Fidelizar clientes é o que toda franquia ou empresa comum busca como objetivo. No entanto, são muitas as ações que podem ser tomadas para se alcançar isso.

O próprio processo de fidelização pode ser complexo, longo e dependente de uma série de fatores. Isso sem contar as especificidades de cada tipo de negócio.

Por isso, hoje a RCKY decidiu escrever este artigo dando 9 dicas para franquias que querem saber como fidelizar de forma correta os seus clientes. Vamos começar?

1. Ofereça bons produtos ou serviços

Primeiramente, não podemos ignorar o básico a respeito de qualquer negócio. Se o produto ou serviço oferecido não for, no mínimo, razoável, será difícil fidelizar clientes.

Muitas vezes um cliente consegue ignorar toda a experiência ruim que ele tem com os outros aspectos da empresa, apenas porque o produto ou serviço oferecido são muito bons.

Por outro lado, quando falamos de uma franquia, geralmente não existe muito espaço para ser criativo ou aplicar melhorias de forma autônoma, já que tudo vem pré-formatado.

Por isso, antes de se decidir por uma franquia, é muito importante analisar a qualidade dos produtos ou serviços. Converse com ex-franqueados ou vá a uma unidade da marca.

2. Ofereça produtos ou serviços personalizados

Outra forma de fidelizar clientes é oferecendo para eles aquilo que melhor combina e atende às suas necessidades. Isso é importante porque demonstra preocupação com o cliente.

Considere que sempre oferecer o produto ou serviço mais caro nem sempre é a melhor opção. Isso porque este produto ou serviço pode não resolver o problema do cliente.

Em outros casos, pode até resolver, mas a satisfação do cliente poderia ter sido alcançada com uma alternativa mais barata, deixando o cliente mais feliz com a economia.

3. Alimente o interesse do seu público

Uma vez que você já tenha o cadastro de vários clientes, você pode nutri-los com conteúdos específicos ou promoções exclusivas por meio de campanhas de e-mail.

Claro que isso deve ser feito com consentimento, afinal de contas, ninguém gosta de ser bombardeado com um monte de e-mails não solicitados.

Por outro lado, existem clientes que podem voltar a fazer negócios com uma empresa que enviou um e-mail parabenizando pelo seu aniversário ou oferecendo uma promoção.

Inclusive, essa é uma ótima tática que pode ser usada por franquias que estão querendo conquistar novos clientes que ainda estão indecisos.

4. Seja totalmente transparente

Uma das coisas que mais fazem com que uma franquia perca clientes, é quando ela não é 100% transparente sobre as condições do produto ou serviço que ela está vendendo.

Ninguém gosta de ser enganado. Por isso, para fidelizar clientes de forma correta, é fundamental não mentir e não esconder nenhum detalhe.

Vale ressaltar que com a honestidade é possível criar uma base de clientes composta por pessoas interessadas, que vão fazer novas compras e com tickets médios maiores.

5. Peça feedback e seja receptivo

Nada nem ninguém são perfeitos ou acima de críticas. Tenha isso em mente sempre. Por isso, se você é dono de uma franquia, peça o feedback dos seus clientes.

As pessoas gostam de saber que as empresas as quais elas fazem compras estão verdadeiramente preocupadas em melhorar os seus produtos, serviços ou atendimento.

Em contrapartida, nem sempre o feedback é solicitado. Um cliente muito insatisfeito ou muito feliz pode espontaneamente dizer o que pensa.

6. Atue com programas de fidelidade

Se estamos falando sobre fidelizar clientes, é fundamental falarmos sobre os programas de fidelidade. Geralmente isso é algo usado por grandes empresas. Mas não devia ser assim.

Criar incentivos para que o seu cliente queira retornar é algo que qualquer empresa, ainda mais as franquias, deveriam fazer independente do seu tamanho.

A realidade, no entanto, é que essa não é uma prática muito brasileira. O problema é que se preocupar apenas com a venda do dia limita as opções da companhia.

Algumas ideias de programa de fidelidade são as seguintes:

  • Descontos adquiridos por uma quantidade de repetições de uma compra;
  • Programa de pontos que se acumulam e podem ser trocados por prêmios;
  • Um programa de assinatura mensal que oferece vantagens e prêmios.

Entretanto, é muito importante analisar quais são as características da franquia para encontrar a melhor solução. Inclusive, muitas redes já podem ter as suas soluções.

7. Não tente agradar a todos os tipos de pessoas

Uma das piores coisas que uma franquia ou qualquer empresa pode fazer é tentar agradar a todos os tipos de público. Ainda mais se o objetivo for o de fidelizar clientes.

Algo que precisa ser compreendido é que apenas os clientes que se identificam com o que a empresa oferece é que de fato serão fidelizados e se tornarão clientes fiéis.

Não é necessário tentar agradar ao maior número possível de grupos. Na realidade, isso irá se tornar um grande desperdício de tempo e recursos financeiros.

8. Não demore para resolver as questões do seu cliente

Já comentamos sobre a importância de pedir feedbacks e pedir a opinião dos seus clientes. No entanto, é muito importante que a conversa e as sugestões se tornem ações logo.

Se houver qualquer problema com o produto ou serviço oferecido pela franquia, não fique procurando culpados. Trabalhe para resolver o problema do cliente o mais rápido possível.

Após a solução da situação, aí sim é necessária uma avaliação de processos internos para descobrir o que pode ser melhorado para que situações parecidas não voltem a ocorrer.

9. Invista na tecnologia

Por fim, algo que toda franquia deve fazer a qualquer custo: investir em tecnologia. A realidade é que a tecnologia resolve um monte de problemas que as pessoas têm.

Os clientes, por conseguinte, gostam de ser bem atendidos por um processo inteligente, ágil e tecnológico. Contar com a tecnologia é bom para a franquia e para o cliente.

Leve em conta que os procedimentos internos podem ser beneficiados com programas, sistemas e aplicativos que reduzem custos e otimizam a qualidade da operação.

Agora fala para a gente! Gostou das nossas dicas para melhorar a taxa de fidelização de clientes? Então aproveite e ponha o blog da RCKY nos seus favoritos para sempre acompanhar nossas postagens.

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