O estoque é uma área importantíssima das empresas, que precisa de um monitoramento constante, principalmente quando existem produtos perecíveis com prazos de validade bem reduzidos, como os alimentos.

Para você não perder mercadorias e manter o fluxo de caixa sempre em dia, uma boa dica é realizar o giro de estoque. Dessa maneira, a sua instituição sempre vai contar com os produtos de maior saída e ainda adotará medidas para impulsionar as vendas dos que têm uma menor procura por parte dos seus clientes.

No entanto, para uma gestão bem-sucedida, inúmeras atitudes devem ser colocadas em prática. Para você fazer um giro de estoque exemplar, continue lendo este post e aprenda tudo sobre o assunto.

Descubra o que é o giro de estoque

Como o próprio nome sugere, o giro é a movimentação das mercadorias em um estoque ao ponto de não gerar prejuízos — alavancando as vendas, sem perdas.

Assim, podemos afirmar que trata-se de uma ferramenta que atesta a saúde financeira do estoque, apontando possíveis compras ou retenção na aquisição de determinados produtos, de acordo com o comportamento dos clientes e da economia.

Por meio da análise, é possível identificar períodos de grandes vendas, assim como de recessões, contribuindo com as tomadas de decisões. Ou seja, a sua empresa vai manter um número adequado de mercadorias, adotando estratégias que contribuirão com a lucratividade.

Em suma, o giro de estoque é um indicador que apresenta o desempenho das vendas e também da rotatividade das mercadorias.

Aprenda como calcular o giro de estoque

O cálculo do giro do estoque é bem simples. Basta você dividir o número de um determinado produto vendido por ano pela quantidade existente no seu galpão.

Assim, vamos ao exemplo: caso você comercialize 1.800 sacos de arroz por ano e conta com 200 sacos no estoque, a conta será 1.800/200, resultando em 9, ou seja, você terá 9 giros anuais, períodos que deverão receber diferentes tipos de ações.

Veja, a seguir, como agir para manter sempre um fluxo saudável em seu estoque.

Faça compras com base nos índices de vendas

O giro de estoque também necessita da análise dos dados apresentados pelos relatórios mensais. Dessa forma, você poderá programar suas compras com base nas informações fornecidas pelo comportamento dos consumidores.

Por isso, nunca se deixe levar por determinada vantagem financeira ao ser ofertado um caminhão de uma mercadoria específica. Afinal, o barato pode sair bem caro. Antes de qualquer decisão, faça um bom planejamento.

Considere as datas especiais

O comércio é recheado de datas que impulsionam as vendas: Dia das Mães, Natal, Black Friday, Dia dos Pais, Namorados, entre outros. Aproveite esses momentos para fazer um bom estoque de mercadorias que estejam sintonizadas com a tendência do momento.

Mas fique atento: é preciso ter informações precisas sobre as preferências dos seus clientes para não errar. Afinal, o fluxo precisa acontecer de uma maneira que não gere perdas financeiras.

Utilize um sistema informatizado

Como falamos em vários momentos sobre dados, nada melhor do que contar com um sistema informatizado para obter relatórios bem apurados, informações sobre sazonalidades, períodos fartos e também para saber quais produtos estão mais próximos do vencimento.

Esses são aspectos que podem ser resolvidos por meio de um sistema de gestão, auxiliando na organização do estoque da sua empresa.

Faça ações para eliminar produtos parados no estoque

Mercadorias encalhadas são um grande problema para muitos gestores. Em um giro de estoque bem elaborado, é importante a sua empresa criar promoções que auxiliem na rotatividade.

Assim, faça ações de marketing como compre 3 e leve 4 ou dê descontos consideráveis, voltados aos produtos que estejam com o prazo de validade próximo do fim.

Seguindo as nossas dicas, certamente a sua instituição vai manter um giro de estoque saudável, auxiliando em todos os setores da empresa e, principalmente, na satisfação dos clientes.

Depois de aprender sobre o giro de estoque, veja agora como fidelizar clientes no varejo com dicas incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.