Aos que desejam empreender no mercado de franquias, conhecer sobre o negócio em que estarão investindo e buscar atender os itens necessários do perfil de um franqueado do seu ramo de interesse são os itens mínimos para conquistarem o feito de abrir um negócio próprio.

No entanto quando você se prepara para investir, seja a partir de suas reservas e/ou capital de terceiros, com toda a certeza, você espera um retorno seguro, e se possível rápido, de todo recurso investido.
E a dúvida mais comum que párea sobre potenciais investidores em franquias é “em qual franquia investir?”. Mesmo com demasiado estudo e inúmeras visitas a stands de feiras de franquias, as opções são tantas que esta dúvida é deveras natural.

De fato, os cases de sucesso de franquias brasileiras ensejam as demais empresas que desejam abrir uma rede de franquias, toda a perenidade e nível de conquista de novos franqueados que estas empresas possuem.

Franquias de Sucesso

Anualmente listadas pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, as franquias de sucesso são selecionadas e ranqueadas de forma que as empresas mais bem avaliadas nos quesitos qualidade, desempenho, e por nível de satisfação de seus franqueados sejam apresentadas. E neste ano esta lista é composta por mais de 400 empreendimentos bem sucedidos, dos mais variados nichos.

Só no primeiro trimestre do ano de 2019, o crescimento do franchising atingiu 7% e a expectativa e de que este setor continue mantendo expressivos resultados positivos ao longo do ano, mesmo com a economia desacelerada.
E quais os segredos para se manter crescente, ainda que num cenário econômico não muito favorável? Planejamento, estudo, gestão, estratégia, marketing, investimento e uma pitadinha de sorte: como diz Sérgio Sotelino (IBEF-ES), “sorte é o encontro entre a preparação e a oportunidade!”.

FRANQUIAS DE SUCESSO: WISE UP

Nascida do desejo de um jovem do subúrbio carioca que apenas queria ter dinheiro para levar sua namorada para sair, a Wise Up certamente é um dos cases de sucesso mais emblemático das franquias brasileiras.
Flávio Augusto pouco antes de empreender no ramo de cursos de idiomas foi representante de vendas de curso de inglês de outra empresa. Com toda sua experiência, ainda que não tivesse muita afinidade com a língua, rapidamente ascendeu-se na empresa onde trabalhava chegando atingir um cargo de confiança.
Ao longo do tempo com toda experiência que tinha com vendas e seu desejo de crescer, Flávio foi percebendo pontos que, não só as escolas de cursos de idiomas como também a educação básica do Brasil, careciam e pecavam.
Com isso, fundou a Wise Up como uma escola de inglês com uma proposta totalmente diferente: curso direcionado para adultos com interesse em cursar inglês de forma que influenciasse na carreira profissional.
Este empreendimento surgiu com um capital modesto de 20 mil reais vindos do cheque especial de Flávio e de Luciana, sua esposa. A partir disso Flávio alugou uma sala, montou sua primeira equipe que acreditava no potencial da Wise Up e naquele momento nascia uma das maiores redes de franquias não só reconhecia em nosso país, mas também no mundo.

FRANQUIAS DE SUCESSO: CHILLI BEANS

Irreverência, ousadia, inovação e muita pimenta, estas são entre tantas outras, as características mais notáveis da Chilli Beans.
Caito Maia, fundador de uma das maiores empresas do ramo de varejo de acessórios vestuários entrega com a Chilli Beans exclusividade, conforto, estilo e qualidade.
Iniciando suas operações ao final dos anos 90, a Chilli Beans nasceu da necessidade que Caito tinha de ter sua própria marca. Desejo este que veio após uma grande decepção: Caito já comercializava óculos há algum tempo, no entanto realizava vendas por atacado para empresas, mas certa vez uns dos grandes clientes não honraram com o pagamento e isto culminou na falência da Blue Velvet.
Caito não desistiu em empreender, e naquele momento ou ele voltava a participar de sua antiga banda Las Ticas Tienen Fuego ou usava as últimas unidades de óculos que restavam em seu estoque para vender no Mercado Mundo Mix.
Neste mercado onde montou seu stand, recuperou o seu fôlego, criou sua marca e percebeu que seu negócio poderia se tornar uma franquia imaginando pequenos pontos de venda sem muita estrutura com apenas o suficiente para apresentar os óculos: stands de corredor de shopping.

FRANQUIAS DE SUCESSO: CHINA IN BOX

A China in Box foi a primeira empresa brasileira com uma rede de franquias do ramo alimentício com a proposta de entregar comida em caixas que não fosse pizza.
Robinson Shiba, fundador da empresa é descendente de orientais, nasceu no Paraná e aos 3 anos de idade se mudou com seus pais para São Paulo.
Lá ele cresceu trabalhando em uma empresa da família, cursou odontologia, mas desde muito cedo já sabia que não era isso que ele queria. Seu primeiro sonho foi o de se tornar jogador de futebol, e esta era a sua atividade favorita durante o horário de almoço dos funcionários da loja de seus avós quando era mais novo.
Antes de se formar em odontologia, Robinson junto com um amigo viajou para os EUA e lá conheceu a comida chinesa entregue em caixas como forma de delivery.

FRANQUIAS DE SUCESSO: CACAU SHOW

Com o grande feito da entrega de dois mil ovos de chocolate com cinquenta gramas cada em três dias de trabalho árduo, Alê Costa conseguiu seu capital inicial para investir na Cacau Show ao final dos anos 80.
Iniciando suas atividades em uma sala da empresa dos pais de Alê Costa, a Cacau Show foi um empreendimento que em nenhum momento de seus primeiros anos fez uso de capital de terceiros: todo recurso investido originava do reinvestimento de resultados das atividades da própria empresa.
Em 2001 foi aberta sua primeira loja e com o seu ingresso no setor de franquias, em menos de 10 anos a Cacau Show já possuía mais 1.000 lojas o que fez dela a maior rede de chocolates finos do mundo em 2010.

O USO DE SISTEMAS GERENCIAIS NO PROCESSO DE EXPANSÃO

Aos que desejam crescer e se manter em crescimento, é indispensável o planejamento, mas só planejar sem estratégias para tomadas de decisão assertivas não garantem o sucesso.
“A sorte é o encontro entre a preparação e a oportunidade”, mas é substancial que ela venha combinada de fatores como um bom sistema de gestão empresarial capaz de proporcionar e viabilizar o acompanhamento do desempenho operacional das franquias e seus níveis de produtividade, acompanhamento e controle de estoque e produtos para os franqueados, controle de promoções, monitoramento dos custos, acompanhamento do retorno sobre o investimento, centralização das informações financeiras, entre outras informações.
Atualmente são muitas as opções de bons sistemas de gestão empresarial especializados em redes de franquias. O mercado identificou esta necessidade e se modernizou para atender as demandas de seus clientes, pois ter acesso rápido e fácil à informação é um requisito básico para o sucesso de qualquer negócio, não obstante, se torna muito mais difícil expandir e manter o crescimento sustentável de uma rede de lojas sem contar com a ajuda da tecnologia.

OS SEGREDOS DA EXPANSÃO DAS MAIORES FRANQUIAS BRASILEIRAS

Nos exemplos deste artigo destacamos a venda, a marca, uma proposta diferente de modelo de negócio, e o ingresso no ramo de franquias para expansão de uma empresa.
Os segredos da expansão das maiores franquias brasileiras carregam muito do feeling de seus empreendedores, mas mesmo com suas peculiaridades é possível listar alguns segredos de sucesso que podem garantir bons frutos e bons ventos mesmo em meio às dificuldades, os desafios de um mercado competitivo e cenários desfavoráveis:

• Empreenda em algo que você se identifique: não vise o lucro pelo lucro. Trabalhe com o que você gosta, se empenhe, e se entregue que o retorno será a recompensa.
• Se exponha a novas experiências: coloque a mão na massa, aprenda com o que o mercado tem de melhor para oferecer e busque sempre por conhecimento.
• Crie sua própria marca: a marca é a identidade do seu negócio. O mais importante é que a sua marca “imprima” e carregue o conceito da empresa (e seu propósito).
• Tenha uma boa estratégia: estratégia de gerenciamento, estratégia de marketing, estratégia de vendas. Tenha um planejamento, ponha ele em prática e se prepare para os desafios e possíveis planos de ação.
• Aprenda com seus erros: entenda que errar faz parte e aproveite este momento para aprender como melhorar, administrar os riscos e mitigar os erros rumo a excelência.
• Marque presença online: a tecnologia e a informatização esta em todo lugar. O mercado de ecommerce pode ser interessante para você franqueador que deseja expandir o seu negócio de maneira física e digital.
• Ame o que você faz: Em tudo o que fizer e cada passo que der empregue amor. Tenha tesão ao criar uma linha nova, tenha tesão ao alinhar uma estratégia com o conselho empresarial e diretoria, tenha tesão ao apresentar o seu produto ou serviço para seu cliente. Tenha amor ao que você faz, deste modo fará bem feito e será reconhecido por isso.

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