A fachada da loja é a primeira imagem que um cliente tem do seu estabelecimento. Por isso, você tem que administrá-la muito bem. Afinal de contas, ela identifica e destaca sua loja dos concorrentes.

Portanto, é um fator que influencia diretamente na decisão de compra, e na sensação de bem-estar dos clientes.

Sendo assim, saber como criar uma fachada de loja atraente e funcional é fundamental. Pois impacta diretamente na lucratividade do seu negócio.

Então, para te ajudar, apresentamos a seguir 7 dicas para criar uma fachada de loja atraente e lucrativa. Ou seja, capaz de destacar o seu negócio dos demais e atrair ainda mais clientes. Confira abaixo!

Aprenda Como Criar Uma Fachada de Loja

Ao contrário do que muitos pensam, são muitos os aspectos a serem levados em consideração no momento de criar uma fachada de loja como, por exemplo:

  • Layout;
  • Combinação de cores;
  • Disposição de cartazes e produtos;
  • Aspectos legais;
  • Tendências,
  • Entre outros.

Esses aspectos podem fazer disso uma tarefa não muito fácil. Portanto, destacamos alguns desses pontos a seguir, para te auxiliar na criação da fachada de loja ideal.

1.Evite sempre a poluição visual

A fachada é um meio de comunicação entre a empresa e o cliente. Por isso, ela deve transmitir:

  • Sua imagem;
  • Nicho de atuação;
  • Estilo,
  • Posicionamento da marca.

Podendo ainda conter algumas ofertas ou produtos expostos, de forma limpa e eficiente. Ou seja, com o mínimo de recursos possíveis para não deixá-la visualmente poluída.

Sendo assim, atente-se para a quantidade e disposição dos objetos decorativos, cartazes, produtos, e também para o layout da entrada.

Pois, muita informação exposta irá confundir o cliente, e ofuscar sua marca. A poluição visual afeta negativamente o bem-estar do cliente. Pois o acúmulo de informação gera estresse e desconforto.

Portanto, opte por um estilo minimalista, com poucos adornos decorativos. Pense em transmitir apenas a informação necessária, para o cliente se identificar com seu empreendimento.

Por isso, chame a atenção sem exageros e crie um ambiente confortável. As palavras-chave são:

  • Foco;
  • Eficiência;
  • Minimalismo;
  • Conforto,
  • E bem-estar.

2.Use sempre as cores da sua marca

Além disso, para identificar a sua loja, use as cores da sua marca ou logotipo. Mas não exagere! Se a sua marca tiver muitas cores, escolha a melhor combinação.

Pois o uso excessivo de cores irá gerar poluição visual e pode confundir o cliente.

Aliás, as cores também exercem influência psicológica sobre o comportamento humano.

Assim, elas são capazes de gerar reações inconscientes, e afetar a sensação de se estar em um ambiente, influenciando diretamente nas vendas.

As cores abaixo (em tons leves, menos vibrantes) são indicadas para estabelecimentos onde almeja-se criar uma sensação de conforto, tranquilidade, calma e relaxamento:

  • Azul;
  • Branco;
  • Verde;
  • Roxo;
  • Violeta

Por isso, são indicadas para lojas de produtos infantis, spas, e ambientes mais tranquilos.

Em contrapartida, as cores abaixo são indicadas para restaurantes, lanchonetes, fast-foods e serviços de alimentação em geral. Pois estão associadas ao poder, impulso, estímulo, energia, aquecimento e calor, estimulando o apetite:

  • Vermelho;
  • Amarelo,
  • Laranja.

Já as cores abaixo remetem à natureza. Por isso, são ideais para lojas de produtos naturais, spas, casas de ração e floriculturas:

  • Tons de verde;
  • Branco;
  • Marrom.

Contudo, o verde e o branco também remetem à ideia de higiene e à saúde, sendo indicados para hospitais, lojas fitness ou produtos naturais.

Portanto, a dica para escolher as cores da fachada do seu estabelecimento, é pesquisar o que mais tem a ver com o ramo de atividade. Por isso, defina qual a imagem e a sensação que você deseja criar em seus clientes.

3.Use e abuse da criatividade para criar uma fachada de loja incrível!

Observe o layout da sua fachada. Afinal, valorizar os aspectos estruturais já presentes na construção facilita o trabalho e evita gastos adicionais. Observe as tendências, crie algo que seja contemporâneo, mas que tenha a cara da sua marca.

Atente-se também para aspectos como a utilização de texturas, e a iluminação. Combinados com as cores, esses fatores climatizam o ambiente. Além disso, também podem passar a imagem de poder, sofisticação e requinte.

Do mesmo modo, também pode impactar diretamente na execução das atividades diárias.

Nesse ponto, a iluminação se destaca. Afinal, assim como as cores, ela também exerce efeitos psicológicos diretos sobre os clientes, e colaboradores da sua empresa.

Pois é capaz de gerar estresse e desconforto, se não forem ideais para o ambiente.

Mais que um aspecto decorativo, as luzes têm caráter funcional. Então, planeje bem sua disposição e combinação.

4.Tenha conhecimento do que é permitido e do que não é

A fachada de sua loja também tem caráter funcional. Pois é por ela que os clientes entram no seu estabelecimento. Além de ter relação direta com a utilização de espaço público, como as calçadas, por exemplo.

Sendo assim, você não deve ignorar os aspectos relacionados à acessibilidade. Portanto, consulte sempre as instituições governamentais da sua cidade, ou algum profissional qualificado, para te orientar sobre essas questões.

Pois a inobservância de qualquer um desses aspectos, pode trazer futuros custos e prejuízos. Ou até mesmo inviabilizar o projeto.

5.Tente entender como é o olhar das pessoas para a fachada da sua loja

Coloque-se no lugar do cliente. Faça um teste de empatia para ver se o seu objetivo está sendo alcançado. Para isso, você pode:

  • Passar em frente à sua loja;
  • Pedir para algum conhecido passar e depois pergunte qual foi a sensação.

Assim, você pode avaliar a fachada da loja pelo olhar do cliente, entendendo como ele a enxerga.

Com isso, você poderá realizar alguma alteração de layout de forma mais assertiva, se for necessário.

6.Conte com um profissional especializado

Se necessário, procure um profissional qualificado e habilitado, para te auxiliar no planejamento de uma fachada extraordinária. Pois eles estão por dentro das principais tendências. Além disso, também conhecem as técnicas e exigências legais ou sanitárias, aplicáveis em seu projeto. Portanto, a execução do projeto ficará bem mais fácil.

Arquitetos, engenheiros ou decoradores especializados em empreendimentos comerciais, são os mais indicados para isso.

E você também pode se informar nas prefeituras e órgãos sanitários competentes da sua cidade.

7.Observe as tendências

Observe as principais tendências decorativas para os negócios na sua área. A chave é equilibrar conceitos modernos, com o estilo da sua empresa.

Atualmente, a tendência é focar em eficiência, objetividade e funcionalidade, optando por um estilo minimalista.

Com poucos adornos decorativos, e uma imagem mais limpa, com menos ruídos de comunicação.

Benefícios de Uma fachada de loja atraente

Confira abaixo algumas das principais vantagens de ter uma fachada de loja atraente, e estrategicamente pensada:

  • Transmite uma imagem de ser empresa séria;
  • Criação de uma marca própria;
  • Diferenciação dos concorrentes;
  • Atrai a atenção do seu público-alvo;
  • Demonstra que está atento às tendências;
  • E muito mais…

Enfim, esperamos que essas dicas te ajudem a criar uma fachada de loja extraordinária. Capaz de aumentar suas vendas, e destacar o seu negócio entre os seus concorrentes, fazendo-o lucrar muito mais!

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