Como vender mais no e-commerce? O comércio eletrônico brasileiro vem crescendo em ritmo acelerado e a passos largos, com isso, as empresas e os empreendedores estão investindo cada vez mais nos canais digitais de vendas.

Segundo uma pesquisa da Ebit|Nielsen somente no 1º semestre de 2020, o e-commerce brasileiro conquistou 7 milhões de novos clientes. Sim, estamos falando de pessoas que fizeram a sua primeira compra através da internet.

A pesquisa chamou a atenção do mercado, devido ao crescimento exponencial do número de novos consumidores aderindo ao e-commerce e as compras online.

Como um reflexo imediato do número de novos consumidores neste mercado, a pesquisa também mostrou que o e-commerce brasileiro registrou alta de 47% no faturamento, considerando também o primeiro semestre de 2020.

Se os números do 1º semestre chamaram a atenção, os resultados de 2020 foram ainda mais impressionantes, segundo a Câmara Brasileira da Economia Digital, o e-commerce brasileiro obteve um crescimento de aproximadamente 122% em 2020, com faturamento de R$ 115,3 bilhões.

Dentre os segmentos do comércio eletrônico que mais cresceram aproveitando o “boom” do e-commerce, podemos citar:

  • Informática;
  • Eletrônicos;
  • Beleza e perfumaria;
  • Telefonia;
  • Eletrodomésticos;
  • Moda e acessórios;
  • Dentre outros.

Em meio a um cenário de visível crescimento do e-commerce brasileiro, surge a seguinte pergunta: “Como vender mais no e-commerce?”

Para responder a pergunta acima e ajudar o seu negócio a decolar, a RCKY lista nesse conteúdo 5 passos para vender mais no e-commerce. Não deixe de conferir!

1.Conheça o mercado e o seu público-alvo

O primeiro passo para vender mais no e-commerce e garantir o sucesso do seu negócio consiste em conhecer o seu público alvo. Sim, toda e qualquer empresa ou empreendedor que decide investir no comércio eletrônico precisa mais do que nunca conhecer o seu público alvo.

Para identificar o público alvo do seu negócio, você pode responder algumas perguntas básicas, como por exemplo:

  • Qual é a faixa etária do meu público-alvo?
  • Qual é o sexo (masculino/feminino) do meu público-alvo?
  • Quanto este público está disposto a gastar?
  • O que as pessoas procuram quando chegam ao meu e-commerce?
  • Quais são as soluções e os diferenciais que o meu e-commerce pode entregar aos clientes?

Responder perguntas como as listadas acima contribui de forma muito significativa para que empresas e empreendedores que buscam alternativas para como vender mais no e-commerce alcancem os seus objetivos.

Antes de vender é preciso saber para quem vender e o que as pessoas precisam e procuram. Conhecer o mercado e o público-alvo do seu negócio é uma das etapas de planejamento mais importantes para o sucesso de uma empresa.

Por sinal, um dos segredos para vender mais, é vender soluções, ou seja, vender aquilo que as pessoas precisam. Não faria sentido abrir uma concessionária de automóveis em uma pequena ilha, afinal, as pessoas que vivem lá não possuem a necessidade de compra de um veículo.

Sendo assim, o primeiro passo para vender mais no e-commerce se resume em: conhecer o mercado e o seu público alvo.

2.Garanta entregas rápidas

Se você já conhece o mercado e o seu público-alvo, é hora de pensar em destacar-se da concorrência oferecendo serviços de excelência aos clientes.

Para aqueles que procuram realizar suas compras através da internet, um dos fatores mais importantes é sem dúvida o frete, que por sua vez pode ser dividido em dois fatores:

  • Valor;
  • Agilidade.

Como vender mais no seu e-commerce? Talvez a resposta para essa pergunta seja mais simples do que parece. Você já parou para analisar o valor do frete cobrado pela sua loja e o tempo de entrega dos seus produtos?

A grande maioria dos clientes que compram produtos na internet esperam receber os seus produtos em tempo recorde e além disso procuram um frete considerado justo ou se possível grátis.

No comércio eletrônico, tempo é literalmente dinheiro, portanto, procure montar uma cadeia de logística e entregas ágil e de baixo custo para os clientes. Com toda certeza, esse importante detalhe fará grande diferença para o sucesso do seu e-commerce.

3.Invista em estratégias de marketing

Como vender mais no seu e-commerce sem investir em estratégias eficientes de marketing? Muitas pessoas ainda acreditam que para vender na internet, basta abrir uma loja virtual. No entanto, não é tão simples assim.

Para vender na internet é preciso chamar a atenção do público e fazer com que as pessoas conheçam a sua loja. Mas afinal, como conseguir chamar atenção do público na internet?

A resposta para a pergunta acima é simples: Investindo em campanhas e estratégias de marketing. São vários os meios de divulgar uma marca no meio digital, dentre os quais:

  • Investindo em um blog e em técnicas de SEO;
  • Marcando presença nas redes sociais;
  • Desenvolvendo estratégias de e-mail marketing;
  • Dentre outros meios importantes.

Portanto, se você chegou até esse conteúdo procurando alternativas para vender mais no seu e-commerce, mas ainda não investe como deveria em marketing digital, procure começar hoje mesmo!

4.Garanta a melhor experiência para os clientes

Neste passo precisamos abordar um fator muito importante para o sucesso de qualquer negócio, seja ele digital ou físico: a experiência do cliente.

Para garantir o sucesso do seu e-commerce, você precisa investir firme na experiência e na máxima satisfação do seu público. Clientes satisfeitos são fundamentais para ajudar na divulgação do seu negócio.

Dentre as principais estratégias para garantir a satisfação dos clientes no comércio eletrônico, podemos citar:

  • Frete a preço justo e agilidade na entrega;
  • Produtos entregues em embalagens personalizadas;
  • Serviço de atendimento pós-venda de qualidade;
  • Múltiplas formas de pagamento;
  • Facilidade de navegação na loja virtual;
  • Segurança durante as transações de compra.

Tenha atenção redobrada com cada fator acima e garanta o maior nível possível de satisfação dos clientes.

5.Analise e acompanhe os resultados

Por fim, chegamos ao nosso quinto passo sobre como vender mais no seu e-commerce. Neste passo precisamos comentar a respeito da importância da análise de indicadores e resultados.

Afinal, acompanhar de perto os resultados e a saúde financeira dos negócios é tão importante quanto vender cada vez mais.

Conte com o apoio da tecnologia para acompanhar os resultados do seu e-commerce e obter informações detalhadas e importantes que o ajudem a guiar os próximos passos da sua empresa.

Se você chegou até aqui e acompanhou atentamente cada passo para como vender mais no seu e-commerce, não feche essa página antes de conhecer as soluções que a RCKY preparou para você acompanhar e gerenciar a evolução do seu negócio!

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