Apesar de ser tradição na Itália, as massas são amplamente consumidas no Brasil e no mundo.

Quem nunca viu uma lasanha, um nhoque ou mesmo um clássico macarrão espaguete no almoço da família não é mesmo?

Por isso, um negócio nessa vertente gastronômica sempre pode ter sucesso, desde que sua comida seja servida com amor e dedicação.

Enfim, abrir um restaurante próprio é o sonho de muita gente. Além disso, a comida em delivery é, sem dúvida, uma modalidade de venda que cresce cada vez mais, ainda mais quando o assunto é o setor gastronômico.

De fato, a modalidade já é praticada em mais da metade dos estabelecimentos que vendem comida no país. Juntando ao contexto atual da pandemia de Covid-19, a procura pelos serviços de entrega subiu consideravelmente.

A seguir, veja 10 passos certeiros de como vender mais no seu delivery de massas, com uma alta taxa de sucesso, desde o começo!

1.Pense em algo grande, porém, comece pequeno

Muitos donos e donas de restaurantes enxergam no delivery uma maneira de aumentar a clientela e os lucros. Pois os investimentos em serviços de entrega são relativamente baixos. Contudo, qualquer investimento necessita de análise cuidadosa e planejamento.

Na verdade, uma boa estratégia é começar a entrega de suas massas em um raio não muito grande. Comece entregando no seu bairro ou região.

Assim, você terá um parâmetro inicial para depois aumentar esse raio de alcance.

Depois, avalie seus resultados. Se atente também aos dias da semana em que houve mais procura.

A partir do momento em que você viu que o investimento está valendo a pena, comece a expandir o alcance de suas entregas. Bem como o cardápio de massas oferecido na modalidade delivery.

2.Cuide bem da divulgação

As redes sociais vieram pra ficar! Portanto, não pense duas vezes em criar páginas no Instagram e no Facebook. Dessa forma, o seu serviço se tornará cada vez mais conhecido.

Você sabia que as principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram já reúnem milhões de usuários no Brasil e bilhões ao redor do mundo?

Você já pensou na visibilidade que boas estratégias de marketing nas redes sociais podem gerar para o seu restaurante?

Investir no marketing por meio das principais redes sociais pode ser simples e gera excelentes resultados, difícil é encontrar pessoas que não utilizam diariamente as redes sociais e restaurantes lucrativos que não marcam presença nas redes!

Além disso, invista também em anúncios pagos. Uma vez que você tem um bom portfólio, com texto, fotografia e vídeos de qualidade, o retorno dos anúncios é praticamente garantido.

3.Ofereça um diferencial para o seu cliente

O mercado gastronômico brasileiro só cresce. Com isso, a concorrência também. Portanto, para que suas massas tenham destaque, ainda mais no que se refere ao delivery, mostre um diferencial.

Pode ser tanto nos pratos que você serve, quanto na forma como você apresenta seu restaurante nas redes. Bem como no atendimento físico.

Uma boa estratégia nesse sentido é oferecer promoções, brindes e descontos. Afinal, essa é uma ótima forma de conquistar e fidelizar clientes.

4.O papel das embalagens em um delivery de massas

Embalagens apropriadas podem parecer algo óbvio. No entanto, é preciso ter muito cuidado, afinal uma embalagem de má qualidade pode deixar o seu cliente muito insatisfeito ao receber o pedido.

Por isso, faça vários testes para se certificar que a embalagem que você usa não permite vazamentos, e coisas do tipo.

Veja também qual material é o mais adequado: papel, papelão, isopor, plástico, etc.

Quando os pedidos são transportados em embalagens inadequadas, o seu conteúdo esfria rapidamente e o pedido ainda corre o risco de chegar revirado  para o cliente.

Não permita que isso aconteça com o seu delivery de massas, aposte em embalagens de boa qualidade e que contribuam para que o pedido chegue ao cliente exatamente da mesma forma que saiu do seu estabelecimento.

Se possível, aposte em embalagens personalizadas, para demonstrar profissionalismo e um diferencial.

Uma outra ideia no quesito embalagem, é pensar no meio ambiente.

Embalagens ecológicas são garantia de sucesso, pois transmitem para os clientes o compromisso e a responsabilidade do seu delivery de massas com o meio ambiente.

Ainda falando sobre embalagens, uma tendência que chegou a algum tempo mas veio para ficar, é a “comida na caixa”, são caixinhas no estilo “comida chinesa” mas que também servem para qualquer ramo alimentício.

Se trata de um modelo prático, que traz ao mesmo tempo muito estilo para o seu produto, além de manter muito bem a temperatura.

5.Conte também com aplicativos

Aplicativos e serviços terceirizados de entrega também vieram para ficar. Por isso, aposte neles. Afinal, sistemas como iFood, Rappi e Uber Eats têm um grande contingente de público.

Além disso, uma ferramenta simples e gratuita que você também pode usar para começar, é o WhatsApp.

Entenda que esta ferramenta pode não te trazer a maior carteira de clientes do mundo, porém, pode ser uma excelente forma de conseguir pedidos para quem ainda está apenas começando.

Vale destacar que a concorrência nos aplicativos de delivery é grande, sendo assim é muito importante que você pense em alguns possíveis diferenciais como frete grátis, programas de fidelidade e ações de marketing para sair na frente da concorrência e expandir o seu delivery.

6.Procure fidelizar seus clientes

Sem clientes fiéis, o sucesso de qualquer negócio é muito mais difícil, nos mais variados setores. Portanto, você não pode fugir de estratégias de fidelização.

Brindes, promoções e outras coisas do tipo são comuns em qualquer restaurante. Portanto, não será diferente com o seu delivery de massas.

Os programas de fidelidade são uma excelente estratégia de marketing. Sem demandar investimento significativo, eles podem gerar bons retornos.

A ideia dos programas de fidelidade é incentivar os novos clientes a não ficarem apenas no primeiro pedido, contribuindo por meio de brindes, por exemplo, para que eles voltem a fazer pedidos constantemente.

Bons programas de fidelidade oferecem bonificações, cupons de desconto e até mesmo itens grátis após certo número de pedidos.

E que tal mandar pequenas sobremesas de surpresa? De qualquer modo, faça com que seus clientes se tornem frequentes.

7.Avalie e considere todos os feedbacks dos clientes

Críticas são necessárias para tudo aquilo que se quer melhorar. E aí incluem-se as críticas negativas, até mais do que as positivas. Afinal, é com os erros que se pode aprender, e evitar futuros prejuízos e outras perdas.

Saiba ouvir os clientes e evitar problemas como:

Atraso na entrega: O atraso na entrega é o campeão de reclamações em aplicativos e serviços de delivery em qualquer lugar do mundo.

Evite os atrasos na entrega a todo custo, caso você realmente deseje que o seu delivery cresça e torne-se um verdadeiro sucesso em sua região.

Pedidos não atendidos ou com divergências: Tenha sempre atenção ao que está sendo pedido pelo seu cliente, confira tudo antes de entregar ao motoboy que irá realizar a entrega.

Pedidos divergentes também podem causar grandes transtornos como a insatisfação do cliente e prejuízos para o estabelecimento

Higienização inadequada: A higienização inadequada, também pode passar uma impressão negativa do seu serviço de delivery. Cuide da higienização dos alimentos e embalagens.

Falta de simpatia e cordialidade: A falta de simpatia também é um erro comum que precisa ser evitado, treine seus entregadores e atendentes para que não poupem esforços em garantir a satisfação dos clientes, através de um atendimento de qualidade com muita cordialidade e simpatia.

Tome todos os cuidados possíveis, no entanto, caso um cliente apresente uma reclamação, seja o mais solícito possível para resolver e contornar o problema da melhor forma.

8.Atualize sempre o seu cardápio ao montar um delivery de massas

Ao montar um delivery de massas, é importante começar com pratos simples. Depois disso, vá incrementando pedidos mais elaborados.

De qualquer maneira, atente-se ao que os clientes mais pedem. Bem como ao que eles não gostam tanto assim.

E, nesse último caso, não hesite em trocar opções do seu cardápio de tempos em tempos. Afinal de contas, isso também gera curiosidade em seus clientes!

9.Mantenha o cadastro de clientes atualizado

O atendimento personalizado de restaurantes tem criado cada vez mais adeptos, tanto na modalidade online, quanto na tradicional. Afinal, isso faz com que o cliente se sinta especial.

O cadastro de clientes é não só positivo para a fidelidade deles, mas também para o controle de dados do seu restaurante. Assim, você terá um bom panorama do que seus clientes mais gostam.

10.Conte com um sistema informatizado para otimizar as operações

Para que o seu delivery decole, é muito importante contar com um sistema informatizado de gestão empresarial, pensando especialmente para o seu negócio.

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