Você está cansado de ouvir as reclamações dos clientes devido às extensas filas no caixa? Já não consegue mais acompanhar todos os pedidos feitos? Então, é hora de compreender o que é sistema de automação e investir nessa ideia! Uma ferramenta como essa pode ajudar na gestão das informações ao facilitar o controle das vendas e dos recursos financeiros do negócio.

Porém, há alguns critérios que devem ser considerados antes de escolher o software de automação. Afinal, a solução precisa resolver o seu problema e apresentar as funcionalidades certas para o negócio. Continue a leitura do artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é sistema de automação e para que serve?

É uma ferramenta que busca agilizar as atividades realizadas manualmente. Assim, ela permite o aumento da eficiência e da produtividade da equipe. Há diversos modelos de sistemas de automação para atender a variados segmentos. Veja alguns exemplos:

  • padarias;
  • lanchonetes;
  • lojas de varejo;
  • setores contábeis;
  • escritórios de advocacia.

Para o de alimentação, por exemplo, um sistema de automação registra os pedidos em comandas e faz o acompanhamento dos setores do estabelecimento: cozinha, bar, estoque.

A solução também auxilia o gestor a finalizar as vendas de maneira rápida, apenas com a leitura de comandas. Dessa maneira, você evita filas e um longo tempo de espera no local. Ou seja, o investimento se reflete em um melhor atendimento aos clientes.

Os softwares de automação também proporcionam mais qualidade e segurança para as operações, pois auxiliam na gestão. Eles contribuem com o monitoramento do fluxo de caixa e o controle de estoque, já que fazem o registro de entrada e saída de produtos. Com isso, você consegue reduzir o desperdício e ampliar o faturamento do negócio.

Como escolher um sistema de automação ideal?

Agora você já sabe o que é sistema de automação e as vantagens que ele pode proporcionar para o negócio. Se percebeu que a ferramenta vai solucionar os problemas da sua empresa, então é hora de saber o que avaliar no processo de escolha. Confira:

Saiba o que automatizar

Não adianta investir recursos financeiros se você não sabe o que está procurando. Portanto, é fundamental identificar quais são as atividades da empresa que precisam ser automatizadas.

Precisa acompanhar melhor os pedidos dos clientes e o pagamento das compras? Então, busque um software focado nessa atividade. Se o seu problema é operacional e de gestão, precisa identificar uma ferramenta que faça esse controle. Desse modo, você terá mais tempo para planejar a expansão do negócio e criar produtos diferenciados para os consumidores.

 

Analise os depoimentos dos clientes

Há fornecedores de softwares para pequenas e grandes empresas, diversos nichos de mercado e com serviços de diferente qualidade. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa para identificar qual é a avaliação dos clientes sobre a ferramenta.

Faça uma análise inicial e separe os principais fornecedores que você gostou. Depois, entre em contato com alguns clientes que aparecem no site da companhia para questionar se a ferramenta funciona bem, se há um atendimento de qualidade pelo prestador de serviço e se ela permite fazer upgrades, por exemplo.

Você deve avaliar se a solução atende às suas necessidades e se é bem-avaliada pelas demais empresas. Muitas vezes, também é possível solicitar uma demonstração gratuita para conferir mais a fundo as suas funcionalidades.

Verifique o nível de segurança

Analise as questões de segurança do sistema de automação. É importante identificar se ele tem vulnerabilidades que podem colocar em risco as informações da empresa. Afinal, há sempre hackers dispostos a roubar dados para obter algum retorno financeiro com isso.

Algumas plataformas têm uma segurança robusta e dão mais estabilidade ao armazenamento de dados, o que garante a confiabilidade das informações do estabelecimento.

Analise as funcionalidades

Procure avaliar também as funcionalidades disponíveis no software. Algumas soluções apresentam muitos recursos que nem sempre são utilizados e acabam dificultando a operação.

Por isso, é importante identificar se o sistema apresenta as características que você precisa para levar automação à empresa, como o acompanhamento do processo de vendas por completo.

Além disso, verifique se o software é fácil de ser utilizado. Ferramentas complexas costumam exigir mais tempo de aprendizado da equipe. Com isso, muitas organizações voltam aos processos manuais porque os funcionários não se adaptam à plataforma.

Uma interface amigável ajuda você a aproveitar todo o potencial do sistema e levar agilidade para as atividades diárias. A solução também auxilia a reduzir os erros que podem comprometer o faturamento do negócio.

Considere a facilidade de implantação

Esse também é um aspecto importante. Um sistema fácil de ser implantado impacta no fluxo de trabalho da equipe e nas operações da empresa. Se o prestador de serviço oferece um suporte técnico, por exemplo, esse já é um fator positivo na hora da escolha.

Algumas organizações disponibilizam um suporte ágil e diferenciado, com chats para atender o cliente de maneira remota. Assim, sempre que tiver algum problema o cliente pode solicitar ajuda ou tirar as dúvidas de maneira fácil e rápida.

Escolha uma empresa conceituada

Por fim, opte por um prestador de serviço conceituado e com experiência no mercado. Isso indica que a empresa tem qualidade e consegue resolver os problemas dos clientes. A prática ainda ajuda você a evitar surpresas desagradáveis na hora de utilizar o serviço (como promessas que não são cumpridas).

Outro fator a ser considerado é o preço. Para não errar na escolha, você não pode se basear apenas no custo do produto. É fundamental compreender que a solução trará benefícios para o estabelecimento e, por isso, a aquisição deve ser considerada um investimento. Portanto, não adianta adotar um sistema barato que não resolve metade dos seus problemas.

Pronto! Agora você já sabe o que é sistema de automação e as vantagens que ele pode oferecer ao seu negócio, está pronto para levar a empresa para outro patamar? Lembre-se de considerar o suporte técnico oferecido e as funcionalidades apresentadas e faça a escolha que vai otimizar as atividades do seu dia a dia. Entre em contato com a RCKY e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.