Mesmo em um cenário de economia instável, o mercado de franquias tem apresentado resultados favoráveis e a perspectiva é de crescimento. Para colher esses frutos, as franquias de baixo investimento podem apostar em diferentes estratégias para conquistar novos franqueados.

Todo o planejamento e trabalho envolvido em tornar uma franquia barata e rentável precisa servir não só para viabilizar o negócio e gerar lucro, mas também para atrair franqueados com perfil alinhado ao projeto.

Desse modo, para uma franquia conseguir expandir por meio dos colaboradores ideais, é preciso procurá-los, contatá-los e conquistá-los. Existem algumas maneiras de conseguir esse objetivo, mas em qual delas sua empresa deve apostar primeiro?

Neste artigo, conheça 4 estratégias para franquias baratas atrair novos franqueados e saiba como um sistema de gestão pode ser uma poderosa ferramenta para gerenciar redes de franquias.

Encontre o franqueado ideal

O mercado de franchising compreende diversos segmentos que possuem diferenças e semelhanças entre si. Pode-se dizer que um conjunto de conhecimentos e habilidades voltado para o gerenciamento de um negócio é essencial em qualquer ramo, mas também há a necessidade de abordagens específicas e um certo grau de identificação para alcançar resultados favoráveis em algumas áreas.

Dessa forma, a franquia precisa otimizar seu processo de busca e conquista por criar uma persona capaz de representar o franqueado ideal e fornecer as respostas de que a empresa precisa para desenvolver e aplicar a estratégia certa. Devem ser levados em conta os seguintes fatores:

  • Objetivo: o que essa pessoa busca como franqueado? Seus objetivos a curto e longo prazo se encaixam nas perspectivas oferecidas por sua franquia?
  • Perfil: ele gosta de inovar ou consegue trabalhar com padrões? Trabalha melhor em equipe ou sozinho? Se identifica com quais segmentos?
  • Experiência: ele já trabalhou com franquias de baixo investimento antes? Como foram suas experiências?
  • Formação: qual área de conhecimento ele domina? Qual é seu nível de escolaridade?

Todas essas informações são importantes para direcionar corretamente os recursos na busca pelos franqueados que irão fechar negócio e trazer perspectivas de crescimento para a franquia. Uma persona com intenção de operar uma franquia de supermercados, por exemplo, é diferente de outra que deseja operar uma franquia de restaurantes. Como o fluxo de pessoas é grande, os franqueadores precisam ser seletivos para captar apenas os prospectos qualificados.

Construa sua marca

Quando são oferecidos produtos e serviços de qualidade a preços competitivos, naturalmente o público mostra sua satisfação por comprar e divulgar, fazendo assim “propaganda” para a marca.

Mas quando a marca se esforça para ter uma identidade reconhecida e única, buscando se conectar com as pessoas, os resultados são diferentes. Os clientes hoje não querem apenas consumir produtos, mas se engajar com as empresas, principalmente por meio das redes sociais.

Por isso, desde a escolha da identidade visual até o gerenciamento das redes sociais, as franquias podem trabalhar uma relação mais próxima com seus clientes e futuros franqueados visando fidelizá-los e, de certa forma, torná-los parte da história da marca.

Invista em Inbound Marketing

Manter um canal de comunicação aberto por meio de redes sociais como o Facebook ou o LinkedIn pode colocar sua empresa em contato com franqueados ideais para conhecê-los e atraí-los. Isso pode ocorrer de maneira natural e transparente, com ambas as partes tendo as informações necessárias para tomar decisões corretas.

Além disso, algo que pode fazer parte da estratégia de Inbound Marketing é o oferecimento de conteúdo rico como e-books, planilhas e webinars mediante o preenchimento de formulários. Assim, tanto os prospectos quanto os franqueadores ganharão conhecimentos valiosos de acordo com seus objetivos.

Por “educar” as pessoas qualificadas abordando em seus materiais aspectos relativos aos objetivos e ao perfil do franqueado ideal, a franquia filtra e molda seus futuros colaboradores, podendo direcionar esforços para fechar negócio somente com aqueles realmente interessados e preparados.

Aposte em feiras e eventos

As feiras voltadas para redes de franquias expor suas propostas, conhecer prospectos e fechar negócios certamente são grandes oportunidades que devem ser bem aproveitadas. Esse é o momento de atrair a atenção, conversar e tirar dúvidas, sem se esquecer de destacar o perfil desejado para encontrar os franqueados certos.

Sua empresa pode evidenciar as vantagens de ser um franqueado, mostrar como ela apoia seus colaboradores e, de modo criativo, mostrar como é a realidade de quem trabalha com a sua rede.

Já que as feiras atraem um público no mínimo inclinado a trabalhar com franquias baratas e rentáveis, certamente uma empresa faz bem em se esforçar para transmitir credibilidade e confiança para os presentes.

Como provavelmente uma pessoa não conseguirá ter contato significativo com todas as franquias nas quais está interessado, se seu negócio passar uma boa impressão em um evento isso pode ser bastante favorável para aqueles que têm sério interesse em investir no ramo.

Sistema de gestão: como pode ajudar uma rede de franquias de baixo investimento?

A expansão de franquias demanda trabalho, custos e tempo. Como vimos neste artigo, o trabalho de conquista de franqueados exige certo planejamento, mas é só o começo. Portanto, para lidar com todos os aspectos de maneira organizada e profissional, conte com um sistema de gestão para redes e franquias.

Um sistema facilita o trabalho de comunicação e supervisão da sua equipe, o que resulta em um melhor apoio aos franqueados, os quais também podem se beneficiar de processos padronizados capazes de gerar economia de tempo e dinheiro.

Além disso, automatizar processos resulta em um melhor aproveitamento de materiais e em uma aplicação mais assertiva de ferramentas e ações dentro das franquias, mesmo que elas operem distantes umas das outras.

Os benefícios para franqueadores e franqueados ainda incluem:

  • Garantia de expansão de alto nível;
  • Organização de dados;
  • Produção de relatórios de controle relevantes e detalhados.

Os sistemas de gestão apresentam soluções que abrangem desde a captação até o acompanhamento do desempenho dos franqueados dentro da rede, além de serem adequados a diversos segmentos e franquias de baixo ou alto investimento.

Neste momento em que as franquias baratas apresentam resultados promissores, é interessante pensar em como atrair e conquistar os franqueados ideais para a expansão do negócio. É preciso direcionar bem os recursos utilizando-se de estratégias para conhecer, contatar e educar as pessoas alinhadas ao projeto da franquia.

Não se esqueça de que um sistema de gestão pode trazer benefícios para os envolvidos nas diferentes fases do processo de expansão de uma rede de franquias, incluindo uma comunicação estruturada e um planejamento assertivo para possibilitar o crescimento e a estabilidade do negócio.

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