De acordo com o Dicionário Online de Português, motivação é “o despertar do interesse por algo; reunião de razões pelas quais alguém age de certa forma”. Assim sendo, entendemos que motivação é essencial para qualquer profissão. Então, como motivar os funcionários da sua empresa?

Manter os seus colaboradores motivados é muito importante para um time engajado e uma clientela satisfeita com o seu estabelecimento. Quando se há motivação em um ambiente de trabalho, o fluxo flui muito melhor e isso acaba refletindo no resultado final dos seus negócios.

No comércio varejista, a equipe de funcionários tem contato direto com os clientes finais. Nesse caso, a necessidade de motivação acaba sendo ainda maior, pois a partir do momento em que as pessoas percebem a insatisfação da equipe, acabam se desmotivando e não adquirindo seus produtos ou serviços.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas preciosas para que você saiba como motivar os funcionários e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento. Se esse é um assunto que lhe interessa, não deixe de acompanhar e sanar as suas dúvidas.

O que faz a equipe se sentir desmotivada

Vários motivos podem fazer a sua equipe se sentir desmotivada. Listamos abaixo os principais:

  • salários abaixo do esperado;
  • nenhum plano de carreira;
  • sobrecarga de trabalho;
  • problemas pessoais;
  • ambiente de trabalho ruim;
  • falta de reconhecimento do trabalho.

A importância de ter funcionários motivados e satisfeitos

Hoje em dia, toda e qualquer empresa tem uma grande quantidade de concorrentes. Sendo assim, é muito fácil para que os clientes, quando se sentem incomodados com as atitudes do funcionário, mudem de estabelecimento e não fechem negócio em um determinado local.

Funcionários desmotivados são mal humorados, trabalham sem vontade, não fazem suas tarefas de forma satisfatória, atendem mal os seus clientes e podem prejudicar os seus negócios de várias formas. Por isso, é muito importante manter a equipe motivada e satisfeita.

Saber como motivar os funcionários é tarefa dos recursos humanos e também do próprio empreendedor, uma vez que isso afeta diretamente os negócios. Se você deseja se destacar no seu segmento, é muito importante fazer com que sua equipe se sinta feliz em trabalhar para você.

Principais vantagens de ter colaboradores que gostem de trabalhar na sua empresa

Ter colaboradores felizes só traz vantagens, tanto para os funcionários no campo pessoal e profissional, como para a sua própria empresa.

Então, por que não deixá-los motivados em trabalhar para você, garantir clientes satisfeitos e aumentar os negócios fechados em seu estabelecimento?

O que muda para o funcionário:

  • passa a se engajar melhor com a equipe;
  • começa a se valorizar mais;
  • tem um crescimento pessoal mais satisfatório;
  • organiza melhor o seu tempo;
  • fica motivado a se qualificar mais para a função (e até mesmo para cargos mais altos);
  • se acalma um pouco mais, não tendo crises de ansiedade ao ter que ir trabalhar.

O que muda para a empresa:

  • aumenta a produtividade;
  • passa a contar com um ambiente de trabalho mais harmônico;
  • reduz os custos operacionais e trabalhistas;
  • diminui a rotatividade de funcionários;
  • passa a ter colaboradores mais comprometidos com o seu trabalho, cumprindo suas tarefas com mais qualidade;
  • fideliza os clientes;
  • aumenta o fechamento de negócios.

Como motivar os funcionários e obter mais lucro

Existem algumas práticas que você, como empresário, e a equipe de recursos humanos da sua empresa, podem aplicar no dia a dia para motivar os funcionários e deixá-los satisfeitos com o trabalho que exercem. Confira 7 dicas para satisfazer a equipe!

01. Mensure metas atingíveis

É imprescindível definir metas, mas elas precisam ser alcançáveis. Não adianta sonhar alto e querer atingir objetivos que não condizem com a realidade do seu empreendimento. Os funcionários não são mágicos.

Uma boa dica é permitir que os próprios colaboradores lhe ajudem com essa tarefa, apresentando suas habilidades e fazendo uma média das metas alcançadas. Fica muito mais fácil mensurar algo que possa ser atingido.

02. Forneça equipamentos que facilitem os processos

Para que as metas e objetivos sejam atingidos, é importante fornecer equipamentos e subsídios para que os colaboradores consigam atingi-los ou superá-los. Invista em telefonia para a equipe externa, internet de qualidade, softwares de gestão empresarial, entre outros.

Isso tudo é necessário para que uma empresa se destaque nos dias de hoje, tenha um espaço no mercado e consiga funcionários qualificados e que se importem com seus trabalhos.

03. Oferecer benefícios e bonificações

Sempre que um funcionário conseguir superar as metas estabelecidas, é interessante oferecer algum benefício ou bonificação para que ele tenha o seu trabalho reconhecido.

Bons descontos no seu próprio negócio, cartões pré-pagos com valores carregados em outro estabelecimento, brindes, pequenos presentes ou até mesmo uma remuneração extra em dinheiro no seu próximo salário são boas alternativas.

04. Fornecer feedbacks de tempos em tempos

É muito importante que você acompanhe o trabalho de cada um dos funcionários e forneça feedbacks de tempos em tempos para que eles possam continuar o que está bem feito ou consertar os seus erros.

Sempre que tiver uma crítica, faça-a de forma educada e leve, de preferência no privativo, longe da equipe. Saiba reconhecer também um trabalho bem feito e cumprimente o colaborador em questão.

05. Descontraia o ambiente

Nada pior que um clima tenso no trabalho. Então, faça o possível para descontrair o ambiente e deixar os funcionários mais relaxados. Uma boa dica é contratar uma equipe para aplicar ginástica laboral algumas vezes por semana.

Lanches, petiscos e guloseimas inesperados, alguns minutos de descanso, brincadeiras e dinâmicas de grupo, música ambiente relaxante, tudo isso proporciona um clima agradável e feliz.

06. Procure saber das necessidades pessoais de cada funcionário

Estar por dentro da vida pessoal de cada funcionário é necessário para um trabalho satisfatório. Conhecer suas dificuldades e necessidades ajuda a entender o que está acontecendo caso algo esteja errado.

Nem sempre a empresa consegue resolver os problemas do colaborador, mas, sempre que possível, é interessante ajudá-lo a solucionar. Poder ouvi-lo já é um bom começo.

07. Comemore as vitórias junto com a equipe

Sempre que as metas forem atingidas de forma coletiva, toda vez que a empresa ganhar algum prêmio ou reconhecimento, quando um cliente fizer um elogio, comemore junto com toda a equipe.

A vitória é de todos, mesmo que ela seja alcançada por um ou alguns funcionários em especial. É muito importante que eles saibam que estão apoiados para que possam superar os seus limites.

Essas são as nossas dicas para que você consiga conquistar os colaboradores que trabalham no seu empreendimento. Aplicando-as no seu cotidiano, você passa a perceber o que funciona e desenvolve suas próprias práticas. Compreensão e empatia são palavras-chave nessa jornada.

Agora que você já sabe como motivar os funcionários da sua empresa para que a equipe se sinta à vontade e ajude o seu empreendimento, curta a nossa página no Facebook e continue sua caminhada para o sucesso.

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