Montar uma mercearia pode ser algo muito lucrativo e uma excelente ideia para empreender.

No entanto, para obter o maior retorno possível com este tipo de negócio, é preciso seguir algumas dicas relevantes.

Neste conteúdo, a RCKY sua grande parceira nesta jornada empreendedora, separou algumas dicas importantes e que vão ajudar e muito o seu negócio a crescer e verdadeiramente decolar!

Montar uma mercearia não exige necessariamente um alto investimento, mas pode gerar um excelente retorno!

Por falar em retorno, você sabia que muitos supermercados brasileiros nasceram de pequenas mercearias de bairro?

Então, o que você ainda está esperando para montar uma mercearia? Confira as nossas dicas!

1.Não compre produtos em excesso

Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa investir pesado em estoque, comprando uma série de produtos de uma única vez.

Deixe essa tarefa para os grandes supermercados e atacadistas, evite prejuízos com produtos que acabam perdendo a validade por não ter saída.

Comece pelos itens de primeira necessidade, como: arroz, feijão, macarrão, sal, açúcar, óleo, farinha, pães, biscoitos, refrigerantes, leite.

Além de alguns Itens de higiene e limpeza, que também tem muito saída.

Invista também em alguns itens que tem muita procura aos fins de semana, como carvão, sal grosso, sorvete, milho de pipoca, cervejas, vinhos, dentre outros.

Clicando aqui, você tem acesso a uma listagem completa de itens que não podem faltar na sua mercearia.

Vale destacar, que você não deve abrir mão de oferecer uma boa variedade de produtos aos seus clientes. No entanto, esse não deve ser o seu objetivo de primeiro momento.

Logo após montar a sua mercearia esteja preocupado em observar quais são os produtos que mais vendem e também quais itens precisam ser acrescentados nas prateleiras.

Sempre que possível, identifique junto aos clientes, se eles não encontraram algum produto que precisavam na sua mercearia, assim você conhece melhor as necessidades do seu público, e já pode começar a planejar as próximas compras.

Por fim, não compre grandes quantidades de um mesmo item, além de comprometer o seu capital de giro, alguns produtos podem perder a validade antes mesmo que todo o seu estoque seja vendido.

2.Escolha uma boa localização

Outra dica muito importante e determinante para o sucesso do seu negócio diz respeito a localização. Em geral, o local ideal para montar uma mercearia é no interior dos bairros.

Nos bairros, você estará sempre próximo dos consumidores e ao mesmo tempo evitará a concorrência com os grandes supermercados.

Você pode começar a sua mercearia até mesmo no espaço destinado a garagem da sua residência, basta algumas adaptações.

Se possível, prefira por um local próprio, pois assim você não precisa pagar aluguel, garante uma boa economia e consegue maior margem de lucro!

Ainda em relação a localização, sempre que possível escolha as esquinas como ponto estratégico para montar a sua mercearia.

Funcionando em uma esquina, seu negócio terá maior visibilidade e consequentemente poderá gerar mais vendas!

3.Prefira as embalagens pequenas

Tradicionalmente, as mercearias são procuradas por moradores próximos e que precisam comprar apenas alguns itens que faltaram na dispensa ou fazer pequenas compras semanais.

Isso faz com que, produtos vendidos em grandes embalagens acabem não contando com uma boa saída nas mercearias de bairro.

A maior parte das pessoas deixam de comprar produtos em embalagens maiores durante as compras semanais, preferem comprar uma embalagem pequena, para “quebrar um galho” até que possam ir a um supermercado.

4.Conheça quais são os produtos mais vendidos

Conheça quais são os produtos mais vendidos da sua loja e também aqueles que garantem as maiores margens de lucro para o seu negócio. Não deixe esses itens faltarem em hipótese alguma.

Uma boa dica para que seja possível identificar facilmente os produtos mais vendidos é contar com um bom sistema de caixa.

Um bom sistema de caixa, além de registrar e controlar as vendas, oferece recursos importantes para quem pretende montar uma mercearia, como:

  • Controle de estoque;
  • Relatórios gerenciais.

Com essas métricas disponíveis para consulta será muito mais fácil e prático entender como anda o desempenho da mercearia e assim tomar decisões mais assertivas.

5.Encontre os melhores fornecedores

Nossa quinta dica para você que pretende montar uma mercearia, diz respeito aos seus fornecedores. Saiba que encontrar bons fornecedores será um dos maiores segredos para o sucesso da sua mercearia.

Esteja sempre em busca dos fornecedores que oferecem os melhores preços, claro, sem deixar de lado a qualidade dos produtos.

Vale ressaltar que nem sempre os fornecedores que estão mais próximos geograficamente oferecem as melhores condições.

Em muitos casos, pagar um frete um pouco mais caro pode ser compensado por um preço geral reduzido dos produtos, e por consequência, no valor final da compra.

Por isso, antes de comprar qualquer item, procure sempre que possível, realizar uma cotação entre no mínimo 3 fornecedores.

Realizando cotações, você encontra os melhores preços, as melhores condições de frete e pagamento e os melhores fornecedores para a sua mercearia, como resultado, seus lucros serão maiores!

6.Ofereça produtos frescos aos seus clientes

Outra dica super importante diz respeito aos produtos que serão comercializados na sua mercearia.

Procure sempre oferecer aos seus clientes produtos frescos e que não estejam próximos do vencimento da data de validade.

Um cuidado simples como esse, ajudará os seus clientes a se sentirem satisfeitos retornando outras vezes na sua mercearia.

Por isso, também recomendamos anteriormente que ao montar uma mercearia você evite formar grandes estoques de um mesmo item, garantindo que os produtos disponíveis estejam sempre na validade.

7.Ofereça um atendimento de qualidade

Por fim, mas não menos importante do que as dicas anteriores, procure oferecer um atendimento de excelência e muita qualidade aos seus clientes.

Faça com que eles se sintam bem atendidos na sua mercearia e por isso decidam voltar outras vezes.

Seja sempre simpático e solicito, retire as dúvidas e questionamentos de cada cliente e faça uso das chamadas palavras mágicas, como:

  • “Obrigado”
  • “Volte sempre”
  • “Bom dia”
  • “Como vai”
  • “Encontrou o que precisava?“

Dentre outras boas práticas para criar um bom relacionamento com o seu público.

Por outro lado, oferecer um bom atendimento nem sempre é algo fácil pois é necessário que os funcionários da mercearia estejam treinados e devidamente preparados para este objetivo.

Por falar em treinamento, vale lembrar que investir em treinamentos nunca é demais, e dará mais segurança aos colaboradores.

Não restam dúvidas, oferecer um bom atendimento é essencial para todo empreendedor ou empreendedora que deseja montar uma mercearia de sucesso.

Para finalizar esse conteúdo, separamos mais 2 dicas para você, confira, na sequência!

Dica bônus 1: Marque presença na internet

Vivemos na era digital, logo todo e qualquer negócio que almeja o sucesso precisa estar conectado na internet.

A presença na internet pode fazer toda a diferença para o volume de vendas e por consequência, para que negócio possa ser bem-sucedido.

Por mais que muitos acreditem que não, até mesmo uma mercearia de bairro pode se beneficiar de aplicativos delivery, sites e redes sociais.

Sua mercearia ainda não marca presença no meio digital? Comece agora mesmo, criando o perfil da sua empresa nas redes sociais, não custa nada e pode gerar um bom retorno para o seu negócio!

Vale destacar que as redes sociais não servem apenas para divulgar o seu negócio, afinal, elas também podem ser utilizadas para vender os seus produtos, ou divulgar novidades.

Dica Bônus 2: Plano de negócios

Outro ponto importante que precisa ser discutido quando o assunto é montar uma mercearia de sucesso é o plano de negócios.

A verdade é que a maioria dos empreendedores começam um empreendimento sem muito planejamento, se deixando guiar pelo instinto e pelas oportunidades que aparecem.

No entanto, precisamos reconhecer que esse tipo de situação pode ser fatal, resultando no encerramento precoce das atividades do negócio.

Inicie a sua mercearia da forma correta, elabore um plano de negócios completo com todas as informações que o seu negócio precisa para alcançar o sucesso.

Dentre as informações que não podem faltar em um plano de negócios, podemos destacar:

  • Capital inicial para abertura da empresa;
  • Lista de fornecedores;
  • Localização ideal para o negócio;
  • Estudo de concorrentes;
  • Estimativa de receitas e despesas mensais;
  • Público-alvo;
  • Estratégias de marketing;
  • Previsão de retorno para o investimento.

Uma empresa que segue um plano de negócios bem elaborado, consegue crescer de forma sustentável e em pouco tempo pode alcançar o sucesso.

Por sorte o que não faltam são modelos de planos de negócios gratuitos que o empresário pode consultar na internet, como aqueles elaborados e disponibilizados gratuitamente pelo SEBRAE.

Gostou das nossas dicas? Então, salve o Blog da RCKY nos favoritos e fique sempre por dentro das novidades que publicamos por aqui.

Procurando um sistema completo para gestão da sua mercearia? Conheça as soluções da RCKY! Potencialize os resultados e a gestão dos seus negócios!

Clique aqui, entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.