Montar um mercadinho pode ser uma excelente maneira de começar o próprio negócio. Afinal de contas, o mercadinho de bairro é um negócio pequeno, e que costuma oferecer bons lucros, pois sempre há demanda por produtos alimentícios e domésticos. Por isso, esse tipo de negócio sempre poderá contar com seus clientes fiéis.

Além disso, por se tratar de um negócio pequeno, montar um mercadinho de bairro não exigirá um investimento tão grande, e por isso, pode ser a melhor estratégia para quem deseja começar a empreender.

Ademais, à medida em que os lucros aumentam, você pode até avaliar as possibilidades de ampliar o seu negócio, sem perder, contudo, as características atrativas para os clientes como, por exemplo:

  • Bom preço;
  • Comodidade;
  • Qualidade dos produtos e atendimento.

Quanto fatura um mini mercado de bairro?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, de 1.000 minimercados, 327 faturam até R$30 mil, 258 conseguem um valor acima disso e os outros 419 não souberam responder.

O faturamento médio de um mercadinho de bairro é de R$5 mil a R$30 mil, sendo que alguns estabelecimentos chegam a faturar mensalmente valores acima de R$300 mil.

A verdade é que o valor de ganho de um estabelecimento como esse pode variar muito de acordo com vários aspectos.

Enfim, selecionamos aqui dicas valiosas para você montar um mercadinho e fazer dele um sucesso na região. Mantendo o seu negócio ativo e lucrativo, e se estabelecendo no mercado. Dessa forma, você não corre o risco de iniciar um negócio que fechará as portas em pouco tempo.

Então, confira algumas dicas para montar um negócio de sucesso!

1.Planejamento para montar um mercadinho

A primeira dica para quem pretende abrir um mercadinho de bairro é o planejamento. Aliás, é necessário planejar antes de abrir qualquer tipo de negócio. Afinal de contas, a falta de planejamento é um dos fatores que mais levam empresas à falência.

Um empreendimento, por menor que seja, precisa ser devidamente planejado, para evitar prejuízos, e tornar-se competitivo no mercado.

Além disso, o planejamento deve englobar tudo na empresa. Ou seja, você deve fazer tanto um planejamento financeiro, quanto estratégico. Portanto, só abra as portas após realizar um planejamento completo do seu negócio.

2.Capacitação

Buscar aperfeiçoamento e capacitação é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Se você deseja montar um mercadinho, não pense que apenas simpatia e bom papo serão suficientes para se destacar.

Saber vender é importante. Contudo, diante de tanta concorrência, você precisará buscar outros diferenciais. Além disso, como o mundo está cada vez mais dinâmico, as mudanças são constantes em todas as áreas. Portanto, é preciso estar por dentro das novidades, para oferecer sempre o melhor para os seus clientes.

Você pode se matricular em cursos presenciais ou online. Também é possível encontrar muito material, e até cursos gratuitos na web. O importante é estudar sempre e se manter atualizado.

3.Tecnologia

Hoje em dia, é impossível fugir do uso da tecnologia, bem como das facilidades que ela nos oferece. O bom uso da tecnologia pode aumentar ainda mais os seus lucros com o mercadinho. Além disso, também pode evitar muitos erros que poderiam atrapalhar, ou mesmo causar prejuízos para o seu negócio.

Por menor que seja o seu mercadinho, e independente de ter ou não funcionários, é essencial investir em um sistema de gestão.

Contudo, não há necessidade de ter um sistema muito complexo, basta que seja algo simples e que atenda às necessidades do seu pequeno negócio.

Você pode encontrar softwares baratos e muito úteis, realizando uma busca na internet. Mas pesquise bem, até encontrar uma opção que apresente todas as funcionalidades que você precisa.

4.Importância da gestão financeira ao montar um mercadinho

A gestão financeira é um item que não pode faltar ao montar um mercadinho de bairro. Você precisa estar por dentro das finanças do seu negócio desde o planejamento.

Caso você não tenha conhecimentos suficientes para gerir as finanças do seu mercadinho, procure a ajuda de um profissional qualificado. Pois a falta de conhecimento em gestão financeira, é um dos principais motivos que levam tanto empresas grandes quanto as pequenas à falência.

Um exemplo é a necessidade de ter um capital disponível para arcar com gastos de curto prazo, e manter o seu negócio funcionando até que ele comece a dar lucro.

5.Selecionando os melhores fornecedores

Selecionar bons fornecedores é muito importante para garantir o sucesso do seu mercadinho. Afinal de contas, os seus clientes serão fidelizados se, desde o começo, você oferecer a eles produtos de qualidade, e com preços vantajosos.

Você precisa ter em mente o perfil dos seus clientes, para escolher os produtos que melhor atendam às suas reais necessidades. Para isso, você precisa pesquisar bastante antes de fechar negócio com um fornecedor.

Se possível, visite a empresa, busque referências em sites e também com outros clientes, e verifique como ela trabalha para oferecer qualidade nos produtos e serviços prestados.

Além disso, avalie o custo benefício que os fornecedores oferecem, procure diversificar e valorize os fornecedores de sua região. Pois, com isso, você poderá otimizar as entregas quando estiver com algum produto em falta.

Do mesmo modo, procure também por fornecedores com os quais seja mais fácil negociar, tanto preços quanto prazos.

6.Regime tributário

Você também precisa conhecer o regime tributário ideal para montar um mercadinho. Por mais que seja um pequeno negócio, você precisará conhecer as leis, bem como seus deveres e direitos como empreendedor.

Dessa forma, você evita incorrer em erros fiscais, que podem gerar multas ou prejuízos, com o pagamento de mais impostos do que realmente deve.

Não ter conhecimento do regime tributário também é um fator que leva muitos empreendedores à falência. Por isso, busque informações e procure sempre aprofundar seus conhecimentos nessa área.

Contudo, se você não é um especialista na área, conte com o trabalho de um profissional qualificado. Principalmente pelo fato de um mercadinho de bairro ser um negócio do ramo da alimentação, que exige muita cautela para atender à legislação sanitária.

7.Divulgação

Após montar um mercadinho, você precisa investir em divulgação. O ideal é começar com os trabalhos antes mesmo de abrir as portas do negócio. Pois isso ajuda a despertar o interesse da comunidade local no novo estabelecimento que está chegando.

Você pode investir em panfletagem, carros de som passando pelo bairro e perfis em redes sociais. Os perfis em redes sociais e aplicativos de mensagens, têm um grande alcance. Além disso, você pode divulgar o seu negócio gratuitamente.

Ademais, pode divulgar ofertas e promoções para atrair mais clientes e manter os que já conquistou. Afinal, propaganda é a alma do negócio!

Enfim, essas são as principais dicas que você precisa saber se pretende montar um mercadinho de bairro. Com isso, você aumenta as chances de sucesso do seu negócio!

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