Como a Cacau Show se tornou uma das franquias de maior sucesso do Brasil? Neste artigo, confira a história de expansão da marca e o que podemos aprender com ela.

Em mais de 30 anos de atividade, a Cacau Show vem conquistando grandes objetivos no mercado de chocolates finos. Atualmente, essa é a terceira maior rede de franquias do Brasil, marcando presença em todos os estados e faturando, em 2018, R$ 3,5 bilhões de reais.

Tendo como principal matéria-prima o chocolate, a empresa chega a comercializar em torno de 300 milhões de unidades dentro de seu vasto mix de produtos.

Como esse império começou? Quais princípios guiam o empreendimento? O que seu fundador tem a ensinar? Leia até o final para conhecer a trajetória completa da empresa, os fatores que impulsionam seu sucesso e saiba como aplicar em sua franquia os ingredientes do sucesso da franquia Cacau Show.

Franquia Cacau Show: como tudo começou

No ano de 1988, o jovem Alexandre Tadeu da Costa decidiu começar a empreender por conta própria. Filho de comerciantes, começou a revender chocolates na Páscoa daquele ano e logo conseguiu um pedido de 2 mil ovos de 50 gramas.

No entanto, a fábrica informou que não produzia ovos com aquele peso, então Alexandre pegou US$ 500 emprestados com o tio, comprou os materiais, contratou uma ajudante e trabalhou por três dias para conseguir entregar a encomenda.

Ele percebeu então que havia demanda para o mercado de chocolates artesanais e, aplicando o valor de US$ 500 que lucrou com os 2 mil ovos (fora a quantia devolvida ao tio), começou a desenvolver seu negócio de chocolates tendo como público-alvo pequenos comércios de São Paulo.

No início, o negócio funcionava numa sala da empresa dos pais de Alexandre na zona norte de São Paulo, mas logo ele já tinha condições de pagar aluguel pelo espaço.

Franquia Cacau Show: expansão

A primeira loja da marca Cacau Show foi inaugurada no ano de 2001 e, 4 anos depois, a empresa já havia se tornado a maior rede de chocolates finos do país com 230 lojas. Ainda em 2005, o empreendimento de Alexandre foi premiado pela Editora Globo como Melhor Franquia do Ano.

No ano de 2008, a empresa se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo, superando a Rocky Mountain dos Estados Unidos. Em 2010, a Cacau Show já contava com mil lojas espalhadas pelo Brasil.

Atualmente, são mais de 2 mil franquias, cinco fábricas e mais de 12 mil toneladas de chocolate produzidas ao ano. Sempre inovando, os pontos fortes da empresa são as trufas e os produtos especiais relacionados a datas como Páscoa e Natal, nas quais a produção e as vendas disparam.

A qualidade e os preços acessíveis oferecidos pela Cacau Show, além da variedade de opções, consolidam a empresa como líder no mercado brasileiro e referência até mesmo fora do território nacional.

Franquia Cacau Show: os ingredientes do sucesso

O mercado de chocolates enfrenta sazonalidades de demanda durante o ano, assim como vários outros. Pensando nisso, a Cacau Show oferece aos seus franqueados não apenas trufas e chocolates tradicionais para comercializar, mas também panetones, gelatos, fondues e até serviços de cafeteria para manter a franquia lucrativa ao longo de diferentes estações do ano.

Essa estratégia evidencia a necessidade de pensar em soluções para diferentes cenários ao invés de simplesmente se acomodar com o aparente sucesso na comercialização de um tipo de produto. Os altos e baixos na demanda podem influenciar grandemente e até pôr em risco a sobrevivência de um negócio. Portanto, criar novos produtos ou trabalhar com novas frentes é algo que pequenos e grandes empreendedores devem buscar tanto para aumentar sua receita quanto para alcançar estabilidade no mercado.

Os franqueados da Cacau Show também podem contar com os seguintes benefícios:

  • Consultoria de campo;
  • Campanhas publicitárias abrangentes;
  • Assistência para operar a franquia;
  • Parceria com fornecedores sérios e confiáveis;
  • Assistência para assuntos jurídicos;
  • Treinamento para o consultor da unidade.

Essas são práticas conhecidas e amplamente estimuladas que atraem interessados em participar da expansão do negócio e também auxiliam os franqueados a manter a estabilidade de suas unidades. Tanto o franqueador quanto os franqueados precisam ter consciência da importância de uma assistência contínua, focada na resolução das dores comuns do dia-a-dia de uma franquia.

Segundo o fundador e presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa, a empresa busca empreendedores com aptidão para o varejo para expandir sua atuação. Também se destacam aqueles que demonstram:

  • Habilidade para gerenciar e negociar;
  • Compromisso em seus tratos com a empresa, seus fornecedores e colaboradores;
  • Zelo por sua franquia, buscando garantir que sejam cumpridos os padrões de qualidade;
  • Capacidade de investir no modelo de negócio certo dispondo de capital próprio.

A empresa considera essas características muito relevantes para o sucesso de uma franquia.

É interessante que o empreendedor trace um perfil do franqueado ideal e busque encontrar essa pessoa, ou então busque moldar os interessados para que se encaixem no modelo desejado pela empresa. Manter essa estratégia desde a captação ajuda a construir um relacionamento saudável entre franqueador e franqueado, no qual cada um entende seu papel e assim os processos podem fluir de acordo como foi planejado.

É interessante notar que a Cacau Show não aceita o uso de empréstimos ou linhas de crédito quando uma pessoa decide abrir uma franquia da empresa. Essa também é uma forma de moldar o perfil dos franqueados, passando adiante os mesmos princípios aplicados por Alexandre, o fundador, que resultaram na criação e expansão de uma franquia líder de mercado.

Além disso, essa medida ajuda os interessados a ajustar suas expectativas e ter o ponto de vista correto a respeito de investir em uma franquia da Cacau Show. A empresa não tenta vender um sonho, mas mostra a realidade do negócio e como franqueadores e franqueados podem trabalhar juntos para atingir os melhores resultados.

Ao conhecer a trajetória da franquia Cacau Show, vemos o resultado de aplicar o conhecimento de mercado e trabalhar com base em práticas sólidas, estabelecendo e conseguindo cumprir uma meta após a outra.

Analisar o modo como a empresa trabalha certamente pode inspirar outros empreendedores e despertar o interesse de futuros franqueados, dado o sucesso e o destaque alcançados com anos de trabalho e investimento.

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