Como começar a empreender sem surpresas? Esse é o assunto principal a ser abordado nesse artigo, onde listamos os 5 principais erros cometidos por empreendedores de primeira viagem que você não pode cometer.

Os erros que você encontrará neste conteúdo são mais comuns do que você imagina e na maioria das vezes interferem diretamente no sucesso dos negócios. Vamos conferir quais são esses erros? Então é só acompanhar o artigo até o final!

1.Como começar a empreender sem surpresas: Não fique preso ao plano de negócios

O plano de negócios é um documento essencial para qualquer empresa, afinal ele serve de marco zero e planejamento base para o futuro de uma empresa e também como auxílio e guia para que o empreendedor possa tomar algumas decisões.

Logo, montar um plano de negócios é algo muito assertivo por parte do empreendedor, o problema mesmo começa a aparecer quando esse mesmo plano de negócios deixa de ser um “guia” e passa a ser um documento “engessado” e que precisa ser seguido a toda a risca, sem considerar os obstáculos e acontecimentos do percurso.

Infelizmente, quando o assunto é como começar a empreender sem surpresas, muitos empreendedores de primeira viagem acabam cometendo erros justamente por acreditarem que precisam seguir cegamente o plano de negócios, quando na verdade não é bem assim que acontece na prática.

Podemos dizer que o plano de negócios é apenas uma espécie de “Norte”, sendo praticamente impossível prever por meio dele todos os acontecimentos  e o percurso exato de uma nova empresa. Sendo assim, pequenas mudanças de direção no caminho muita das vezes são necessárias e naturais para o sucesso da empresa.

Logo, o que não se pode admitir, é que o novo empreendedor acredite e apenas siga “cegamente” o plano de negócios. É preciso ser flexível e estar atento às mudanças e adaptações necessárias durante a jornada da nova empresa.

2.Como começar a empreender sem surpresas: Não trabalhe o tempo todo sem qualquer momento de descanso

Trabalhar o tempo todo, sem qualquer tempo para descanso, é mais um dos erros comuns que precisam ser evitados por quem deseja começar a empreender sem surpresas.

Em geral, os novos empreendedores movidos pelo desejo de ver as coisas acontecendo e os seus negócios crescendo acabam trabalhando praticamente sem parar e sem qualquer momento de descanso. Essa é uma prática até compreensível, afinal como diria o ditado “São os olhos do dono que engorda o gado”, não é verdade?

No entanto, na prática não é bem assim e você precisa evitar o erro de não tirar um momento de descanso e lazer para aproveitar a família ou então colocar as ideias no lugar.

Vale destacar, que quando nos sentimos exaustos e sobrecarregados, a nossa capacidade analitíca e de tomada de decisões é profundamente afetada.

Sendo assim, além de comprometer a saúde do empreendedor e afastá-lo das pessoas que ele ama, o excesso de trabalho também pode comprometer o sucesso dos negócios, culminando inclusive em decisões prejudiciais para o futuro da empresa.

3.Como começar a empreender sem surpresas: não coloque a quantidade no lugar de qualidade

Abrir mão da qualidade em prol da quantidade é mais um dos erros comuns que precisa ser evitado por quem pretende começar a empreender sem surpresas.

Na ânsia de novos negócios e maior margem de lucro, é muito comum que alguns empreendedores acabem abrindo mão da qualidade dos seus produtos e serviços em prol da quantidade. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois esse erro pode ser fatal para o futuro dos negócios.

Para a grande maioria dos consumidores qualidade é um atributo fundamental, principalmente nos dias atuais, onde o público é cada vez mais exigente. Logo, empresas que abrem mão da qualidade em favor da quantidade, ao invés de crescer acabam regredindo, pois vão desconstruindo a boa imagem e reputação da marca e ao mesmo tempo perdendo clientes.

Portanto, jamais abra mão da qualidade em favor da quantidade, nunca tente fazer com que a sua empresa dê um passo maior do que ela pode alcançar, principalmente se para conseguir dar o referido passo seja necessário deixar a qualidade para trás.

Os consumidores não costumam perdoar empresas que não entregam qualidade, o que pode ser um erro fatal para os seus negócios.

4.Como começar a empreender sem surpresas: Não deixe de ouvir opniões

O quarto erro mais comum da nossa listagem diz respeito a aversão de muitos empreendedores em ouvir opiniões de outras pessoas.

Como idealizador do negócio, o empreendedor muita das vezes se vê mesmo que de forma inconsciente como o dono da verdade absoluta, se privando em uma espécie de casulo que o impede de ouvir boas ideias e opiniões e consequentemente de fazer a sua empresa crescer.

Não aceitar ou ouvir opiniões pode ser uma falha grave, principalmente quando essas opiniões são emitidas por especialistas e pessoas que realmente entenda do assunto e que por seu conhecimento teórico e prático podem ajudar a sua empresa a crescer.

Claro, também não é para sair por aí dando ouvidos a toda e qualquer opinião, mas é preciso ouvir, filtrar e saber aproveitar aquelas que realmente são importantes e que portanto possam contribuir para o futuro dos negócios.

5.Como começar a empreender sem surpresas: Não acredite que preparo e conhecimento são opcionais para empreender

Por fim, chegamos ao último erro listado neste artigo. Erro esse, que diz respeito a falsa ideia que muitos empreendedores possuem de que não é preciso ter conhecimento ou preparo para começar a empreender.

Como em qualquer área da vida, o conhecimento também surge no universo do empreendedorismo como a chave para o sucesso. Inevitavelmente, quando não temos conhecimento e domínio sobre um assunto, não nos colocamos à disposição para se qualificar, torna-se realmente muito mais difícil ser assertivo.

Logo, o empreendedor se submete ao risco de fazer escolhas erradas colocando todo o negócio a perder ou então a aprender pelo caminho mais difícil, que é o caminho da tentativa e erro.

Portanto, você que é um empreendedor, não deve nunca abrir mão do conhecimento. Saiba que essa pode ser a ferramenta chave para levar seus negócios ao sucesso!

Sendo assim, chegamos ao final de mais um artigo aqui no blog da RCKY. Gostou do que aprendeu por aqui? Então continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a outros conteúdos relevantes e que podem contribuir para a gestão dos seus negócios!

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.