Você sabe como será o consumidor do futuro? Prever as tendências dos consumidores e se antecipar para atendê-las, é algo que todas empresas buscam fazer.

Entretanto, em um mundo com mudanças acontecendo de forma tão rápida, pode ser um pouco difícil definir como será esse consumidor ou quais serão suas características.

São muitas as perguntas a serem feitas. Como será a sua jornada de compra? Onde ela começa e termina? E foi pensando nisso, que a RCKY decidiu escrever este artigo.

O consumidor do futuro está no e-commerce

Vamos começar com o básico que todos devem saber: O consumidor do futuro está no e-commerce. Isso significa que a presença na internet é indispensável para alcançá-lo.

Considere por exemplo que a cada ano as vendas online apenas aumentam continuamente, tendo crescido só no primeiro trimestre de 2022 por volta de 12,6%.

De acordo com dados recentes, nesse período, o faturamento de quase 40 bilhões de reais foi feito por algo em torno de 90 milhões de compras, mesmo com a volta das lojas físicas.

A questão que precisa ser considerada aqui é que, essa tendência só irá aumentar cada vez mais conforme o restante do mundo for se conectando e com a nova geração.

Considere ainda que o consumidor pode começar a sua jornada de compra de uma forma e terminar de outra, percorrendo um caminho que é completamente não linear.

Isso acontece quando ele faz uma compra online e vai buscar na loja, ou então começa suas buscas na loja e termina a compra no conforto da sua casa.

Inclusive, vale destacar que um dos meios mais utilizados pelas pessoas hoje são as redes sociais, que servem em especial para saber mais sobre itens desejados.

As redes sociais como ferramentas de venda

Algo que as empresas não podem subestimar é que a relação com o consumidor do futuro é especialmente nutrida pelas redes sociais. Seja uma relação pessoal ou comercial.

Não é à toa que existem tantas redes sociais disputando a atenção das pessoas, sendo muito importante conhecer o público-alvo da empresa para saber em quais elas estão.

Considere, por exemplo, que em 2021 o TitkTok chegou a superar o Google e o Facebook como o site mais visitado e a rede social mais popular, respectivamente.

Nesse sentido, algo que deve ser observado com atenção, é que o consumo de vídeos pela internet aumentou em mais de 84% nos últimos 3 anos, provando o sucesso do formato.

Uma das formas de se aproveitar dessa tendência, é começando a apostar no live commerce, ou em vídeos gravado que mostrem o segmento da sua loja e uso dos produtos.

O impacto da geração Z

Algo que ainda precisa ter o seu impacto calculado de forma correta, é a influência que a geração Z terá no consumo, já que ela chega com hábitos muitas vezes bem diferentes.

A questão central aqui é que a geração Z é o mais próximo que temos de uma definição de consumidor do futuro. Isso porque esses indivíduos nasceram no começo dos anos 2000.

De modo geral, ela já entrou no mercado de trabalho, possui poder aquisitivo, forma uma grande parte dos consumidores atualmente, e terão ainda mais influência no futuro.

Alguns pontos a serem considerados sobre a geração Z:

  • Eles prezam por experiências;
  • Consideram o seu próprio tempo mais precioso;
  • Se importam com o impacto das empresas no meio ambiente;
  • Preferem produtos que demoram para ser descartados.

Isso basicamente significa que não é tão fácil conquistar dinheiro dessa nova geração de consumidores. O consumidor do futuro não aceita qualquer coisa.

Os 4 perfis do consumidor do futuro

Vamos listar agora os quatro perfis do consumidor do futuro, de acordo com a consultoria WGSN, que é referência global em tendências.

1. Reguladores

Esses indivíduos nasceram de uma situação de incertezas econômicas e grandes mudanças no mundo, que podem tê-los deixado sem chão em algum momento.

Por conta disso, hoje eles possuem uma grande consistência nos seus hábitos de vida, o que se reflete nos hábitos de consumo. É um mecanismo de sobrevivência.

2. Conectores

Essas pessoas, apesar de viverem em um mundo altamente conectado e constantemente bombardeado com informações não filtradas, não sofrem de ansiedade.

Elas são avessas a decisões apressadas, o que não significa que sejam preguiçosas. Pelo contrário, elas são pessoas determinadas a reescrever o empreendedorismo.

3. Construtores de memórias

Esse é um perfil de consumidor um pouco mais recente, pois, por mais que ele seja considerado geração Z, sua definição parte do pós-pandemia e pós-lockdown.

Por conta do isolamento, essas pessoas acabaram se voltando muito mais para suas famílias, por conta da culpa e do remorso, sentimentos que afloraram.

4. Neo-sensorialistas

Entre os perfis do consumidor do futuro, neo-sensorialistas talvez sejam os mais conscientes, pois, por mais que adorem e usem tecnologia, não dependem dela.

Na realidade, o que esse tipo de consumidor preza é um tempo para si mesmo longe do mundo virtual. Ele não quer perder a conexão e as benesses do mundo real.

Quais são os sentimentos do consumidor do futuro?

Por fim, algo que é muito importante para o marketing na hora de definir um perfil de público-alvo e persona, é conhecer o sentimento predominante das pessoas.

No caso, existem alguns sentimentos que são mais predominantes na definição do consumidor do futuro. De acordo com a WGSN, eles são:

  • O choque com o futuro: Dificuldade para lidar com as rápidas mudanças e o alto grau de adaptação exigido, além das difíceis condições econômicas;
  • Excesso de estímulos: A conectividade gerada pela internet abriu muitas possibilidades audiovisuais e de comunicação, criando infinitos estímulos;
  • Otimismo realista: A capacidade de aceitar o sofrimento da realidade, sem, no entanto, se deixar ser esmagado por ela e assim ficar sem reação;
  • Encantamento: Por causa do excesso de estímulos, ser capaz de aproveitar algo de forma plena se tornou difícil. O consumidor do futuro busca encantamento.

Claro que isso é uma generalização de novos sentimentos. Não pense que esse novo tipo de consumidor é um completo alienígena. Algumas coisas nunca vão mudar.

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