Quais funcionalidades não podem faltar ou pelo menos não deveriam faltar em um sistema PDV completo e preparado para atender as necessidades do comércio?

Procurando um sistema de caixa que atenda todas as necessidades da sua empresa? Se a sua resposta foi “SIM”, você chegou ao lugar certo!

Separamos 5 funções que não podem faltar em um bom sistema PDV, confira o conteúdo até o final, confira os detalhes de cada funcionalidade e tenha acesso a uma surpresa especial que preparamos para você!

1.Homologação para emissão de documentos fiscais

Emitir cupons e notas fiscais é uma das funções básicas e também mais importantes de um sistema PDV.

Afinal, esse tipo de ferramenta foi desenvolvida para permitir que as empresas registrem e controlem suas vendas e processos e ao mesmo tempo atendam às exigências e determinações legais do fisco.

Talvez você esteja até mesmo pensando, mas não são todos os sistemas PDV que emitem documentos fiscais? Na prática sim, ou pelo menos deveria ser.

No entanto, para que um sistema possa emitir documentos fiscais ele precisa ser homologado pela Secretaria de Fazenda de cada estado, cumprindo uma série de requisitos.

Para cumprir os requisitos e impostos por cada estado da federação, as empresas precisam investir pesado em horas de programação e desenvolvimento, o que faz com que muitas empresas homologuem seus sistemas apenas localmente.

O que pode ser um grande problema, principalmente para empresas que pretendem expandir seus negócios para outros estados.

Sendo assim, antes de escolher um sistema PDV, confira se o mesmo é homologado em todo o Brasil e tenha a certeza de que está fechando um bom negócio.

2.Integração com outros aplicativos

Antes de fechar negócio e escolher o sistema PDV ideal para o seu negócio, confira se ele possui integração com outros aplicativos e ferramentas importantes.

Como destaque, podemos citar como exemplo a integração com o iFood, serviço muito utilizado por estabelecimentos do ramo alimentício como bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes e até mesmo por minimercados e supermercados.

A integração com aplicativos de terceiros, como é o caso do iFood, pode facilitar e agilizar bastante as rotinas de registro de vendas e pedidos no seu estabelecimento.

Por sinal, quanto maior a facilidade e agilidade para fechar as vendas melhor para a sua empresa que reduz custos e filas, e também melhor para os clientes que conseguem receber atendimento rápido.

3.Integração com sistema de gestão

Outra funcionalidade que não pode faltar em um sistema PDV é a integração com um sistema de gestão e retaguarda completo que ofereça outras funcionalidades e recursos essenciais para toda empresa, como por exemplo:

  • Cadastro de clientes e fornecedores;
  • Controle de compras e estoque;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Relatórios, gráficos e indicadores de gestão;
  • Dentre outras funcionalidades importantes.

Com um sistema de gestão integrado todas as vendas realizadas no sistema de frente de caixa, são registradas e armazenadas automaticamente no sistema de gestão.

Por sua vez, o sistema de gestão irá atualizar diversos dados gerenciais, como: quantidade em estoque, faturamento, número de vendas do produto, percentual de contribuição para o lucro bruto, entre outros indicadores importantes.

Além disso, caso a sua empresa possua mais de uma unidade, esse processo precisa ocorrer simultaneamente em todos os pontos de venda de todas as lojas, reunindo todos os dados e informações no sistema de gestão da matriz.

4.Atalhos personalizados e compatibilidade Touch Screen

Um sistema PDV completo também deve contar com recursos que favoreçam a agilidade e automação dos processos de venda, como por exemplo:

  • Teclados personalizáveis;
  • Telas touch screen;
  • Integração com leitoras de código de barras;
  • Integração com terminais de pré-venda;
  • Pesquisa rápida de preços;
  • Cadastro rápido de clientes;
  • Controle de listas de convênio;
  • Dentre outros recursos e funcionalidades importantes para agilizar as vendas.

Os benefícios são vários, desde a agilidade adquirida, a integração com os principais equipamentos de automação para varejo e a precisão na execução dos processos operacionais que isso proporciona ao negócio.

Dentre os principais benefícios de um sistema PDV ágil, podemos destacar a redução de filas e também de custos operacionais.

5.Comanda no smartphone

Por fim, para estabelecimentos que atuam no ramo alimentício, uma funcionalidade que não pode faltar é a comanda no smartphone.

Esse tipo de recurso permite que os restaurantes e demais empresas do setor registrem os pedidos dos clientes com muita agilidade e facilidade.

Todos os pedidos registrados no smartphone são automaticamente enviados para a cozinha e sistema retaguarda, sem necessidade de papel e caneta.

Com um sistema PDV com comanda no smartphone, os garçons e atendentes deslocam-se menos até a cozinha, o que permite melhoria da qualidade e agilidade no atendimento aos clientes, além de reduzir custos.

Por sinal, a comanda no smartphone é uma novidade que já está fazendo sucesso em vários estabelecimentos e regiões do país.

Funcionalidades essenciais para sistema PDV: Bônus

Conforme prometido, temos uma surpresa especial para você, um guia completo sobre sistemas de caixa.

Com a ajuda do nosso guia você terá à sua disposição todas as informações que precisa para escolher um bom sistema.

No guia você vai conferir:

  • A importância de um sistema de gestão na automação de processos em pequenas e médias empresas;
  • Outras funcionalidades que não podem falar em um sistema PDV;
  • Os motivos para ter um sistema PDV;
  • Dicas para escolher o sistema de gestão ideal para o seu negócio.

Clique no link abaixo para acessar gratuitamente o nosso e-book e ficar por dentro das principais funcionalidades na hora de escolher um sistema PDV:

Guia Completo Sistema de Gestão e Frente de Caixa para Pequenas e Médias Empresas

Se preferir, você também pode entrar em contato diretamente conosco para saber mais e solicitar uma demonstração gratuita das soluções RCKY para a sua empresa.

Entre em contato conosco no telefone: 11 3195-3620 ou se preferir, via WhatsApp, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.