidir qual é a melhor forma de atendê-la.

Lucro estável

Um recente aumento nos lucros ou alguns meses de estabilidade não são suficientes para justificar uma expansão dos negócios, visto que esses fatores podem ser temporários ou sazonais. Por outro lado, manter uma margem de lucro favorável no decorrer de meses ou anos é um indicativo de que o empreendedor está acertando e a operação talvez possa ser replicada com sucesso.

Sobrecarga de trabalho

Você e seus funcionários estão sempre ocupados? Os telefones da empresa não param de tocar? Você precisa recusar muitos convites e oportunidades para o negócio por causa da falta de tempo? Supondo que isso não seja o resultado de um gerenciamento de tempo falho, mas sim as consequências de administrar um negócio popular e de boa reputação, pode ser a hora de pensar em criar novos cargos, ampliar as atividades e delegar novas tarefas.

Demanda por produtos ou serviços relacionados

Se as vendas de seus produtos ou serviços principais tiverem desempenho melhor do que o esperado, talvez você deva analisar a inclusão de outros produtos relacionados para conquistar mais uma fatia do mercado. Isso envolve estudos a respeito da demanda e da viabilidade de comercializar novos itens, mas expandir sem fugir do foco principal pode ser menos arriscado e trazer resultados mais previsíveis.

5 dicas de como expandir meu negócio

Aumente a oferta de produtos

Uma das maneiras mais tradicionais é justamente trabalhar com novos tipos de produtos que complementem o que você já oferece. Para aplicar essa medida, considere os produtos desejados pelos clientes e os valores favoráveis para ambas as partes, visto que se o empreendedor apenas considerar sua margem de lucro ao precificar, o público-alvo pode preferir continuar comprando com os concorrentes.

Além disso, baseie as mudanças e novidades em pesquisas de mercado, opiniões profissionais e dados que façam sentido para a região em que seu negócio atua e a realidade que ele enfrenta.

Se você cair na conversa de certos fornecedores e representantes de vendas, pode investir alto em produtos que não trarão o retorno esperado e isso pode prejudicar o caixa da empresa por bastante tempo.

Atenda um nicho de mercado

Como expandir meu negócio apostando em alternativas diferentes? Uma maneira é por restringir sua operação a um tipo muito específico de cliente. O nicho de mercado é o resultado da otimização do mercado, ou seja, está relacionado a um “subconjunto” para o qual um produto ou serviço está direcionado.

O lado positivo de restringir a operação é que provavelmente seu negócio terá que lidar com menos concorrência. No entanto, é preciso considerar também a necessidade de se esforçar mais para chegar ao público-alvo, fortalecer sua marca e estimular a propaganda boca a boca para que sua iniciativa cresça e prospere.

Invista em um novo mercado

Entrar em um novo mercado significa vender seus produtos para novos clientes. Isso pode envolver tanto fazer negócios em um novo local quanto fazer negócios por meio de um novo segmento de mercado.
Expansões para novos lugares acontecem o tempo todo. Nós vemos empresas de médio porte buscando estar presentes em locais estratégicos da região onde atuam, desenvolvendo uma identidade, deixando sua marca e criando uma conexão com o público-alvo.

Também é possível expandir por adicionar novas seções à sua loja, seja com produtos já vendidos pelos concorrentes, seja com novidades. De ambas as formas, é possível causar grande impacto no mercado e chamar a atenção do público, portanto certifique-se de causar uma boa impressão àqueles que vierem conferir os novos produtos e os incentive a retornar mais vezes.

Feche parcerias

Como expandir meu negócio por meio de parcerias? Fechar parcerias com outras empresas pode fornecer acesso a novos locais e novos mercados consumidores. Nessa estratégia, o investimento pode envolver menos dinheiro do que tentar expandir “sozinho”, mas certamente é preciso considerar com seriedade as consequências e implicações de fazer parcerias nos negócios.

Além disso, identificar as empresas com as quais é possível, viável e seguro fechar parcerias não é uma tarefa fácil, visto que diversos aspectos devem ser analisados, e conseguir chegar a um acordo com as empresas certas também é um desafio.

Adquira outra empresa

Ao comprar uma outra empresa, o empreendedor pode multiplicar suas possibilidades de maneira repentina. Embora essa afirmação seja verdadeira, essa medida deve ser muito bem pensada, levando em consideração diversos dados reais e atuais a respeito do negócio a ser adquirido para que o investimento não seja em vão.

Você precisa buscar por uma empresa relacionada ao mercado que seu negócio já atende. Precisa analisar a situação financeira da empresa a ser adquirida. Precisa refletir também em quais serão os reflexos desse meio de expansão para o seu próprio negócio.

Salvar uma outra empresa da falência, aproveitando a infraestrutura e os produtos existentes e economizando uma grande quantia de dinheiro pode parecer uma oferta bastante tentadora. Mas seu foco deve ser expandir e beneficiar a sua própria empresa, portanto analise, planeje, seja cauteloso e não troque o certo pelo duvidoso.

Como vimos neste artigo, existem diversos fatores envolvidos na expansão de um negócio. Existem dicas e ideias que podem ser adequadas a vários contextos, mas cada caso precisa ter suas particularidades analisadas e os empreendedores também precisam considerar, entre outros aspectos, os valores envolvidos na expansão do negócio para tomar a melhor decisão.

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