A gestão de estoque impacta diretamente no funcionamento e sucesso do seu negócio. E é por isso que ela é tão importante em qualquer tipo de empresa.

Gerir um estoque é uma tarefa que demanda muita responsabilidade e trabalho de todos os envolvidos, desde o gestor até os estoquistas. Porém, a obrigação é ainda maior para o responsável por este setor, que é um dos mais importantes da empresa.

Afinal de contas, no estoque é onde foi investido a maior parte do capital. Portanto, a atenção deve ser redobrada para não gerar prejuízos e nem acidentes.

É necessário ter controle de tudo o que entra e sai do estoque. Por isso, listamos abaixo quais são os 5 principais erros cometidos na gestão de estoque que você deve evitar. Então, leia atentamente até o final!

1.Não realizar inventário do seu estoque

Esse é o primeiro e mais básico de todos. Qualquer empresa que trabalha com um estoque, necessita realizar um inventário de tudo o que há no mesmo. Isso é o básico.

Porém, muitas empresas acabam negligenciando essa necessidade, seja por não entenderem sua importância, ou por não contarem com profissionais capacitados o suficiente, para coordenarem as atividades como se deve. Com isso, a empresa pode ter muitos problemas e prejuízos.

Realizar um inventário consiste, basicamente, em cadastrar, contar e catalogar todos os produtos que estão dentro do estoque. É listar tudo o que está disponível no espaço físico, organizando por tipo de produto, categoria e quantidade disponível.

A não realização do inventário, ou fazê-lo de maneira errada, pode acarretar nos seguintes problemas:

  • Redução da capacidade de negociação;
  • Demonstração da falta de cuidado com as metas de crescimento da empresa;
  • Fica mais difícil pensar em estratégias para o futuro, com a finalidade de melhorar os processos internos da companhia,
  • E, principalmente, impede que você venda mais, e tenha ainda mais lucro.

Realizar o inventário da maneira correta faz com que os produtos não fiquem parados no estoque, sem vendas, o que é uma prática, infelizmente, muito comum, e pode gerar a perda do capital ali investido.

Contudo, se você não sabe como fazer um bom inventário, a sugestão é que procure dicas e conhecimento teóricos, para realizá-lo da maneira certa.

Dessa forma, com uma boa gestão do estoque, você contribui significativamente para o crescimento da empresa.

2.Não usar software de gestão do estoque

A tecnologia avança muito a cada dia. E, com esse crescimento, as empresas começaram a usar softwares para ajudarem nos processos, que são programas feitos especialmente para a gestão de estoque. Dessa forma, eles facilitam muito a vida dos estoquistas, e dos responsáveis pelo setor.

Do mesmo modo em que torna o trabalho mais eficaz e organizado. Afinal de contas, controlar manualmente o estoque de companhias muito grandes, é uma tarefa praticamente impossível, mesmo que os funcionários sejam devidamente treinados.

Portanto, usar o programa certo é absolutamente indispensável. Pois com o apoio da tecnologia, o setor como um todo, ganhará agilidade em todas as tarefas como, por exemplo:

  • Para localizar os produtos;
  • Para o controle das entradas e saídas de produtos;
  • Toda a equipe tem acesso a relatórios de valor agregado para o armazenamento, e as datas de validade dos produtos;
  • Mais segurança para a tomada de decisões;
  • Redução de erros na administração do estoque,
  • Dentre outros.

3.Deixar o seu estoque bagunçado e sujo

A limpeza é parte fundamental em todas as áreas da empresa, e no estoque não é diferente.

Você pode tanto contratar uma equipe terceirizada para realizar a faxina do local, como também contar com os funcionários que já trabalham ali, para manterem tudo limpo. A sujeira nesse local pode acarretar em perdas de produtos e de dinheiro.

Outro grande problema gerado com a bagunça e sujeira no estoque é a existência de insetos e ratos, por exemplo, que demonstra uma enorme falta de consideração para com os produtos, além de falta de higiene básica.

Outra parte muito importante é deixar tudo bem organizado, usando softwares já mencionados acima, seja para os próximos estoquistas que irão adicionar ou tirar produtos; para localizar e evitar que ultrapassem a data de vencimento; facilitar a identificação de possíveis desvios; simplificar a contagem do inventário, e etc.

4.Não manter uma relação amigável com os fornecedores

Ter uma boa relação com os fornecedores é outra dica muito importante. Afinal de contas, são eles que entregam os produtos para que a empresa possa vender.

Além disso, eles podem fornecerem descontos, podem ser mais flexíveis quanto aos pagamentos, prazos e até mesmo acelerar a entrega de algum produto que a empresa tenha mais urgência.

Sendo assim, conforme a relação entre a empresa e o fornecedor for melhorando, uma parceria que beneficie ambos os lados pode vir a surgir. Para isso, é necessário ter uma relação muito amigável, de transparência e honestidade.

5.Manter em estoque muitos produtos sem boa rotatividade – mais um erro da gestão de estoque

Por último, mas não menos importante, evite manter muitos produtos sem rotatividade no estoque.

Um produto sem movimentação significa dinheiro parado. Ou seja, prejuízo para a empresa. Pense que esse produto em questão tem data de validade. Portanto, aquele dinheiro que foi investido com a finalidade de gerar lucro, acaba virando prejuízo.

Além disso, também representa perda da capacidade de investimento, cujo capital poderia ir para outro produto, ou até mesmo para outra área da empresa. Do mesmo modo em que também há uma perda na liquidez da companhia.

Um erro como esse demonstra que o responsável não consegue fazer uma boa gestão de estoque. Com isso, acaba comprometendo o sucesso da organização como um todo.

Uma dica para evitar prejuízo com produtos parados no estoque é reavaliar os relatórios de vendas, e toda a projeção para os próximos períodos.

Então, caso haja produtos com data próxima de vencimento, vale a pena fazer uma promoção, e melhorar as vendas dos itens parados.

Enfim, agora que você já compreendeu a importância da gestão de estoque para a empresa, e como ela pode ajudar no resultado do negócio, vale à pena se aprofundar no assunto, realizar cursos, e treinar também toda a equipe, para que todos trabalhem em prol de um mesmo objetivo.

Invista na gestão, no controle de estoque e na automação do seu estabelecimento! Conheça o sistema para gestão de estoques da RCKY! 

Nós temos a solução para o seu negócio! Entre em contato conosco, pelo telefone: (11) 3195-3640 ou pelo WhatsApp e solicite uma demonstração sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.