Um dos principais problemas que os donos de restaurante enfrentam diariamente é com o desperdício de alimentos. Porém a boa notícia, é que esta questão pode ser combatida com um bom sistema de gestão.

No entanto, nem todos os empresários do ramo usam a tecnologia a sua disposição, preferindo fazer as coisas à moda antiga. E isso tem consequências.

Portanto, se você é dono de um restaurante e quer entender mais sobre como diminuir o desperdício no seu restaurante com um sistema de gestão, esse conteúdo é para você.

As consequências do desperdício de alimentos

Primeiramente devemos falar sobre as consequências do desperdício de alimentos, pois é com eles que o restaurante prepara os seus pratos e fatura.

Se os alimentos foram armazenados de forma incorreta ou comprados em quantidade superior à sua utilização no dia a dia, eles estragam e precisam ser jogados fora.

Alimentos estragados não podem ser utilizados para compor os pratos de um restaurante, porque isso seria perigoso e totalmente contra as normas da vigilância sanitária.

Isso significa que uma má gestão dos alimentos, feita de qualquer jeito, sem um sistema de gestão, irá ocasionar desperdício. Esse desperdício terá duas consequências principais:

  • Maiores gastos financeiros: o dinheiro gasto com alimentos não aproveitados poderia ter sido investido em outras áreas da empresa;
  • Um ambiente de trabalho menos higiênico: alimentos estragados em um ambiente de trabalho atraem insetos, animais e bactérias.

Razões para evitar o desperdício

Primeiramente, evitar o desperdício é um ato de sustentabilidade. Ou seja, é uma forma de cuidar da natureza ao fazer o uso consciente e racional dos seus recursos.

O fato é que existem muitas pessoas que, por não terem um planejamento, ou um sistema de gestão para lhe auxiliar, acham que quanto mais alimentos no estoque, melhor.

Mas elas se esquecem que alimentos tem prazo de validade. Ainda mais aqueles mais frescos e naturais que não fazem muito uso de conservantes.

O que nos leva ao segundo ponto mais importante, economia. Como dissemos no tópico sobre as consequências, desperdiçar alimentos é jogar dinheiro fora.

Por isso, quando pensamos em todos os custos de um restaurante, vemos que o dinheiro usado com alimentos não utilizados poderia ter sido muito bem empregado.

Nesse sentido, um sistema de gestão pode fazer toda a diferença na administração de um restaurante para que ele se torne mais eficiente.

4 dicas para evitar o desperdício

Antes de falarmos sobre os benefícios de um sistema de gestão, veja essas 4 dicas para evitar o desperdício que podem ajudá-lo com o seu restaurante.

Dica 1: Faça um cardápio com ingredientes parecidos

Montar um cardápio inteligente pode fazer toda a diferença para que o seu restaurante consiga um maior aproveitamento dos alimentos comprados.

Não optar por um cardápio que tenha muitas opções cujos ingredientes sejam diferentes um do outro, pode evitar que eles apodreçam no congelador pela baixa saída dos pratos.

Em outras palavras, compor um menu com opções que utilizem ingredientes parecidos é uma excelente forma de aproveitá-los ao máximo.

Dica 2: Se atente a armazenagem do produto

Essa dica é básica para qualquer um, mas é sempre bom ficar atento. Diferentes alimentos, requerem diferentes formas de armazenagem.

Uma armazenagem incorreta pode fazer o alimento estragar antes do tempo por exemplo. Por isso é importante verificar as condições do ambiente como:

  • Temperatura;
  • Incidência de luz;
  • Higiene do local;
  • Outros alimentos que possam estar perto.

Dica 3: Aproveite todas as partes do alimento

A verdade é que em muitos pratos são usados apenas determinadas partes de um alimento, mas não precisa ser sempre assim.

Existem muitas receitas que tentam aproveitar ao máximo todos os elementos de um ingrediente. Nem que seja apenas para decoração do prato.

Também existe uma crença de que alimentos imperfeitos, com uma aparência não muito boa, ou amassados, não são bons para o uso. Mas isso está errado.

Quando falamos de frutas, verduras e hortaliças, é perfeitamente possível retirar as partes ruins e utilizar o restante do alimento sem qualquer prejuízo.

Dica 4: Treine os seus funcionários

Por fim, a última dica, e uma das mais importantes: treine os funcionários do seu restaurante. Afinal de contas, o dono não é a única pessoa responsável.

Saber delegar tarefas é importantíssimo para uma boa gestão de um restaurante, pois isso torna o trabalho muito mais rápido e eficaz. Ou seja, treine os seus funcionários para:

  • Saberem aproveitar ao máximo os alimentos, incentivando principalmente os cozinheiros a buscarem alternativas;
  • Se planejarem melhor na data de compra dos alimentos, sempre se atentando ao estoque e as datas de validade;
  • Estarem atentos a forma correta de armazenagem dos alimentos, para que haja o mínimo possível de desperdício.

Inclusive, pode ser importante que o dono do restaurante tenha alguém para ajudá-lo com essas questões, mas se ele não tiver, sempre é possível contar com sistema de gestão.

Por que usar um sistema de gestão para restaurantes?

Por fim chegamos ao ponto principal deste artigo, os sistemas de gestão. Hoje, com a tecnologia ao nosso alcance, ter um sistema de gestão nunca foi tão fácil.

Uma das melhores soluções que você pode encontrar, por exemplo, é o Sistema para Restaurante da RCKY, que agrega todas as facilidades e ferramentas mais úteis.

Nesse sistema você irá encontrar:

  • Gestão online: consulte dados gerais sobre a empresa, acompanhe a evolução do estoque, faturamento e outros indicativos;
  • Automatização da operação: recurso para chamada de comanda em restaurantes, onde os pedidos são disparados da mesa diretamente para a produção;
  • Mobilidade e acessibilidade: é possível acessar o sistema usando o próprio celular.

Por fim, fica evidente que um sistema de gestão pode trazer inúmeros benefícios a um restaurante, tornando-o muito mais eficiente, fácil de gerir e lucrativo.

Agora fala pra gente! Gostou desse conteúdo? Entendeu a importância de uma boa gestão de estoque e dos alimentos do seu restaurante? Então entre em contato com a RCKY, nós iremos ajudar o seu negócio a ser muito mais eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.