Não são todos os empreendedores que começam um negócio e são bem-sucedidos logo na primeira tentativa. Mas o problema é que muitos desistem depois do primeiro fracasso.

Empreendedorismo requer mais do que apenas uma boa ideia e dinheiro para tirá-la do papel, é necessário principalmente ter perseverança.

Como esse é um problema recorrente, decidimos enumerar 7 dicas para ajudar o empresário a não desistir no meio do caminho, e se tornar um grande empreendedor!

1. Se planeje bem

O primeiro erro, e certamente um erro fatal cometido por muitos empreendedores, é empreender sem planejamento. Entenda que para empreender do jeito certo, é preciso criar um excelente plano de negócios.

Se o empreendedor puder começar a sua empresa usando um plano de negócios como guia, as chances de ele se deparar com alguma dificuldade muito grande, diminuem.

Isso porque no plano de negócios estão elencados todos os dados e estratégias que a empresa deve seguir e considerar para expandir e operar o seu negócio.

2. Estude o mercado

Estudar o mercado no qual você quer empreender é fundamental. Muitos empreendedores começam suas empresas apenas usando a sua intuição, ou porque gostam da área.

Se por um lado gostar da área na qual se vai empreender é importante, por outro lado analisar a concorrência antes de decidir onde abrir a empresa, é fundamental.

Isso vale inclusive para empreendimentos que são 100% online, pois por mais que a concorrência não esteja na esquina, ela está virtualmente em todo lugar na internet.

Saber quem são os seus concorrentes, o quão bons eles são em oferecer os seus serviços ou produtos, vai ajudar o empresário a se situar melhor e não desistir antes da hora.

3. Adquira experiência em outras empresas

O empreendedorismo requer coragem, mas coragem não é tudo. É necessário saber o que se está fazendo e ter uma ideia bastante abrangente de como o negócio irá funcionar.

A melhor forma de conseguir isso, todavia, é por meio da experiência adquirida trabalhando em outras empresas ou para outras pessoas do mesmo ramo.

Dificilmente um empreendedor tem uma ideia que surge completamente do nada. Geralmente, ideias de empreendimentos surgem da necessidade de resolver um problema.

Por exemplo, um funcionário que sabe como a sua empresa trabalha e acredita ter descoberto uma forma melhor de executar esse trabalho, pode tentar duas alternativas:

  • Falar com os administradores da empresa e convencê-los de sua ideia;
  • Deixar a empresa e tentar a sorte empreendendo.

Em outros casos, pode acontecer do indivíduo ter uma ideia inovadora para um determinado setor de negócios que ele não entende muito bem como funciona.

Por isso adquirir experiência para descobrir como esse setor funciona é imprescindível para saber se a sua ideia pode ou não vingar, antes de desistir no meio do caminho.

4. Compartilhe suas ideias

Uma dica de empreendedorismo para quem está começando, é sobre ter o feedback das pessoas. Compartilhar as nossas ideias é muito importante.

Quando nós dividimos aquilo que nós estamos pensando com outras pessoas, nós podemos ter uma noção maior a respeito da qualidade das nossas ideias.

Nem sempre as nossas ideias de empreendedorismo têm a qualidade que nós pensamos a princípio, ou se quer tem aquela qualidade inovadora que nós imaginávamos que tinha.

Ouvir o criticismo construtivo de quem nós confiamos é muito importante para não arriscarmos o nosso tempo e o nosso dinheiro em algo que não vai funcionar.

Lembrando que, críticas construtivas são bem vindas, mas tome cuidado, pois muitos empreendedores que tiveram suas ideias desacreditadas no início, hoje são verdadeiros bilionários do mundo dos negócios, então antes de tudo, acredite em você e na sua ideia.

5. Crie produtos que tenham valor

Hoje em dia os consumidores não querem apenas um produto ou um serviço. Isso já não é mais o suficiente. As pessoas agora querem soluções para problemas.

Produtos e serviços que podem ser vistos como soluções, possuem um valor agregado maior, um contexto, uma história, uma justificativa para serem como são.

Os consumidores querem ter uma experiência diferente com os produtos ou serviços da sua empresa. E isso só pode acontecer se o seu produto ou serviço tiver algum valor.

Isso significa que ele precisa ser um produto completamente inovador? Não necessariamente. Mas ele precisa ser ofertado de um jeito especial.

Portanto, podemos definir um produto ou serviço que tem valor como:

  • Uma solução diferente e mais eficiente para um problema comum, que pode ser completamente ou parcialmente nova;
  • Uma alternativa embalada e oferecida de forma diferente, mesmo não sendo inovadora;
  • Um bom atendimento e pós-venda feito de forma correta para criar uma boa experiência que faça o cliente querer retornar.

6. Precifique corretamente

Existem muitas razões para um empreendimento não dar certo. Uma delas é a precificação incorreta. E isso pode ocorrer por uma série de razões. As duas principais são:

  • Não houve uma pesquisa de mercado para analisar a concorrência;
  • Os gastos e os custos para a produção do produto ou serviço não foram calculados corretamente.

Justamente por isso a dica número 1 deste conteúdo é tão relevante. Pois se planejando bem o empreendedor pode evitar esse tipo de problema.

7. Não desista

Por fim, a última dica de empreendedorismo para iniciantes é a principal e que jamais deve deixar de ser seguida, se o empreendedor deseja alcançar o sucesso: não desista.

A verdade é que todos os grandes empreendedores do mundo já acumularam diversos fracassos, incluindo falir diversas vezes antes de alcançar o tão almejado sucesso.

No fundo, não desistir no meio do caminho também é uma questão de atitude pessoal, de força de vontade e resiliência. Nenhuma jornada é feita apenas de vitórias.

Se o empreendedor se deixar abalar nas primeiras dificuldades, ele não está pronto para ter uma empresa ainda. Porque ter uma empresa é administrar problemas diariamente.

Portanto, se você quer mesmo ser um empreendedor de sucesso, esteja preparado para todas as situações de dificuldade com as quais você terá que lidar.

Procurando mais dicas em empreendedorismo para alavancar os seus negócios? Continue navegando no blog da RCKY.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.