Um dos assuntos mais abordados nessa transformação que a sociedade vem passando nos últimos tempos é a experiência do usuário, com foco nesse assunto, vamos falar sobre a exposição de produtos ao longo deste conteúdo.

A experiência do cliente é o foco do momento! Quais experiências o seu estabelecimento pode promover para o público?

Fazer esse questionamento pode ser difícil, por isso resolvemos produzir este artigo, com sete dicas para você aplicar na exposição de produtos do seu estabelecimento comercial.

Continue a leitura, confira as dicas que separamos para você e não deixe de colocar os conhecimentos em prática!

1.Exposição de produtos e organização

Pense como consumidor. Você gostaria de entrar em uma loja desorganizada? Com certeza não. Leve este conceito para a sua empresa! Se você já tem um comércio, o ideal é já ter pesquisado sobre seus clientes, a região onde a sua empresa se encontra e a concorrência dela.

Diante dos resultados que você encontrou, pense na organização dos seus produtos, levando em consideração as variáveis a seguir:

  • Segmento em que atua;
  • Espaço do comércio;
  • Idade dos clientes;
  • Decoração;
  • Criatividade.

Ajude os clientes a se sentirem em casa e dispostos a fazerem as melhores escolhas para as compras. O ambiente diz muito sobre a decisão de compra do público. Pense nisso!

2.Experiência do cliente no comércio

Voltamos a mencionar a experiência do cliente! Quem ainda não está por dentro das novidades, precisa conhecer estratégias, como por exemplo: Phygital, Omnichannel e Inteligência Artificial.

Phygital, se trata da união de experiências em ambientes físicos e digitais durante a jornada de compra.

Omnichannel, é a facilidade que temos de encontrar uma marca em diferentes canais digitais.

Já a Inteligência Artificial, é a técnica que inclui a otimização do atendimento e do processo de compra.

Você deve estar se perguntando, como aplicar essas técnicas na exposição de produtos do seu comércio não é mesmo? Veja como é simples!

Depois de seguir o primeiro passo, que é organizar os produtos do seu estabelecimento, basta refletir:

Como a experiência de estar dentro da sua empresa pode ser incrível? Vale usar aplicativos, fotos, redes sociais e o que a criatividade permitir.

O foco é transformar a experiência do usuário, para que, mesmo que ele não compre produtos, ele lembre da sua marca como um comércio diferenciado.

3.Criatividade na exposição de produtos

Inspire-se! Busque referências e transforme a sua loja em um lugar criativo. Só não esqueça de levar os dados do seu público em consideração.

Se a maioria dos seus clientes são jovens, invista em um ambiente descontraído, que mostre atitude e traga boas recordações.

Pense em onde você gostaria que os seus clientes se sentissem ao entrar no seu comércio. Destaque-se!

Quando passamos a ver o comércio como ponto de relacionamento, o conceito do que é merchandising cresce.

A missão do empresário como marca é promover uma conexão emocional e sensorial com os produtos.

4.Saiba aproveitar e liberar espaço

Esta dica merece atenção e vai te ajudar a colocar as outras em prática. Ambientes cheios remetem à bagunça e desordem.

Um comércio de destaque não precisa estar lotado de produtos. Saiba aproveitar e liberar espaço, priorize a comodidade dos clientes, o momento de escolha na hora da compra e a sensação de acolhimento.

Uma alternativa é trabalhar em uma vitrine atrativa, intercalar os produtos nas paredes e deixar os espaços de circulação livres. Isso não vai ajudar apenas na exposição de produtos, mas na mobilidade e evitar possíveis acidentes.

5.Aplique o marketing sensorial no seu comércio

Aplicando essa dica, você facilmente vai conquistar mais clientes. Isso porque o marketing sensorial é a capacidade de despertar diferentes emoções nos clientes. Você pode usar essa técnica tanto na exposição de produtos como na experiência que você quer promover dentro do comércio.

Fragrâncias e aromas agradáveis, uma trilha sonora acolhedora e uma climatização confortável são capazes de criar experiências multissensoriais.

No caso de estabelecimentos que trabalham com setor alimentício, vale testar recursos de experimentação e degustação. Isso pode surpreender o seu cliente!

Existem inúmeras possibilidades para serem exploradas, basta apenas que você compreenda o seu público-alvo.

6.Esteja atento às tendências do segmento

Essa dica vai te ajudar em toda a jornada do seu comércio. Mantenha-se atualizado quanto às tendências do seu segmento.

Mantenha o estoque completo, produtos limpos e em perfeito estado. Aprenda a organizar de forma atrativa a exposição de produtos.

Não deixe de se inspirar em perfis nas redes sociais. Referências são sempre bem-vindas.

Um bom empresário é aquele que está na busca constante de aprender e conhecer novas propostas para seu negócio.

É importante participar de feiras e eventos, tanto on-line como presenciais, voltados para o segmento em que você atua. Nesses locais é possível fazer network, interagir e se aproximar de diversas tendências que podem ser aplicadas no seu comércio.

7.Utilize recursos tecnológicos

A tecnologia deve ser usada e estudada em todos os casos e na experiência dos clientes não é diferente.

A tecnologia aplicada através de um bom sistema de gestão,  pode trazer inúmeros recursos e benefícios para o seu negócio e consequentemente para os seus clientes, dentre eles:

  • Controle de vendas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Relatórios e indicadores.

Utilize estas vantagens a favor do seu negócio, melhore seus controles, rotinas e processos internos, conquiste a confiança e a credibilidade dos clientes, venda mais!

Por fim, vale destacar que apesar de importante, apenas as dicas de exposição de produtos não são suficientes para você se destacar da maioria.

A transformação do consumidor exige que os empresários priorizem a experiência do cliente, e sim, vai ser necessário fazer investimentos.

Buscando alternativas para melhorar a experiência dos seus clientes, controlar e organizar as vendas, as finanças, o estoque e até mesmo a exposição de produtos?

Conte com as soluções em gestão e automação comercial da RCKY.

Clique aqui, entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.