Para uma expansão inteligente e sem surpresas, você precisa de um ERP para franquias completo, robusto e que ao mesmo tempo, ofereça um suporte de alta qualidade.

O ERP é a tecnologia que garante o bom funcionamento de toda rede de lojas ou franquias de sucesso. É impossível estruturar um processo de expansão, sem pensar em um software de gestão que esteja preparado para garantir que tudo funcione dentro do esperado.

Diante da importância do assunto, o time da RCKY decidiu preparar um conteúdo completo, onde você terá a oportunidade de conhecer os benefícios que esse tipo de solução pode oferecer e esclarecer algumas dúvidas. Vale a pena conferir!

Benefícios do ERP para franquias

Um software ERP é a solução ideal para gestão de redes de franquias, pois centraliza e organiza uma série de informações essenciais para o bom funcionamento dos negócios.

Veja algumas funcionalidades e benefícios que um bom ERP para franquias pode oferecer:

1. Controle de estoque

O controle de estoque é um dos pilares de um ERP para franquias, uma vez que colabora para evitar:

  • Falta de produtos no estoque da loja;
  • Compra de produtos em excesso;
  • Perda de validade das mercadorias;
  • Perdas em função de desvio ou furtos.

Além disso, com um bom controle de estoque é possível mensurar o custo total e o custo de venda do conjunto de mercadorias que formam o estoque, dados que são muito importantes para a gestão do negócio.

Por sua vez, quando falamos em redes de lojas e franquias, um bom sistema ERP precisa permitir a visualização e o acompanhamento em tempo real de todo o estoque de produtos da rede.

2. Gestão financeira

Dentre os benefícios que um ERP para franquias oferece, podemos destacar a gestão financeira da rede como um todo, e também de cada loja ou franqueado individualmente.

Toda rede de loja ou franquia que deseja chegar ao sucesso, precisa ter um bom controle de contas a pagar, contas a receber e de fluxo de caixa.

Não tenha dúvidas, manter as contas em ordem é fundamental para que o negócio gere lucros e continue em crescimento.

3. PDV eficiente

Toda franquia ou rede de lojas também precisa contar com um PDV (sistema de caixa), eficiente, ágil e fácil de usar, a fim de evitar erros e filas.

Além disso, um ERP para franquias precisa ser homologado e habilitado para emissão de notas e cupons fiscais em todos os estados do país.

Os itens apresentados aqui, são funcionalidades básicas, mas que quando ofertadas pelo sistema e devidamente aproveitadas pelos gestores, podem contribuir diretamente para o sucesso dos negócios.

Se você procura um sistema de gestão completo, e que lhe permita acompanhar em tempo real a sua rede de lojas ou as franquias da sua rede, saiba que você pode contar com a RCKY.

Como escolher um ERP para franquias?

Escolher o software de gestão certo para uma franquia é uma decisão que pode impactar significativamente o sucesso do negócio.

Diante disso, aqui estão algumas dicas importantes a serem consideradas ao escolher um bom software ERP para franquias:

1. Avalie as necessidades específicas da sua franquia

Antes de começar a procurar por um software, identifique as necessidades específicas da sua franquia, como por exemplo:

  • Recursos de gestão de estoque;
  • Ferramentas de gestão financeira;
  • Controle de vendas e comissões;
  • Dentre outros aspectos do negócio.

2. Pesquise diferentes opções de software

Faça uma pesquisa detalhada para identificar as diferentes opções de software de gestão do tipo ERP que estão disponíveis no mercado.

Por sua vez, após essa pesquisa, avalie cada alternativa, levando em consideração fatores, como:

  • Facilidade de uso;
  • Custo de implantação;
  • Custo mensal de manutenção;
  • Horário de atendimento do suporte;
  • Dentre outros fatores.

3. Priorize a integração e escalabilidade

Escolha um software que seja altamente integrado e escalável, capaz de se adaptar ao crescimento da sua franquia.

Esse cuidado é importante, pois evitará que você precise trocar de sistema em meio ao crescimento da sua rede de lojas ou franquia.

Devido a limitações técnicas, alguns softwares não conseguem atender grandes redes. Sendo assim, procure evitar essas opções desde o início, pois caso contrário, será preciso enfrentar o transtorno de trocar de software com a rede de lojas em operação.

4. Verifique a facilidade de uso e treinamento

Opte por um software que seja intuitivo e fácil de usar, minimizando a curva de aprendizado para os funcionários da franquia.

Além disso, verifique se o fornecedor do ERP para franquias oferece treinamento e suporte adequados para garantir que o sistema funcione e seja operado pelos seus colaboradores de forma adequada.

5. Considere a segurança e confiabilidade

Você não pode correr o risco de perder dados e informações importantes da sua rede de lojas ou franquias. Sendo assim, opte por um sistema robusto e com recursos específicos, como a possibilidade de realizar backups regulares.

Além disso, se possível, busque por feedback de outros empresários que utilizam o ERP para franquias que você está avaliando, e veja qual é a opinião deles a respeito do sistema, bem como, do suporte oferecido.

6. Agende uma reunião de demonstração

Por fim, antes de uma decisão final, agende uma reunião de demonstração, faça perguntas e teste funcionalidades importantes do software.

A ferramenta que você irá adquirir, fará parte do dia a dia e das operações da sua rede, portanto, ela precisa ser eficiente, e não pode lhe trazer transtornos.

Conheça o ERP para franquias da RCKY

Se você procura um ERP para franquias, precisa conhecer a solução que a RCKY tem a lhe oferecer.

Como uma das maiores empresas de software para franquias e redes de loja do país. Nós desenvolvemos uma solução robusta para atender franquias e redes de lojas em expansão.

Nosso software permite que você obtenha uma visão geral do financeiro, estoque e vendas de todas as lojas em tempo real.

Para saber mais sobre as funcionalidades do ERP para franquias da RCKY, clique aqui e agende uma reunião de demonstração com um dos nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.