O mercado franchising está entre um dos que mais crescem no país, o que costuma atrair muitos empreendedores interessados em comprar uma franquia.

São inúmeras opções para investir entre vários segmentos, na sua maioria através de marcas famosas e que prometem possibilidades atrativas de lucro e retorno financeiro.

Segundo dados mais recentes divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, no 3º trimestre de 2020 considerando os últimos 12 meses do franchising brasileiro,  o faturamento do setor foi de pouco mais de R$ 168 bilhões de reais.

Destaca-se ainda, que esse modelo de negócio é atualmente responsável por manter mais de 1 milhão de empregos com carteira assinada no país.

No entanto, para aproveitar o sucesso do setor, que por sinal, tem se mostrado muito promissor, é importante evitar alguns erros.

Para ajudar você que pretende investir nesse modelo de negócio, separamos uma lista com 10 erros para evitar ao investir em uma franquia. Não deixe de conferir!

1.Investir em uma franquia sem conhecer o mercado

Para aumentar as chances de sucesso em qualquer tipo de negócio, é essencial que o empreendedor domine o mercado e saiba exatamente onde está investindo.

Logo, com o mercado de franchising não poderia ser diferente. Por isso, antes de comprar uma franquia, estude muito a respeito do modelo de negócio deste segmento do mercado e entenda as suas principais regras e características.

Ao conhecer com clareza, o mercado em que você pretende investir, suas chances de sucesso serão muito maiores!

2.Não montar um bom planejamento financeiro

Não espere que ao comprar uma franquia, o retorno chegará rapidamente e de forma repentina. A maior parte dos negócios requer investimentos consideráveis, exigindo alguns anos para que se possa obter o retorno desejado.

Sendo assim, antes de comprar uma franquia, é muito importante que você conheça todos os detalhes da transação e principalmente os valores envolvidos no negócio.

Com base nestas informações, monte um planejamento financeiro detalhado e evite prejuízos e frustrações no futuro.

3.Tomar decisões e fechar um negócio por impulso

Por melhor que pareça ser a proposta oferecida pelo franqueador e o sucesso de determinada marca, nunca tome qualquer decisão e feche um negócio por impulso.

Antes de tomar a sua decisão e comprar uma franquia, avalie friamente todos os fatores envolvidos no negócio para ter certeza de que você estará entrando em algo que realmente seja promissor e possa oferecer o retorno desejado no prazo esperado.

Uma franquia que é sucesso em uma região, não necessariamente será sucesso em outra, ou seja, abrir uma franquia, requer o mesmo cuidado necessário para abrir qualquer negócio. É preciso estudar o público da região pretendida, qual o poder aquisitivo dessas pessoas, concorrentes, dentre outros fatores essências.

Aqui vai uma dica: Para alcançar o sucesso, evite tomar decisões precipitadas, independente do seu tipo de negócio.

4.Não analisar corretamente a oferta e o contrato da franquia

Ao abrir negociações para comprar uma franquia, você terá acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF) e também ao contrato da franquia.

Análise esses documentos com calma, a legislação estabelece o prazo mínimo de 10 dias para que o interessado em fechar a aquisição de uma franquia analise esses documentos.

Vale destacar, que após a leitura de ambos, você deverá ter todas as informações que precisa para avaliar o potencial da franquia e assim, determinar se o negócio será realmente vantajoso para ambas as partes envolvidas.

Em caso de dúvidas, converse com o franqueado e peça esclarecimentos, mas nunca feche um negócio sem analisar a circular de oferta e o contrato da franquia, com muita calma.

5.Não ouvir a opinião de franqueados e ex-franqueados

Na empolgação por comprar uma franquia e ser dono do próprio negócio, por vezes, acabamos nos esquecendo de uma simples atitude que poderá fazer toda a diferença.

Não compre uma franquia, por mais conhecida que seja a marca e os seus produtos, sem antes conversar com franqueados e ex-franqueados para ouvir o que cada um deles tem a dizer do negócio.

Franqueados e ex-franqueados são, com toda a certeza, as melhores pessoas para esclarecer as suas dúvidas e explicar detalhes sobre o negócio, inclusive em relação à rentabilidade e retorno do investimento.

6.Escolher um ponto comercial que não favoreça o negócio

Assim como em qualquer outro tipo de negócio, a escolha do ponto comercial para instalação da franquia poderá fazer toda a diferença para os seus resultados no futuro.

Portanto, antes de comprar uma franquia, pense cuidadosamente antes de escolher o melhor ponto comercial, ou seja, aquele que poderá oferecer um melhor retorno.

Lembre-se que a depender do tamanho do estabelecimento, o investimento necessário poderá ser maior ou menor.

7.Não avaliar os aspectos econômicos e o potencial retorno do negócio

Antes de abrir qualquer negócio, é fundamental avaliar os aspectos econômicos e o potencial retorno do possível novo empreendimento.

Logo, quando falamos das franquias, não poderia ser diferente. Antes de comprar uma franquia, é altamente recomendado que você avalie cuidadosamente todos os aspectos econômicos que envolvem o negócio e principalmente o seu potencial de retorno.

8.Investir em franquias relâmpago

Tenha muito cuidado para não comprar uma “franquia relâmpago”, que são aquelas que surgem oferecendo produtos ou serviços que aparentemente parecem ser muito promissores, mas que logo depois desaparecem do mercado.

Se possível, tenha preferência por franquias que já se consolidaram no mercado e que portanto, oferecem riscos menores para você, como investidor e empreendedor.

9.Não fazer perguntas e questionamentos antes de fechar negócio com o franqueador

Lembre-se que as negociações relacionadas a compra de uma franquia, envolvem custos elevados, portanto, não tenha vergonha ou receio de fazer todas as perguntas e questionamentos necessários ao representante do franqueador.

Por mais ingênuos que possam parecer os questionamentos, eles podem ser de grande valia para a sua decisão e também para o sucesso do seu futuro negócio.

10.Investir em um segmento que não gosta

Por fim, não considere investir em algo que você não goste. Quando trabalhamos com aquilo que nos identificamos, temos chances muito maiores de alcançar o sucesso e principalmente a nossa satisfação pessoal e profissional.

Sendo assim, por mais promissor que possa parecer o negócio oferecido por uma franquia, não invista na sua compra, caso você não se identifique com o seu nicho de atuação.

Evitando todos os erros apresentados nesse conteúdo, você aumentará significativamente as chances de sucesso da sua franquia!

Para conhecer as soluções da RCKY para o seu negócio, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.