Pensando em montar o seu próprio negócio e conquistar a tão sonhada independência financeira? Então, que tal descobrir como montar uma hamburgueria?

O hambúrguer é um dos alimentos mais prestigiados pelo brasileiro. Pelo menos é o que concluiu uma pesquisa realizada pela Nielsen Global, que diz que 51% dos brasileiros não comem em casa pelo menos uma vez na semana e, dentre as opções possíveis, que envolvem restaurantes e cafeterias, o fast food é a escolha de 55% deles.

Com base, nos números da pesquisa, não restam dúvidas, o hambúrguer está no gosto dos brasileiros, afinal ele é a estrela principal dos fast foods!

Com o mercado de refeições fast food em alta, uma hamburgueria pode fazer um grande sucesso e render muito dinheiro! Claro, desde que bem administrada e com hambúrgueres realmente saborosos!

Para ajudar e incentivar você a montar a sua hamburgueria, preparamos este artigo especial, abordando os pontos mais importantes do negócio, confira!

Quanto custa para montar uma hamburgueria?

Em primeiro lugar, uma das dúvidas mais comuns entre empreendedores de primeira viagem. Quanto custa montar um negócio, tal como uma hamburgueria?

A resposta para essa questão é um grande “depende”. Isso porque é preciso analisar a escala do negócio, do quanto dinheiro é possível investir e do modelo de negócios.

Se o empreendedor quiser começar uma hamburgueria do zero, ele naturalmente terá mais custos, pois precisará pensar em todas as nuances do negócio.

Além de precisar alugar, comprar ou adaptar um espaço, ele também precisará levar em conta os custos com a formatação da marca e também precisará de um capital de giro.

O capital de giro é principalmente importante porque no começo, é muito provável que a hamburgueria não consiga se sustentar. Isso só ocorrerá com a consolidação do negócio.

Por outro lado, também existe a opção de abrir uma hamburgueria que só faz deliverys, neste caso os custos são reduzidos e o lucro pode aparecer antes.

A outra alternativa é investir em uma franquia de hamburgueria. Apesar de também ser necessário um grande investimento, a maioria dos riscos é bem diluída.

Isso porque uma franquia já é um modelo consolidado de negócio que só precisa ser replicado. O contraponto é que o empresário não terá tanta liberdade.

Independente da forma que o empresário decida abrir sua hamburgueria, o investimento pode girar em torno de 20 mil para as menores a até 1 milhão, no caso de franquias.

3 dicas para o sucesso da sua hamburgueria

Antes de falarmos sobre a estrutura que uma hamburgueria necessita, veja estas três dicas que podem garantir muito sucesso ao seu empreendimento:

  • Cardápio pequeno: Quanto menor, mais eficiente;
  • Combo com cerveja: O brasileiro gosta de beber;
  • Opções saudáveis: Cada vez mais uma necessidade.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.

1. Cardápio pequeno

Diferente de famosas redes de fast-food que podem ter grandes cardápios cheios de opções, uma hamburgueria artesanal pode fazer o caminho inverso.

Um cardápio mais enxuto, por sua vez, garante que a empresa possa ter condições de sempre atender a demanda dos seus clientes com maior velocidade e qualidade.

Isso porque, para manter um grande cardápio, é necessário muito mais investimento em estoque de ingredientes, aumentando os custos gerais da operação.

Um cardápio menor permite que os hambúrgueres sejam feitos com mais cuidado, mantendo o padrão artesanal de qualidade, permitindo, inclusive, um melhor atendimento.

Também há o fato de que com um cardápio menor é possível investir em opções de hambúrguer mais elaboradas e criativas.

2. Combo com cerveja

Você sabe o que cai muito bem com um hambúrguer artesanal? De acordo com os brasileiros, é uma boa cerveja, seja ela também artesanal ou não.

Essa combinação de hambúrguer e cerveja é algo que vem se tornando cada vez mais popular. Ainda mais entre os consumidores com um pouco mais de idade.

Geralmente, hamburguerias artesanais possuem uma faixa de público mais velha do que as redes de hambúrguer famosas, como McDonald ‘s, Burger King e etc.

Pode ser inclusive bastante interessante criar combos com cerveja, ainda mais com as opções long neck, que dão um ar maior de sofisticação, se comparado às latinhas.

Por outro lado, também é importante ter várias opções de marcas de cerveja para que o cliente possa comprar individualmente.

3. Opções saudáveis

Mas é as pessoas com problemas de saúde, ou que possuem uma dieta vegana ou vegetariana? Nesse caso pode ser interessante oferecer opções saudáveis.

Hoje em dia há muitos hambúrgueres feitos com uma série de ingredientes alternativos, desde grão de bico até feijão, não perdendo quase nada para o sabor original da carne.

O queijo também pode ser feito de forma saudável sem lactose, muitas vezes à base de castanha, mantendo a mesma textura e sabor, porém sem causar alergias.

Existem também opções de pão sem glúten, que é uma das alergias mais comuns atualmente. Todavia, é importante entender que isso é um investimento.

Ingredientes saudáveis podem custar mais caro e, se não houver demanda por eles na sua hamburgueria, você pode acabar perdendo dinheiro.

Para entender esse nicho de público cada vez maior, porém sem se arriscar muito financeiramente, a maioria das hamburguerias só oferece uma opção saudável.

Entretanto, a tendência é que comecem a surgir estabelecimentos especializados em hambúrgueres vegetarianos, veganos ou saudáveis.

O Mercado

Se você ainda não decidiu por abrir a sua hamburgueria preocupado com a demanda do mercado, fique tranquilo! O mercado está aquecido para hamburguerias e promete continuar assim, por um bom tempo!

Considerando apenas, o mercado delivery, uma pesquisa encomendada pela ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, concluiu que o delivery tem movimentado cerca de R$ 11 bilhões anualmente, sendo estimado ainda, que o mercado continue em expansão, crescendo cerca de 12% ao ano.

Como podemos observar, diversas pesquisas e números apontam para um mercado de fast food aquecido, um ambiente perfeito para as hamburguerias decolarem!

A Estrutura

A estrutura necessária para montar uma hamburgueria é bem simples. Inicialmente o empreendedor necessitará de uma área com ao menos 50m². Área essa que pode precisar se expandir à medida que a demanda da hamburgueria crescer.

O espaço de uma hamburgueria, deverá conter uma área reservada para um balcão de atendimento, além de estoque, cozinha, banheiros e um salão com mesas e cadeiras.

Se possível, ofereça um espaço para estacionamento como um diferencial ou firme convênio com algum estacionamento próximo e ofereça essa comodidade aos seus clientes.

Se o assunto for a decoração, pense nos móveis, iluminação do local e nas cores das paredes que devem preferencialmente ser “vivas”. Opte por mesas e cadeiras que proporcionem conforto e combinem com os demais itens que compõem a decoração da sua hamburgueria.

Mas caso você tenha em mente iniciar apenas com o delivery, tudo fica mais simples, pois uma pequena cozinha, como até mesmo a cozinha da sua residência, já supre a estrutura necessária para começar.

Equipamentos

Uma das principais dúvidas de quem está pesquisando por como montar uma hamburgueria, diz respeito aos equipamentos.

Em geral, a lista de equipamentos necessárias para uma hamburgueria é o que representará os maiores custos do negócio. Dentre os equipamentos indispensáveis para este tipo de estabelecimento, podemos citar:

  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Fogão;
  • Chapeira;
  • Mesas e cadeiras;
  • Utensílios de cozinha;
  • Equipamentos de iluminação e som;
  • Balcão de atendimento;
  • Sanduicheira;
  • Processador;
  • Liquidificador;
  • Entre outros.

Lembrando que no início, equipamentos mais simples podem sim suprir esta necessidade, tudo vai depender da demanda de clientes, e qual seu orçamento inicial.

Localização

Um dos pontos mais importantes para garantir o sucesso da sua hamburgueria está na escolha da localização adequada. Sendo assim, tenha preferência por locais com grande movimentação e fluxo de pessoas.

Na maioria das cidades, já existem alguns locais tradicionalmente conhecidos por oferecer boas opções quando o assunto é alimentação.

Procure esses locais na sua cidade e instale o seu estabelecimento. Outra boa opção são as praças de alimentação dos shoppings centers, no entanto este tipo de espaço costuma requerer um alto investimento, envolvendo custos mais elevados com aluguel.

Na hora de escolher a localização ideal para o seu estabelecimento, também é importante fazer uma consulta prévia à prefeitura para saber se o tipo de estabelecimento que você pretende montar, pode ser instalado no local em questão.

Além da localização para receber presencialmente o público interessado nos seus hambúrgueres, você também pode investir no delivery, permitindo que os seus lanches cheguem a um número cada vez maior de pessoas, contribuindo assim, para aumentar o faturamento e a velocidade de crescimento da sua hamburgueria.

Plano de Marketing

Após pensar, na localização, nos equipamentos e na estrutura necessária, quando o assunto é como montar uma hamburgueria, também precisamos pensar em um bom plano de marketing.

Logo, para que a sua hamburgueria alcance o sucesso você precisa conhecer e alcançar o seu público.

Para conhecer o seu público, responda perguntas do tipo:

  • Onde moram?
  • Em que quantidade e com que frequência consomem este tipo de produto?
  • Onde costumam comprar?
  • Que preço estão dispostos a pagar por esse tipo de produto?

Perguntas como essa, certamente ajudarão você a definir as melhores estratégias para alcançar o seu público. Para ser mais assertivo, você pode contar ainda com uma agência de marketing especializada.

Para efeitos de conhecimento, dentre as estratégias de marketing mais utilizadas por hamburguerias de sucesso, temos:

  • Publicações e interação nas redes sociais;
  • Divulgação em jornais de grande circulação na região;
  • Investimento em aplicativos delivery;
  • Programas de fidelidade e cupons de desconto.

Colaboradores

Uma hamburgueria é uma empresa como qualquer outra, e isso significa que ela precisa ter um bom quadro de funcionários que faça jus aos valores da empresa.

Primeiramente, considere que bons e maus empregados sempre irão existir. O administrador da hamburgueria, por sua vez, deve ser capaz de administrar a sua equipe.

Primeiramente, começando pela cozinha. O carro chefe da hamburgueria é, evidentemente, os seus hambúrgueres. Ter um bom cozinheiro, então, é fundamental.

Os hambúrgueres feitos, por sua vez, devem não só ter uma característica própria e serem saborosos, mas também serem bem montados e com uma aparência bonita.

Isso, por sua vez, depende não apenas do cozinheiro, mas também do dono da hamburgueria, que deve indicar como os lanches deverão ser feitos.

Depois há os outros funcionários, como principalmente os atendentes. Estes, além de serem simpáticos e prestativos, devem sempre sorrir e serem educados com os clientes.

Automação Comercial

Estamos quase chegando ao final deste artigo e, portanto, não poderíamos nos esquecer ou deixar de fora um assunto super importante para todo estabelecimento comercial, a automação!

A automação comercial é a grande responsável por manter a organização e o controle em lanchonetes, hamburguerias e outros estabelecimentos.

É através da automação comercial, que podemos manter um controle completo sobre os pedidos de cada cliente, além de outros controles importantes para qualquer empresa, como o controle de caixa, estoques, emissão de notas e cupons fiscais e finanças.

Hoje em dia, inclusive, existem muitas delas com um excelente custo-benefício. A verdade é que já não é mais possível ter um empreendimento sem contar com ajuda da tecnologia.

Portanto, se você pretende montar uma hamburgueria, não deixe de conhecer os sistemas da RCKY, estamos prontos para atender as necessidades do seu estabelecimento!

Entre em contato conosco, pelo telefone (11) 3195-3640 ou pelo WhatsApp, converse com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar a sua hamburgueria a decolar.

Boas Venda$!

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