Como montar um delivery em 2021? Essa é a resposta que muitos empreendedores estão procurando.

Em tempos de pandemia e restrições na circulação de pessoas e no funcionamento de estabelecimentos, o delivery é uma alternativa importante para manter os negócios em funcionamento.

Se o delivery já fazia sucesso antes mesmo da pandemia, o seu sucesso é ainda maior agora, tendo em vista que muitas pessoas que antes não utilizavam o delivery, criaram o hábito de pedir refeições em casa.

Na prática, o que era uma tendência se transformou em necessidade, contribuindo para que o delivery brasileiro engatasse um forte crescimento recente.

Dados do setor demonstraram crescimento de 155% no número de novos usuários nas plataformas delivery, enquanto que o número de usuários alcançou crescimento de 975% no último ano.

Devido ao resultado recente, o Brasil consolidou-se como uma potência do delivery na América Latina em 2020 e pelo que tudo indica deve continuar a passos largos em 2021.

Aproveitando o crescimento e a alta demanda desse setor, a RCKY preparou um conteúdo completo para ajudar você a montar um delivery sem precisar investir alto para isso. Não deixe de conferir!

1.Planejamento e pesquisa de mercado

Elaborar um planejamento detalhado, pesquisar o mercado, conhecer a necessidade dos consumidores e encontrar oportunidades é o primeiro passo para quem deseja montar um delivery e por sinal, qualquer outro tipo de negócio.

Sendo assim, antes de colocar as mãos efetivamente na massa, planeje o seu novo negócio com cuidado e a atenção necessária para que tudo saia do papel da forma que você sempre sonhou.

Faça um levantamento completo que envolva os seguintes pontos:

  • Identifique e conheça o seu público alvo;
  • Analise a concorrência e crie diferenciais competitivos;
  • Identifique os melhores fornecedores do mercado;
  • Estime o investimento necessário para colocar seu delivery em funcionamento.

Realizar um levantamento completo ajudará você a montar um delivery assertivo, capaz de encantar e atrair os clientes, gerando lucro e bons resultados para o seu negócio.

2.Você pode começar da sua própria cozinha

Uma das principais vantagens do delivery em termos de custo, consiste na não obrigatoriedade de aquisição ou locação de um ponto comercial, ao menos na fase inicial do negócio.

Muitos empreendedores iniciam no delivery utilizando o espaço e os utensílios da própria cozinha de casa, escolha que contribui significativamente para redução de custos.

A depender do seu orçamento inicial, você pode fazer o mesmo, abrindo mão de alugar um ponto comercial para iniciar na cozinha de casa. Você poderá migrar para um espaço maior, após o volume de pedidos e clientes começar a crescer.

3.Escolha uma plataforma para receber pedidos

Estabelecimentos que atuam no delivery fazem uso de diversas modalidades de contato para receber pedidos, dentre elas:

  • Telefone;
  • WhatsApp;
  • Aplicativos.

Você pode escolher uma delas ou combinar todas as formas de contato possível para receber mais pedidos. No entanto, para quem está começando e não pode investir alto, o uso de aplicativos pode ser a melhor opção.

Aplicativos como o iFood e o Rappi contam com boa visibilidade no mercado, o que pode ser importante para que o seu delivery comece a receber os primeiros pedidos.

Além disso, essas plataformas também oferecem serviços de entrega, o que pode ser útil para quem ainda não pode contar com um entregador próprio.

No entanto, é importante destacar que os principais apps de delivery do Brasil cobram uma porcentagem sobre cada pedido para remuneração e custeio dos seus serviços.

4.Cuide da apresentação dos pedidos e embalagem

Ao montar um delivery, mesmo que com baixo investimento, você não deve abrir mão da qualidade da embalagem.

Garantir a boa apresentação dos produtos e também que eles cheguem até os clientes sempre quentinhos e em perfeito estado é um dos maiores segredos do delivery.

Para isso, selecione alguns tipos de embalagem que caibam no orçamento do seu negócio, faça testes e veja qual é a mais adequada para armazenamento e transporte dos seus pedidos entre a cozinha e o endereço do cliente.

O ideal é encontrar uma relação de equilíbrio entre custo e benefício para garantir o sucesso e a lucratividade do seu restaurante.

5.Invista em marketing digital e nas redes sociais

Ao montar um delivery você também não pode abrir mão de uma boa estratégia de marketing e divulgação para o crescimento do seu negócio.

Dentre as melhores práticas de marketing da atualidade, podemos destacar o uso das redes sociais. Marcar presença em redes, como o Instagram e o Facebook é praticamente um item obrigatório para quem deseja montar um delivery de sucesso.

A boa notícia é que você pode começar a divulgar o seu delivery nas redes sociais sem precisar realizar qualquer investimento para isso.

O segredo, é fazer publicações de boa qualidade, com o máximo de profissionalismo possível, divulgar os produtos e as formas de contato com o seu estabelecimento e interagir bastante com o público. Confira algumas dicas:

  • Curta, compartilhe e responda comentários;
  • Responda também às mensagens que chegam via direct;
  • Crie stories e publicações divertidas para chamar a atenção do público;
  • Responda também os comentários negativos, e sempre tente compensar o cliente;
  • Crie sorteios, ofereça descontos e deixe a criatividade fluir.

Aproveite os benefícios e a visibilidade das redes sociais para conquistar muitos clientes e impulsionar o crescimento do seu delivery!

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