O Brasil é considerado um país empreendedor. Segundo o Relatório GEM de 2017, a taxa de empreendedorismo registrada no país foi de 36,4%, ou seja, a cada 100 brasileiros 36 estão empreendendo.

Considerando esse cenário favorável, a cada dia surgem mais iniciativas para auxiliar todos os tipos de empreendedores a transformarem suas ideias em realidade e estruturarem seus negócios. Também existem diversos cursos gratuitos, facilidades para fazer o registro, redes de apoio a novas ideias, incubadoras, aceleradoras, entre outras práticas.

Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, está na hora de aproveitar o contexto atual, que exige atitudes cada vez mais eficientes. Entretanto, é preciso que exista uma combinação entre criatividade, planejamento e persistência.

Por conta disso, neste post vamos falar sobre como ser um empreendedor de sucesso e trazer dicas que podem ajudar a alavancar o seu negócio! Acompanhe!

Aproveite seus conhecimentos e faça o que você gosta

O primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso é buscar uma oportunidade que esteja relacionada a algo que você goste de fazer. Não adianta basear suas escolhas somente naquilo que está “dando mais dinheiro”. Empresas que começam desse ponto têm menos chances de sobreviver. É preciso alinhar sua iniciativa a uma paixão, a um propósito, uma inspiração.  

Uma ideia pode demorar meses e até anos para começar a gerar frutos. Por isso, escolha algo que você gosta e que vai poder se dedicar por um bom tempo. É necessário buscar autoconhecimento, para tornar claro o que lhe interessa. Pense em suas experiências, naquilo que você fica horas fazendo sem ver o tempo passar.

Seguir suas paixões pode trazer melhores resultados. Isso porque você, provavelmente, vai passar horas trabalhando para cumprir suas metas e essa caminhada precisa ser prazerosa.  Assim, você sempre terá fôlego para recomeçar e não vai desistir quando encontrar o primeiro obstáculo.

Elabore um plano de negócios

De acordo com o SEBRAE, a falta de planejamento prévio é uma das principais causas de fracasso de uma empresa. Para evitar esse tipo de erro, é preciso desenvolver um planejamento estratégico para o seu negócio. Muitos empreendedores estão recorrendo ao plano de negócios e ao CANVAS para conseguir estruturar um negócio e minimizar as incertezas.

O plano de negócios orienta as suas decisões em relação a vários aspectos. Com ele você poderá definir a sua proposta de valor, quem são os clientes-chave, os fornecedores, os principais concorrentes, de onde virão as fontes de financiamento, quais são as forças e fraquezas do seu negócio e como neutralizar ameaças e aproveitar oportunidades.

Um bom plano de negócios consegue responder a essas e outras questões sobre um empreendimento, ajudando a direcionar a sua estratégia e mostrando a viabilidade da ideia.  

Defina objetivos e metas

Uma ideia inovadora sem um alvo é apenas um sonho. Para se tornar realidade, é preciso estabelecer metas e objetivos. Um empreendedor de sucesso tem uma visão clara de sua produtividade. Ele sabe aonde quer chegar a curto, médio e longo prazo. Esses indicadores ajudam a medir a eficácia do seu negócio.

É preciso lembrar que sua ambição deve ser controlada para não gerar frustração e isso se traduz em definir metas alcançáveis, específicas, mensuráveis, relevantes e temporais. O segredo é manter os pés no chão e crescer gradativamente.

Comece pequeno

Você já percebeu que empreendedores renomados sempre contam que começaram “do nada” ou bem pequenos? Sempre tem aquela história de paixão pelo negócio, de dedicação e de crescimento gradual até chegar ao topo.

Por isso, quando começar a desenvolver seu plano de negócios, tente traçar metas que sejam alcançáveis. Se você quer abrir uma loja de artigos para festas, por exemplo, você pode abrir primeiro uma loja virtual, que tem custos mais baixos, ou uma lojinha pequena, para depois pensar em uma expansão do empreendimento.

Assim, você terá mais conhecimento do comportamento do seu público-alvo e tomará as decisões com mais segurança, reduzindo riscos e prejuízos. É certo que para o empreendedor não existe nenhum negócio pequeno, mas conseguir ajustar a ambição e a realidade pode ser uma boa combinação para um negócio duradouro.

Desenvolva uma rede de parcerias

Apesar do trabalho do empreendedor ser muito solitário, é importante saber que ninguém sobrevive sozinho ao mercado.

Por isso, busque parcerias, conte com conselhos de mentores, participe de cursos e encontros com outros empreendedores e cultive sua rede de relacionamentos. Fazer networking fortalece seu negócio e agrega novos conhecimentos.

Saia da zona de conforto

Se você não sair do lugar, a oportunidade não vai chegar, não é mesmo? Você é o responsável por fazer a sua sorte, criando uma oportunidade e investindo nela. Isso pode significar correr alguns riscos. Mas lembre-se que quanto maior o risco, maior será o retorno.

Algumas coisas podem dar errado. Porém, o que faz o empreendedor chegar ao topo é a persistência e o aprendizado com cada fracasso. Para reduzir os riscos é importante estudar e conhecer bem o mercado, a concorrência e todos os custos envolvidos.  

Conheça e adote novas tecnologias

Vivemos na era da tecnologia, e para se manter atualizado no mercado não basta estar presente nas redes sociais. Novos recursos tecnológicos surgem a todo instante. É preciso conhecer as novas tecnologias para acompanhar as tendências e buscar a excelência do seu negócio, tornando-o mais forte perante os concorrentes.

Você pode utilizar a tecnologia a seu favor, automatizando algumas tarefas por meio de softwares que facilitam a gestão; e utilizando o marketing digital para divulgar seu negócio, atrair e fidelizar clientes. Um empreendedor de sucesso nunca fica para trás. Ele está sempre um passo à frente da concorrência.

Com este post você entendeu que o contexto atual brasileiro tem se tornado cada vez mais propício ao empreendedorismo. Além disso, você já sabe como ser um empreendedor de sucesso e que para isso não existe uma fórmula mágica, mas sim muita dedicação, persistência e esforço. Agora, está na hora de colocar essas dicas em prática e caminhar rumo ao topo!

Você curtiu este artigo sobre como ser um empreendedor de sucesso? Tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.