Você quer transformar o seu mercadinho em um campeão de vendas? Descubra neste artigo, tudo o que você pode fazer para vender mais e contribuir para o rápido crescimento e a expansão dos seus negócios.

1. Invista na diversidade de produtos

Se você quer mesmo que o seu mercadinho se torne um campeão de vendas, torne-se uma referência na sua região, ofereça tudo aquilo que os seus clientes procuram, através de um nicho diversificado de produtos.

Para ajudar você nesta tarefa, separamos uma lista com produtos que não podem faltar no seu mercadinho!

Higiene: vassoura, detergente, desinfetante, água sanitária, amaciante, sabão líquido e em pó, sabonete, shampoo, condicionador, pasta de dente, fio dental, escova de dente, desodorante, barbeador, creme de barbear e papel higiênico

Bebidas: refrigerante, cerveja, suco, água mineral, leite, iogurte, leite fermentado, entre outras.

Alimentos em geral: arroz, feijão, macarrão, milho de pipoca, farinha de trigo, farinha de mandioca, óleo, açúcar, sal, extrato de tomate, café, leite condensado, creme de leite, biscoitos, doces, dentre outros itens.

Frios e Laticínios: presunto, queijo, mortadela, margarina, manteiga, requeijão, entre outros.

Hortifrúti: Alface, abacate, abóbora aipim, alho, banana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, couve, laranja, maçã, mamão, manga, melancia, uva, ovo, pimentão, repolho, salsinha, tomate.

Padaria: Aumente a diversidade do seu mercadinho e seja um campeão de vendas, investindo em produtos de padaria, como pães e biscoitos, produtos integrais, bolos, torradas, roscas e muito mais!

Açougue: No açougue ofereça uma boa variedade em itens de carne vermelha, frango, peixe, salsicha, linguiça, bacon entre outros.

Lembrando que nossa lista é apenas exemplificativa e serve para ajudar você a aumentar a variedade de itens do seu mercadinho, transformando-o em um verdadeiro campeão de vendas!

A dica aqui é oferecer a maior variedade possível não só de produtos, mas também de marcas, oferecendo maior possibilidade de escolha aos seus clientes.

2. Invista em promoções que atraiam o público

Negocie com fornecedores e procure os melhores preços no momento da compra, assim, você poderá oferecer preços especiais aos seus clientes, muitas das vezes destacando-se de seus concorrentes.

Apostar em uma menor margem de lucro, principalmente no início, também pode ser uma estratégia interessante para atrair o público.

Sempre ofereça alguns itens e produtos em promoção no seu mercadinho, dando o devido destaque para estes itens, se possível contrate uma gráfica para a produção de encartes semanais ou quinzenais para ajudar os seus clientes a localizar os produtos em oferta!

Como dizem por aí, a propaganda é a alma do negócio e nos supermercados e mercadinhos isso não pode ser diferente…

invista o quanto puder em propaganda e marketing, por diferentes meios de comunicação, como propagandas de rádio, televisão, jornais e também em redes sociais.

Lembre-se, quanto maior o público que você conseguir alcançar, maiores serão as suas chances de venda e também o volume de clientes visitando diariamente o seu mercadinho!

3. Monte uma estrutura adequada para atendimento

Além de investir em uma boa diversidade de produtos, é muito importante que você saiba organizá-los da forma correta, seguindo uma boa lógica de arrumação da loja e tornando cada produto mais atrativo para o seu público.

 

Para isso, é preciso criar seções divididas por categoria, assim seus clientes terão maior facilidade para encontrar os produtos que precisam em sua loja.

Lembre-se que para transformar o seu mercadinho em um campeão de vendas, é muito importante investir em alguns equipamentos indispensáveis como:

Geladeiras, gôndolas, caixas, itens de divulgação e orientação, como placas e banners, dentre outros.

Tudo isso, pensando em melhorar a experiência do cliente, para que assim ele volte com frequência ao seu mercadinho.

Ter um sistema de gestão e frente de loja, também é muito importante e ajuda no funcionamento do estabelecimento, facilitando a efetivação de vendas, emissão de notas fiscais e o pagamento por parte dos clientes.

Se possível, evite filas, priorizando um atendimento rápido e eficiente, pois assim os seus clientes se sentirão mais satisfeitos e retornaram outras vezes ao seu mercadinho.

4. Escolha a localização adequada para o seu mercadinho

Para que o seu mercadinho seja um autêntico campeão de vendas, é muito importante que as pessoas saibam da sua existência e contem com facilidade de acesso para encontrá-lo.

Sendo assim, tenha muita atenção e utilize estratégias adequadas no momento de escolher o melhor local para instalação do seu mercadinho…

Avenidas e ruas movimentadas, em bairros residenciais e próximo a muitos prédios, são sem dúvida a melhor opção.

A estratégia aqui, é estar visível e acessível para o maior número de pessoas possível, aumentando assim o fluxo de visitas no seu mercadinho, para que ele se torne naturalmente um campeão de vendas na sua região!

5. Ofereça um atendimento de excelência

Quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Você sabia que algumas pessoas aceitam até mesmo pagar um pouco mais caro, mas ter a certeza de que serão bem atendidas?

Portanto, se você deseja mesmo transformar o seu mercadinho em um campeão de vendas, não deixe de investir na qualidade do seu atendimento.

Treine seus colaboradores para que sejam sempre simpáticos e solícitos com os seus clientes…

Ofereça também, diferenciais que possam contribuir para elevar o grau de qualidade no atendimento do seu mercadinho, como por exemplo, disponibilizando o serviço de entregas e atendimento via delivery em sua região!

Ao trabalhar com entregas e atendimento delivery, além de demonstrar preocupação com a qualidade do atendimento de seus clientes, você também poderá aumentar o faturamento e o ticket médio do seu mercadinho!

6. Conheça e entenda seus clientes

Um dos principais benefícios para se tornar um campeão de vendas é conhecer bem os seus clientes e entender as suas necessidades e preferências.

Ao compreender os hábitos de compra dos clientes, bem como, as suas preferências alimentares, restrições dietéticas e demandas específicas, você pode adaptar seu mix de produtos para atender às suas necessidades.

Dentre as possibilidades da atualidade, seu estabelecimento pode oferecer uma variedade de produtos orgânicos, veganos, sem glúten, produtos locais, entre outros.

Ao atender a essas demandas, você pode se destacar da concorrência e construir uma reputação de mercadinho que atende de forma completa às necessidades dos clientes.

7. Invista na experiência do cliente

Um outro benefício importante é investir na experiência do cliente. Isso envolve criar um ambiente agradável e acolhedor no mercadinho, onde os clientes se sintam bem.

Uma atmosfera limpa, organizada e bem iluminada contribui para uma experiência positiva.

Além disso, oferecer um atendimento personalizado e amigável é essencial para fidelizar os clientes. Treine sua equipe para ser prestativa, cortês e acolhedora.

Os funcionários devem estar prontos para ajudar os clientes a encontrar os produtos desejados, fornecer recomendações e responder a quaisquer dúvidas ou preocupações.

Outra maneira de melhorar a experiência do cliente é investir em tecnologia. Por exemplo, oferecer um sistema de pagamento ágil e eficiente, permitir pedidos online ou oferecer um programa de fidelidade podem simplificar a experiência de compra e criar conveniência para os clientes.

8. Destaque-se com produtos exclusivos e serviços adicionais

Para se destacar da concorrência e atrair mais clientes, é vantajoso oferecer produtos exclusivos e serviços adicionais.

Isso pode incluir a criação de uma área gourmet com produtos importados, uma padaria interna que oferece pães frescos e produtos de confeitaria, ou até mesmo um café dentro do mercadinho.

Além disso, considere oferecer serviços de conveniência, como entrega em domicílio. Isso pode atrair clientes que buscam conveniência e economia de tempo.

Ao diversificar sua oferta de produtos e serviços, você atrai diferentes perfis de clientes e cria oportunidades para aumentar as vendas.

Produtos exclusivos e serviços adicionais podem se tornar uma vantagem competitiva e uma razão para que os clientes escolham seu mercadinho ao invés de outros estabelecimentos.

9. Crie um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade é uma estratégia eficaz para incentivar a fidelização dos clientes e aumentar as vendas no seu mercadinho. Ao recompensar clientes fiéis, você os incentiva a retornar e fazer compras frequentes.

Existem diferentes formas de desenvolver um programa de fidelidade. Você pode optar por um sistema de pontos, onde os clientes acumulam pontos com base no valor gasto em suas compras e podem trocá-los por descontos, produtos gratuitos ou outros benefícios.

Outra opção é oferecer cartões de fidelidade, onde os clientes ganham selos ou carimbos a cada compra e, ao completarem um determinado número, recebem uma recompensa.

Além disso, considere oferecer benefícios exclusivos para os membros do programa de fidelidade, como acesso antecipado a promoções, ofertas especiais, brindes ou convites para eventos exclusivos.

Conclusão

Com tantas dicas bacanas, fica difícil não transformar o seu mercadinho em um campeão de vendas, não é mesmo?

Portanto, acredite no potencial de crescimento e desenvolvimento do seu mercadinho! Invista, escolha as estratégias adequadas e veja o seu negócio crescer!

Ah! E não se esqueça: Precisando de uma força para a gestão comercial e sistema de frente de caixa para o seu mercadinho, é só entrar em contato com o time da RCKY!

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