Empreender não é um desafio fácil, ainda mais em tempos de crise. Mas há um tipo de negócio que vem prosperando: o delivery. Aliás, você sabe como montar um delivery?

Na realidade muitos empreendedores já pensaram ou pensam em começar um delivery de alimentação, mas são pegos com muitas dúvidas sobre como proceder.

Pensando nisso, neste artigo iremos mostrar um passo a passo de como montar um delivery de alimentação, começando hoje mesmo. Vamos lá?

1º Passo: Defina o segmento de alimentação

A primeira coisa que o empreendedor deve fazer para entender como montar um delivery é definir o tipo de comida que ele irá entregar. Isso é importante por dois motivos:

  • Comidas frias vão precisar de refrigeração para não derreterem;
  • Comidas quentes vão precisar que sua temperatura seja mantida.

São vários detalhes que precisam ser levados em conta, antes de decidir qual segmento escolher.

2º Passo: Defina o ponto do delivery

Um delivery de alimentação pode funcionar de um ponto alugado, onde basicamente só existe a cozinha e um balcão para os motoboys, ou na própria casa do empreendedor.

Seja como for, essa definição é importante para precificar os produtos e definir o dinheiro gasto com entregadores.

Uma opção mais econômica de fato, seria montar o delivery na sua própria casa, usando a sua própria cozinha.

3º Passo: Invista em infraestrutura

Investir em infraestrutura é fundamental para que o negócio de delivery funcione de forma eficiente.

Esse investimento é particularmente importante se o delivery for na casa do empreendedor, pois ele precisará adaptar a sua cozinha e os seus equipamentos.

Porém, dependendo de quanto dinheiro o empresário possuir para investir no negócio, algumas decisões podem ser diferentes, pois o empreendedor pode optar por alugar cozinhas equipadas prontas, esta é uma outra forma de iniciar um delivery, que demanda um pouco mais de orçamento mensal, mas que oferece várias vantagens também.

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de pensar na estrutura, é a logística de entrega.

Se o empresário tiver dinheiro para investir, ele pode pensar em montar uma pequena frota de motoboys, no início, o investimento pode sair caro, porém a longo prazo sai mais em conta do que pagar altas comissões com o plano completo do iFood, que inclui a frota própria deles.

Falando em iFood e aplicativos de entrega, é importante se atentar também, nas comissões cobradas por estas ferramentas. Elas de fato ajudam muito o restaurante a ter mais visibilidade, mas devem ser estudadas com cuidado.

Por fim, não se pode deixar de lembrar dos fornecedores com os quais o delivery de alimentação precisará lidar. E é muito válido considerar sempre o melhor custo-benefício.

4º Passo: Utilize as redes sociais para divulgação

Como um delivery de alimentação se trata de um empreendimento focado apenas na entrega de comida e cujo ponto físico não atende pessoas, a divulgação é fundamental.

No entanto, como não se pode divulgar um endereço físico onde as pessoas possam desfrutar de um ambiente diferenciado para comerem, é necessário divulgar os alimentos.

Para conseguir fazer essa divulgação de forma eficiente, o empresário precisará contar com o apoio das redes sociais, que precisam ser muito bem trabalhadas.

O fato de as redes sociais serem baseadas no compartilhamento de fotos, pode ser usada para instigar o desejo das pessoas com fotos bem feitas das comidas do seu delivery.

No entanto, vale ressaltar que se essas fotos puderem ser feitas por profissionais, isso ajuda bastante.

Também é muito importante que o empresário possua uma estratégia de postagem para utilizar no seu Instagram ou Facebook, de forma mais acertiva.

5º Passo: Aposte nos diferenciais

A concorrência de deliverys de alimentação é bem grande, por isso, se um empresário quiser que o seu se destaque, ele precisa apresentar diferenciais.

Um diferencial, pode ser qualquer coisa. Desde o cardápio oferecido com comidas diferentes, passando pelo preço e a taxa de entrega.

Promoções e combos também são considerados excelentes formas de criar um diferencial, pois a maioria dos clientes adoram um bom custo-benefício.

Outra forma de se diferenciar é criando um aplicativo exclusivo para o seu delivery, onde o cliente fiel poderá utilizar sempre que ele quiser pedir algo.

Um aplicativo próprio, por sua vez, pode criar economia ao livrar o restaurante de ter que pagar as taxas do iFood e outros aplicativos, que podem ser caras.

Por outro lado, criar um aplicativo pode não ser barato. Nesse caso, é muito importante usar a criatividade para saber como montar um delivery diferenciado e obter bons resultados.

Uma sugestão é nomear os itens do cardápio do seu delivery com nomes divertidos e engraçados. Isso pode acabar chamando a atenção das pessoas.

Por fim, independente de ser um delivery com uma sala alugada ou não, algo fundamental é ter uma página na internet oficial. Isso agrega valor e autoridade ao delivery.

6º Passo: Regularize o seu negócio

Para concluir, o último e mais importante passo para aprender a como montar um delivery, é a regularização de acordo com todas as exigências da prefeitura e do governo.

Um empreendimento regularizado possui muitas vantagens, o que inclui:

  • Oportunidades de crédito muito mais vantajosas;
  • Auxílio com questões burocráticas;
  • Não correr o risco de ser fechado por uma fiscalização.

De qualquer forma, para fazer essa regularização é necessário entrar em contato com uma boa contabilidade, que irá indicar toda a documentação necessária. Ou se estiver disposto, se informar gratuitamente junto ao SEBRAE, e ir concluindo o processo aos poucos.

Com a regularização concluída, o delivery de alimentação terá então o seu CNPJ próprio, e poderá funcionar plenamente sem se preocupar com o fisco.

Não podemos deixar de destacar a importância de manter o pagamento dos impostos em dia e, como isso é um gasto a mais, é importante que o delivery esteja bem organizado.

Um dos serviços que uma boa contabilidade pode prestar ao empresário, é ajudá-lo a se organizar e elaborar um bom plano de negócios.

Por falar em regularização, seu negócio já conta com um sistema de gestão completo para controle de pedidos, entregas e notas fiscais? Entre em contato conosco, conheça as soluções da RCKY!

E estas foram as nossas dicas para você montar um delivery de sucesso! Fique sempre de olho no nosso blog, pois aqui, postamos semanalmente dicas e soluções para você empreender! Boas Venda$!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.